Freio nos pezinhos

Freio nos pezinhos

Ensinamos como as crianças (e todas as pessoas) devem cuidar das portinhas dos olhos, dos ouvidos, a ter cuidado com o que falam e com o que pegam. Hoje iremos aprender sobre o cuidado que devemos ter com nossos pezinhos.

Cuidado pezinho onde anda.
Cuidado pezinho onde anda.
Tem um Salvado no Céu que está olhando pra você.
Cuidado pezinho onde anda.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês, mamães, professoras e titias, no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

A mamãe sempre avisou Pedrinho e Juquinha que eles não deveriam brincar no meio do milharal, porque a plantação era grande demais e oferecia muitos perigos para duas crianças pequenas. Mas aquela tarde estava tão gostosa e ensolarada que Pedrinho não resistiu à tentação de chamar seu irmãozinho Juquinha para brincar no milharal. Juquinha ainda quis fazer seu irmão desistir da ideia:
- Pedrinho, a mamãe não quer que a gente brinque lá. Ela nos disse que é muito perigoso.
- Que nada, Juquinha! Eu já fui lá com o papai e conheço bem os lugares perigosos. A gente não precisa ir muito para dentro, podemos ficar só no comecinho.

E assim Pedrinho convenceu Juquinha a irem brincar no milharal. Não souberam frear seus pezinhos. Acabaram se entretendo na brincadeira e nem notaram que estavam entrando cada vez mais na plantação de milho. Juquinha não percebeu que estava correndo próximo de um barranco bem escorregadio. Seus pezinhos deslizaram na terra molhada. e ele rolou barranco a baixo.

Pedrinho, ao ver seu irmãozinho caído lá em baixo do barranco, ficou apavorado e gritou:
- Juquinhaaaaaaaaaa, você está bem?
- Não consigo mexer minha perna. Ela está doendo muito, e meu pé também. Me tira daqui, Pedrinho!

Pedrinho desceu o barranco com bastante dificuldade. Mas, por mais que fizesse forças, não conseguia tirar seu irmão de lá.
- Vou chamar o Papai. Você vai ter de ficar aqui sozinho um pouco, mas eu volto logo.

Juquinha ficou ali com muito medo e chorando bastante quando se lembrou de uma musiquinha que a mamãe tinha ensinado: “Cuidado pezinho onde pisa! Cuidado pezinho onde pisa! Tem um Salvador no Céu que está olhando pra você. Cuidado pezinho onde pisa!” Ele pensou:
- Puxa, eu coloquei os meus pezinhos no lugar errado, desobedeci a mamãe e olha onde eu vim parar!

Fechou seus olhinhos e orou para que Jesus o perdoasse e o protegesse até Pedrinho voltar com ajuda. Foi então que escutou a voz do papai e do Pedrinho se aproximando.
- Papai, papai, estou aqui. Me ajuda!
O papai apareceu, desceu o barranco e com seus braços fortes pegou Juquinha e o carregou até em casa, onde a mamãe esperava aflita. Viram que o ferimento era grave, então o levaram ao hospital.

Juquinha precisou engessar a perna e o pé. Durante o tempo que ficou com o gesso, ficou sem poder andar e correr, como sempre fazia com seu irmãozinho. Como foi difícil ficar sem brincar! Antes de tirar o gesso, pediu a mamãe que escrevesse nele a frase da musiquinha que ele lembrou enquanto estava caído no barranco. A mamãe pegou uma caneta vermelha e escreveu em letras bem grandes: “Cuidado pezinho onde pisa!”. O papai tirou uma foto que depois foi colocada num porta retrato ao lado da cama de Juquinha. Cada vez que ele olhava aquela foto ele se lembrava da lição que aprendera naquele dia no milharal. Nunca mais Juquinha deixou que seus pezinhos o levassem para um caminho errado.

APLICAÇÃO:

Desde que você era bem pequenino seus pais esperavam com ansiedade o dia que você daria os primeiros passinhos e enfim começaria a andar. Quando começamos a andar, criamos liberdade de ir e vir, pular, correr, escalar e a fazer mil coisas.

Jesus ensinou uma coisa muito boa para todos os papais e mamães. Ele disse: “Ensinem a criança no caminho em que deve andar e mesmo depois de velho não se desviará dele”. Então, crianças, vamos descobrir que caminho é este que devemos andar? Jesus nos dá a resposta. Ele falou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Se andarmos com Jesus, estaremos colocando nossos pezinhos no caminho certo.

O pastor das ovelhas sempre anda na frente delas, limpando o caminho por onde elas vão passar. Ele tira as pedras e os tocos de pau, tampa os buracos e escolhe as melhores passagens para que suas ovelhinhas não tropecem ou caiam em algum buraco e fiquem machucadas. E assim elas podem chegar ao pasto ou aos riachinhos sem sofrerem nenhum acidente.

Jesus quer que os bonitinhos e as bonitinhas sejam como as ovelhinhas e aprendam a seguí-lo para não colocar os pezinhos em lugares perigosos e se machucarem. Ele diz que é o Bom Pastor e cuida bem de suas ovelhinhas. Em quais lugares vocês não devem colocar os pezinhos?

Sempre que seus pezinhos quiserem lhe levar a um lugar onde Jesus não estaria, você deve parar e voltar correndo. Sempre que os amiguinhos o convidarem para ir com eles e fazer algo errado, você deve dizer não e voltar.

Jesus está sempre pronto a iluminar o seu caminho, e a lâmpada que ilumina é a palavra de Deus, a Bíblia. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Se esta lâmpada estiver sempre acessa e Jesus for o seu Pastor, nunca você vai colocar os pés num caminho errado.

 

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

2 Comentários

  1. Muito legal. Parabens pelo projeto q ajuda nossas crianças!

    3 de abril de 2012 @ 0:28
    • Emanuelle Sales Emanuelle Sales

      A Tia Ane agradece! hehe Eh um trabalho q exige mto tempo e dedicação. Mas vale cada esforço!

      3 de abril de 2012 @ 0:29

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou