Um exemplo fora de casa

Um exemplo fora de casa

Quantas palavrinhas mágicas ensinamos às crianças até agora! Elas já estão usando todas elas? Lembrem-se que príncipes e princesas usam palavrinhas mágicas a todo instante, pois querem deixar todos felizes em seu redor.

Vamos agora aprender como os pequenos devem se comportar na rua. Nosso Rei se orgulha quando vê seus príncipes dando sempre bom exemplo!

A professora sempre ensinava na hora da aula que não se deve jogar lixo no meio da rua. A mamãe e o papai também ensinavam, mas parece que Robertinho não aprendia. Por onde passava, jogava lixo: casca de banana, embalagens de doces, chicletes… Que feio! As pessoas olhavam para ele com reprovação, alguns até lhe chamavam atenção, mas ele não se importava. Não mudava nunca!

Mas certo dia, algo muito triste aconteceu. Robertinho estava andando de bicicleta perto de sua casa e comendo uma banana enquanto pedalava. Como sempre fazia, jogou a casca de banana no meio da avenida. Mal acabara de jogar, ouviu um grito e e viu pessoas correndo. Parou sua bicicleta, olhou para trás para ver o que tinha acontecido e viu várias pessoas socorrendo uma velhinha que tinha caído ao atravessar a avenida. Enquanto olhava a cena, escutou alguém dizendo:
- Quem foi o mal educado que jogou esta casca de banana no meio da avenida?

A coitada da velhinha não viu, pisou em cima e escorregou! Outro pessoa falou:
- Alguém ligue para emergência! Ele precisa ser levada ao Hospital!

Robertinho sabia que era ele o causador daquele acidente, mas estava com medo e fugiu pra casa. Entrou para o seu quarto e lá se trancou. A mamãe viu que Robertinho não saia mais do quarto e desconfiou daquele comportamento. Nem para o jantar ele apareceu. Mamãe foi até seu quarto e o encontrou deitado na cama bem quieto e triste. Olhou em seu rostinho e viu que havia chorado. Ficou preocupada e perguntou:

- Você está bem, Robertinho? O que está sentindo?
- Estou com muita dor no coração! Ele está doendo muito!

A mamãe desconfiou que aquela dor não era tão de verdade assim, e usando toda sua psicologia de mãe perguntou:
- Você fez alguma travessura hoje, Robertinho?

Robertinho abraçou a mamãe e falou chorando o que tinha acontecido de tarde, na avenida.

- Mamãe, hoje eu fiz uma coisa terrível! Eu joguei uma casca de banana na Avenida enquanto andava de bicicleta e algo muito triste aconteceu! Uma velhinha foi atravessar, pisou nela e escorregou. Acho que ela está muito mal, porque as pessoas chamaram a ambulância.

A mamãe ficou muito pensativa, abraçou Robertinho e resolveu não lhe dar nenhuma bronca, pois achou que desta vez ele iria aprender a lição!

- Levanta, Robertinho, troque de roupa e vamos ao hospital!
- Fazer o que mamãe?! – perguntou assustado.
- Vamos visitar a velhinha que se acidentou.

Robertinho estava muito nervoso, mas obedeceu a mamãe. Quando chegaram ao Hospital, a mamãe perguntou pela velhinha que tinha se acidentado na avenida naquela tarde e um atendente a levou, juntamente com Robertinho, até o quarto onde ela estava em observação. Ao entrarem, Robertinho olhou assustado os curativos que os médicos tinham feito no braço e na perna da velhinha. Em seu braço havia uma agulha com soro e ela estava bem triste ali deitada.

A mamãe se aproximou e falou baixinho à velhinha o motivo da visita e perguntou se precisava de alguma coisa. Falou também que sentia muito pelo que havia acontecido e que seu filho estava ali para pedir perdão. Robertinho então se aproximou e, com os olhinhos cheios de lágrimas, disse:

- Senhora, eu nunca atendi meus pais, nem minha professora quando eles me ensinaram a não jogar lixo na rua, mas agora eu aprendi a lição. Nunca mais vou fazer isso. Estou muito triste porque por minha causa a senhora está machucada. Por favor, me perdoa?

A velhinha com os olhos cheios de amor olhou para Robertinho, pegou suas mãos e disse:
- Querido, você está perdoado! E fico feliz que você tenha aprendido a lição! Assim ninguém mais sairá ferido.

Robertinho aprendeu a lição, e como “castigo” seus pais fizeram com que ele fosse ajudar aquela senhora em sua casa até que ela ficasse boa novamente. E sua mesada… bem sua mesada foi usada para comprar os remédios que ela precisou.

Aplicação:

Em todo lugar existem leis e as leis servem para a vida das pessoas ser mais tranquila. Imaginem se todos fizessem o que querem e na hora que querem? O mundo viraria uma tremenda confusão e a vida seria insuportável. A Tia Ane vai dar algumas dicas muito importantes de como devemos nos comportar quando estamos na rua. Prestem muita atenção!

  • Lugar de pedestre (aqueles que andam a pé) é na calçada. Não andem pelo meio da rua, ali é o lugar de carros, motos, bicicletas e outros meios de transporte.
  • Quando estiver andando pela calçada, caminhe sempre pela direita, assim você evitará esbarrar em outra pessoa.
  • Se esbarrar em alguém, lembre-se de pedir desculpas.
  • Quando precisar atravessar a rua use a faixa de pedestres, assim você estará se protegendo e não atrapalhará os motoristas.
  • Evite andar de bicicleta em canteiros ou calçadas, você pode atropelar alguém.
  • Se na sua cidade tiver ciclovia, que é um lugar exclusivo para ciclistas pedalarem, use-a. vai ser bem mais seguro para você, as pessoas e os motoristas dos automóveis.
  • Se andar de patins ou skate, faça em lugares apropriados. Não ande com eles no meio da rua ou de pessoas, pois você pode causar acidentes.
  • Não aponte pessoas na rua. Isto é um gesto grosseiro e as pessoas podem sentir-se constrangidas. Podem achar que você está falando mal delas ou reparando algum defeito.
  • Ande calmamente, sem atropelar outros. Lembre-se que a rua é de todos e se cada fizer a sua parte, tudo será bem melhor!
  • Quando estiver na rua não chame a atenção, dando gritos ou gargalhadas. Príncipes e princesas são alegres não espalhafatosos!
  • Não jogue lixo na rua: casca de frutas, embalagem de sorvete, doces, balas nem coisa alguma. Use sempre os latões de lixo. Se não os encontrar, coloque-os na bolsa ou na sacola e ao chegar num lugar onde tenha latões de lixo, jogue-os ali. Fazendo isto, sua cidade será muito mais limpinha.
Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

4 Comentários

  1. Tadinha da velhinha! Ótima história mais uma vez!

    15 de março de 2012 @ 10:15
    • Emanuelle Sales Emanuelle Sales

      Tadinha mesmo, Eliane! rs Eu tbm adorei a história. E olha q já estou crescidinha! rs Bju

      15 de março de 2012 @ 10:16
  2. Pois é tia Ane, eu não sou criança, mas estou adorando as suas histórias!!! Irei fazer o possível para incentivar os meus netinhos.

    Com amor e admiração…

    16 de março de 2012 @ 20:30

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou