Portinhas da alma

Portinhas da alma

Hoje iremos ensinar às crianças outra entradinha da alma. Todas elas são muito importantes, pois como falei antes elas deixam muitas visitinhas entrarem. Essas visitinhas adoram ficar brincando no lugar mais importante do nosso corpo, o cérebro! E se elas forem boas, nosso cérebro ficará cheio de coisas boas, mas se elas forem más, irão fazer um grande estrago nele.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês, mamães, professoras e titias, no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Priscila e Paola eram amiguinhas. Elas moravam vizinhas uma da outra e estudavam na mesma escola. Estavam juntas o tempo todo. Eram inseparáveis. Mas apesar de serem tão amiguinhas, eram muito diferentes uma da outra. Priscila era uma garotinha calma e feliz, enquanto Paola era muito agitada e irritava-se facilmente com as coisas. Isto fazia com elas sempre discutissem.

Um dia, elas foram até a casa da dona Ana, uma senhora que morava pertinho delas. Na casa de dona Ana tinha um quintal bem grande cheio de árvores frutíferas, e as meninas adoravam ir até lá para comer frutas tiradas do pé. Naquele dia, dona Ana havia convidado as duas para comerem carambola, e elas amavam essa fruta!

Enquanto colhiam e comiam carambola, dona Ana observava as meninas. Ela percebeu que Priscila era toda paciente, educada e calma, mas percebeu também que Paola era extremamente agitada e nervosa, não tinha paciência e ficava provocando a amiguinha todo o tempo.

Dona Ana, que já havia criado seus filhos e tinha muita experiência com crianças, sabia que tinha algo errado com Priscila. Chamou as meninas para perto dela, estendeu um lençol debaixo da árvore de carambola, sentou-se no meio delas e disse:
- Meninas, quero que vocês fechem os olhinhos e abram bem as portinhas dos ouvidos. Fiquem bem quietinhas e escutem os sons que estão à sua volta.

As duas fizeram o que dona Ana pediu e, depois de alguns minutos, abriram os olhos e relataram o que haviam escutado:
- Eu ouvi um passarinho bicando a árvore! – disse Priscila.
- Eu ouvi o barulhinho da água do riachinho, dona Ana. – disse Paola.
- Só isso que vocês escutaram, meninas? – perguntou dona Ana.
- Não. Eu também escutei alguém tocando violão e outra pessoa batendo o martelo em alguma coisa. – falou Paola empolgada.
Aí a Priscila disse:
- E eu escutei passarinhos cantando e uma libélula passar voando perto de nós.

Dona Ana olhou bem para as meninas e perguntou:
- Temos que aprender escolher o que iremos ouvir. Se escutarmos coisas boas, nossa cabecinha estará cheia de coisas boas, mas se escutarmos coisas ruins, nossa cabecinha…
- Ficará cheia de coisas ruins!!! – gritaram as meninas.
- Muito bem! Vocês são espertas e aprendem rapidinho! Então me digam, o que vocês gostam ou costumam ouvir em suas casas?

Priscila, pediu para responder primeiro e falou:
- Eu gosto de ouvir músicas alegres e calmas. Gosto de ouvir histórias da minha mãe, de ouvir meu pai tocar piano e de ouvir meu cachorrinho latir quando quer brincar comigo.

Paola, pediu a vez e disse:
- Não é que eu goste, mas lá na minha casa tem muito barulho. Meus irmãos ouvem música barulhenta e brigam muito, falando nomes feios um para o outro. Meus pais ficam nervosos e acabam brigando por causa deles. Então, como eu não gosto de ouvir toda essa confusão eu me tranco no quarto e fico assistindo televisão com o volume bem alto para abafar o barulho de fora!

Dona Ana e Priscila olharam uma para outra e perceberam que a Paola precisava de ajuda, pois sua vidinha não estava sendo nada fácil! Dona Ana disse:
- Priscila, percebi que você está precisando de um ambiente mais tranquilo. Os sons que estão dentro de sua casa estão lhe fazendo muito mal, por isso você é agitada e nervosa. Vamos tentar mudar isso?
- Vamos, dona Ana! O que eu tenho que fazer?
- Você vai tentar conversar com sua família sobre o que conversamos aqui hoje, mas, se eles não quiserem mudar, você mesma vai começar a mudança. Coloque boa música para tocar em sua casa. Quando o volume da televisão estiver muito alto, peça com educação que diminuam. Se seus irmãos ou seus pais estiverem discutindo, você pode ir para seu quarto, mas invés de ligar a televisão, ligue alguma música tranquila e ore pedindo a Jesus que faça sua família mudar.
- Eu vou arrumar bastante música legal pra você, Paola! – disse Priscila abraçando a amiguinha.

As meninas voltaram para suas casas e dias depois, Paola foi visitar dona Ana e lhe disse toda feliz que as coisas estavam melhorando muito em sua casa. Que sua família estava percebendo que um ambiente sem tanto barulho é muito mais feliz!

APLICAÇÃO:

Pare um pouquinho, feche seus olhinhos e tente escutar os sons que estão à sua volta! Fique bem quietinho. O que você escutou? Talvez tenha escutado passarinhos cantando, o barulhinho do vento, ou da chuva caindo, ou de alguém cantando, seu cachorrinho latindo… Mas também pode ter escutado o som de carros na rodovia, buzinas, sirenes, motores, música estridente, briga… Todos os momentos nossos ouvidinhos captam os sons à nossa volta, e esses sons são processados e guardados lá no nosso cérebro.

É muito importante escolhermos aquilo que vamos escutar. Nem tudo podemos escolher, pois, como vemos, tem muitos sons à nossa volta. Mas em muitos momentos podemos escolher o que ouvir. É aí que aprendemos abrir ou fechar as portinhas dos nossos ouvidos.

Você pode escolher que música escutar. Muitas músicas agridem os nossos ouvidos ou por causa de seu som estridente ou de sua letra cheia de palavras feias ou mensagens erradas. Você pode escolher que programas de televisão você quer ouvir, pois além das imagens nem sempre boas, também tem sons que poderão deixar marquinhas ruins em nosso cérebro. Podemos também escolher o lugar onde ficar. Muitos lugares estão cheios de sons errados que irão fazer mal para os nossos ouvidinhos. Por exemplo, no meio de pessoas que estão brigando, falando palavras feias e palavrões, falando mau de alguém ou ainda num lugar onde tenha muito barulho.

Todos estes sons fazem mal e precisamos ficar longe deles e assim fechar as portinhas dos nossos ouvidinhos. Muitas vezes é difícil ficar longe destes lugares, mas se isto for acontecer ligue uma música gostosa e tranquila e fique escutando, pode ser até em seu fone de ouvido. Aprenda a abrir ou fechar as portinhas dos seus ouvidinhos na hora certa. Assim fazendo, sua cabecinha ficará livre de muitas visitinhas indesejáveis!

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

2 Comentários

  1. O site de vcs é muito completo! Parabens Tia Ane por essa iniciativa!

    30 de março de 2012 @ 15:29
    • Emanuelle Sales Emanuelle Sales

      O trabalho eh grande, mas as recompansas sao maiores, Edilne!
      Valeu pelo recadinho! bju

      30 de março de 2012 @ 15:30

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou