Por que ninguém gosta dele?

Por que ninguém gosta dele?

E então, mamães e professoras? As crianças aprenderam como devem se comportar na rua. Mas príncipes e princesas se comportam bem em todos os lugares. Vamos ensiná-los agora como se comportar na escola!
Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês no que for preciso. Use o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Na escola temos muitas crianças e adolescentes juntos, e cada um tem uma maneira especial de ser. Por isso, regras de convívio são necessárias para que todos vivam melhor e produzam mais. É muito gostoso quando todos vivem em harmonia, sem brigas, nem confusão. E Príncipes e Princesas sabem ser assim, educados e bons alunos.

Marquinhos era um lindo garotinho de apenas 5 anos. Era muito inteligente e frequentava a Escolinha Nosso Amiguinho. Mas apesar de ser um garotinho lindo e sempre bem arrumado, suas atitudes não eram de criança educada. Por mais que sua mamãe pedisse que ele se comportasse, Marquinhos nunca mudava.

- Meu filho, você precisa ter bons modos com as pessoas. É muito feio o jeito como você se comporta com elas! – dizia sempre sua mae.

Porém, Marquinhos fazia cada vez mais arte. Seus coleguinhas ficavam tão chateados com suas brincadeiras que não queriam mais brincar com ele. Na hora do recreio, Marquinhos ficava rodopiando sua lancheira, batendo com ela no rosto dos colegas, chutava objetos que via pelo chão e acertava as meninas que quase sempre saiam chorando. Ele jogava brinquedos no chão, assustando quem estava por perto. Também colocava o pé na frente dos coleguinhas para vê-los tropeçar e cair. Marquinhos levantava-se do lugar a todo instante, atrapalhava a explicação da professora, mexia no material de seus coleguinhas e não lhes dava sossego. Ele era bem sem modos.

Toda vez que aprontava suas brincadeiras maldosas, Marquinhos ria do que tinha feito. A professora Célia chamava sua atenção e o aconselhava, mas ele não melhorava. Algumas vezes, foi levado para a diretoria e, mesmo com as broncas do Diretor, não mudava de atitude. Por tudo o que fazia, Marquinhos nunca era convidado para participar dos jogos e das conversas. Na hora do recreio, os alunos não deixavam que ele brincasse com eles.

Seus coleguinhas sempre diziam:
- Tenha modos, Marquinhos!
- Veja por onde anda, Marquinhos!
- Pare de incomodar, Marquinhos!

Ninguém tinha mais paciência com ele! Tadinho… ele estava pagando bem caro por ser mal educado! Mas o tempo passou, e Marquinhos foi ficando cada vez mais sem amiguinhos. Isso fez com que ele se sentisse cada vez mais triste! Certa noite, na hora em que sua mãe estava colocando-o na cama para dormir, Marquinhos a perguntou:
- Mamãe, por que meus amiguinhos não querem que eu brinque com eles? Toda vez que eu chego perto eles falam para eu sair!

A mamãe pensou um pouquinho e respondeu:
- Marquinhos, será que seus coleguinhas não tratam você assim por causa de seus maus modos? Eu sempre te falo pra você ser educado, mas você nunca escuta. Quantas vezes a sua professora já pediu, o Diretor já pediu e você também nunca quis atender.
- Será, mamãe? Então, se eu mudar, meus coleguinhas vão gostar de mim?!
- Tenho certeza que sim. Experimente. Mas peça ajuda de Jesus, porque sem Ele fica muito difícil mudar os hábitos.

Marquinhos então pediu para a mamãe orar com Ele. Os dois se ajoelharam e pediram ajuda de Jesus. A partir do dia seguinte, ele  começou sua mudança. Seus coleguinhas e sua professora não entendiam o que estava acontecendo.

Os dias foram passando, e logo Marquinhos estava tão mudado que todos queriam ser seus amiguinhos. Ele não machucava, nem assustava ninguém. Respeitava todo mundo e usava sempre palavrinhas mágicas. Que linda foi sua mudança!

Se formos bem educados, deixaremos todos felizes conosco!

Aplicação:

Na escola temos muitas crianças e adolescentes juntos, e cada um tem uma maneira especial de ser. Por isso, regras de convívio são necessárias para que todos vivam melhor e produzam mais. É muito gostoso quando todos vivem em harmonia, sem brigas, nem confusão. E Príncipes e Princesas sabem ser assim, educados e bons alunos. A Tia Ane vai ensinar agora algumas regrinhas importantes que ajudarão vocês a serem felizes na escola:

  •  Não esqueça seu material escolar em casa, pois eles vão fazer falta na hora da aula.
  • Cuide dos seus livros e cadernos encapando-os, colocando etiquetas com seu nome e mantendo-os limpinhos, sem amassar ou fazer orelhas.
  •  Chegue sempre na hora. Príncipes e princesas não chegam atrasados aos seus compromissos.
  •  Não brigue por causa de lugar. Se alguém pegou o lugar que você quer sentar, converse educadamente, usando as palavrinhas mágicas.
  •  Ao chegar à escola, cumprimente a todos: sua professora, seus coleguinhas, os monitores, a tia da cantina, o diretor…
  •  Demonstre respeito pelas pessoas mais velhas.
  •  Não interrompa quando a professora estiver explicando a matéria. Se precisar tirar alguma dúvida levante sua mãozinha e espere ela lhe dar permissão para falar.
  •  Nunca ria das dúvidas ou das perguntas dos coleguinhas. Às vezes você sabe a resposta, mas seu coleguinha ainda não. Então você deve respeita-lo.
  •  Não jogue lixo no chão da sala, do pátio ou do banheiro. Em todos os lugares da escola existem cestos de lixo que servem para isso. Na escola também é perigoso jogar lixo no chão, pois pode causar acidentes, além de ser muito feio.
  •  Não fique comendo na sala de aula. O lugar de comer é no pátio no momento do recreio.
  •  Mascar chicletes? Príncipes e Princesas jamais fazem isso dentro da sala! E nunca grudam chiclete mascado embaixo dos móveis da escola.
  •  Cuide de tudo que tem em sua escola: da sua carteira, dos brinquedos, dos livros da biblioteca, das plantas do jardim e de todos os equipamentos. Nunca risque as portas do banheiro, nem as paredes. Afinal de contas, tudo o que tem na escola é para seu uso e dos seus coleguinhas.
  •  Na hora da Educação Física ou das brincadeiras, é muito importante que você tenha  espírito esportivo. Espírito esportivo é saber competir sem a preocupação de ganhar ou perder. É saber jogar ou brincar pelo prazer da diversão, respeitado sempre as regras.
  •  Tenha sempre espirito de equipe: Se ganhar, não fique convencido, elogie seus colegas, afinal a “equipe” ganhou. Se perder não fique triste, porque o esporte foi apenas para divertir-se. Cumprimente os vencedores.
  •  Na hora da saída, saia com calma e respeite as regras da escola. Cuidado para não causar nenhum acidente, machucando-se ou machucando seus coleguinhas.
Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Fofa demais essa história neh? AMEI =D

    12 de março de 2012 @ 13:34
  2. Muito lindinha! Obrigada por mais uma história, Tia Ane!

    12 de março de 2012 @ 13:35
    • Tia Ane Tia Ane

      Oi Eliane! Faça bom proveito!
      Beijos

      12 de março de 2012 @ 18:35

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou