Isso explica muitos problemas

Isso explica muitos problemas

Mamães, tias corujas, pedagogas, professoras da igreja ou da escola, esse espaço é de vocês!

Vamos imaginar que o nosso corpo é uma casinha cheia de portinhas e que essas portinhas vivem quase sempre abertas. Por elas, entram muitas visitinhas, umas boazinhas e outras bem malvadinhas que às vezes não querem mais ir embora e fazem uma bagunça muito grande lá dentro!

Você deve estar perguntando: “O que a Tia Ane está querendo dizer?”

Pois bem, vou explicar tudo bem direitinho. E depois de entenderem, tenho certeza que vocês vão ensinar bem nossos príncipes e princesas a cuidarem bem dessas portinhas!

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês no que for preciso. Use o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Rony era um lindo garotinho inteligente e cheio de saúde! Mas ele tinha um problema: era briguento e falava muita palavra feia. Seus amiguinhos ficavam espantados quando ouviam Rony falando todos aqueles palavrões. Durante as brincadeiras, e mesmo dentro da sala de aula, Rony chutava seus colegas, imitava golpes de karatê e muitas vezes machucava algum amiguinho que ia chorando contar para a professora Dorinha.

Quase todos os dias, a professora Dorinha tinha que chamar a atenção de Rony e até mesmo mandá-lo conversar com o diretor da escola. Ela dizia:
- Rony, você precisa ser mais educado e bondoso com seus amiguinhos! Já percebeu quanta palavra feia você fala? Ninguém está a fim de ouvir palavrões.

Mas Rony não dava nenhuma importância ao que sua professora falava. Certo dia, ele fez mais uma de suas confusões e foi para a sala do diretor. O diretor olhou para Rony e ficou em silêncio olhando-o por alguns minutos. Rony, ficou incomodado e com cara de bravo, olhou para o diretor e começou a resmungar baixinho.
- Já sei o que você precisa, Rony! – disse o diretor.
- O quê?  perguntou  Rony, cruzando os braços e olhando de cara feia para o diretor.
- Fechar as portinhas!
- Fechar o quê?
- As portinhas!
- Que portinhas?

Sentado de frente para o diretor, Rony balançava suas perninhas impacientemente. Encheu as bochechas e olhou para ele com uma cara muito feia. O diretor, olhando-o bem nos olhos, disse:
- Rony, seus olhos são portinhas para o coração. E conhecendo você como eu conheço, tenho certeza que precisa fechar essas portinhas para algumas coisas.
- Mas, Diretor, se eu fechar meus olhos não vou enxergar nada e vou acabar me machucando.
- Rony, eu não estou dizendo para você andar de olhos fechados, mas para deixar de ver, deixar de olhar algumas coisas que estão lhe fazendo muito mal! As coisas que você está vendo estão lhe deixando agressivo e com um palavreado bem feio para um menino tão bonito e esperto!

Rony ficou interessado no que o diretor estava falando e logo foi desmanchando aquela cara de bravo e prestando atenção. O diretor continuou:
- Pare de assistir desenhos animados violentos na televisão. Jogue fora os jogos de vídeo game que tenham cenas de briga e violência e, quando estiver navegando na internet, cuidado com os sites que vai acessar.
- Mas eu não vou conseguir, diretor!
- Eu sei que vai ser bem difícil, mas com ajuda de Jesus você consegue sim. Se você seguir os meus conselhos, as portinhas de seus olhos vão se abrir apenas para as coisas boas, e essas coisas boas vão limpando a sujeira que as coisas ruins deixaram dentro da sua cabecinha.

Rony ficou pensativo e depois de uns minutinhos disse:
- Vou tentar fazer o que o senhor está me falando.
- Não se esqueça de pedir ajuda de Jesus e das pessoas que te amam.

Os dias se passaram e logo todos perceberam que Rony estava diferente. Não falava mais aquelas palavras feias e não agredia mais seus coleguinhas. As crianças começaram gostar de brincar com ele. Rony ficou cheio de amigos. Ele havia aprendido usar as janelinhas dos olhos!

Viram crianças, tudo o que vemos faz de nós quem somos. Vamos a partir de hoje olhar somente coisas bem legais para deixarmos nosso cérebro bem limpinho?

APLICAÇÃO:

Dentro de nossa cabeça, protegida pelo crânio que são os ossos da cabeça, está o nosso cérebro. É nele que fica gravado tudo o que acontece com a gente. Ele funciona como um computador, mas muito mais eficiente. As portinhas mais curiosas do nosso corpo são nossos olhinhos. Eles querem estar atentos a tudo o que acontece ao redor. E são por estas duas portinhas incríveis que muitas visitinhas entram e vão direto para o lugar mais incrível do nosso corpo: nosso cérebro!

E como já disse, algumas nos trazem muita alegria, mas outras fazem um grande estrago. Então temos de fechar essas portinhas quando alguma visitinha ruim quiser entrar.Vamos conhecer quais são as visitinhas boas e as ruins?

As visitinhas boas são as coisas boas que olhamos: a natureza, os animaizinhos, o céu, um bom livro, bons programas de televisão. Enfim, tudo que vemos e enxergamos que nos faz felizes, nos sentirmos bem e alegrarmos as pessoas são visitinhas boas que podemos deixar entrar toda hora.

Mas fiquem atentos às visitinhas ruins! Elas são muito espertas e muitas vezes se disfarçam de boazinhas. Quando menos percebemos, elas já entraram e estão bagunçando toda nossa casinha! Elas podem ser: desenhos animados violentos, filmes violentos e com palavras feias, livros que nos ensinam coisas erradas, figuras e fotos indecentes. Crianças, tenham cuidado com o que vocês veem, pois essas coisas entram pelas portinhas dos seus olhinhos e ficam gravadas lá para sempre.

(Cristiane Sales)

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

2 Comentários

  1. Amei! vamos usar no momento da história infantil na igreja amanhã!!

    O site de vcs é show!! Nota 10!!

    Parabéns!

    Que Deus continue usando vcs!!

    23 de março de 2012 @ 13:27
    • Emanuelle Sales Emanuelle Sales

      Use mesmo, Sirley querida! =D
      Esses recadinhos de vcs são nossa alegria!
      Valeu pelo carinho!!!

      23 de março de 2012 @ 13:55

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou