Só um pouquinho

Só um pouquinho

Olá, Bonitinho e Bonitinhas! Todo mundo comendo alimentos com fibras? É isso aí! Criança que ingere fibras tem muito mais saúde, pois seu intestino funciona direitinho e seu corpinho fica limpinho! Hoje quero falar de um vilão. Sabem o que é um vilão? Todo herói tem um inimigo, e este inimigo é chamado de vilão. Um vilão faz maldades e prejudica as pessoas que querem fazer o bem. O vilão de quem eu quero falar hoje é inimigo da nossa saúde. Alguém já sabe de quem estou falando? Quem falou sal, acertou

O sal é feito de sódio e cloreto, e é o sódio no sal que pode prejudicar muito nossa saúde. Ele serve para temperar ou para conservar alimentos. O sal deixa a comida mais gostosa. Já pensaram comer arroz sem sal? Feijão sem sal? Pizza sem sal? Não seria muito gostoso, não acha? Mas o sal atrapalha o paladar e acabamos não sentindo o verdadeiro sabor do alimento. Se você comer uma batatinha ou outro salgadinho antes do almoço, o sabor exagerado do sal vai deixar a comida que a mamãe preparou sem graça.

As pessoas estão usando cada vez mais sal em sua alimentação e até mesmo em alguns alimentos que a gente nem imagina. O sal, quando é usado mais do que necessário, faz muito mal para nossa saúde e pode provocar um monte de doenças.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

 Renatinho amava comer alimentos com muito sal. O saleiro era seu melhor amigo! Ficava ao lado de seu prato enquanto almoçava ou jantava. Seu lanche preferido na escola era batatinha frita e refrigerante. Ele nem se importava se aquilo lhe fazia mal ou não. Era muito gostoso! Certo dia, a doutora Márcia foi visitar a escola de Renatinho para dar uma palestra sobre os malefícios do sal. Todas as crianças ficaram bem atentas e se surpreenderam ao descobrir como o sal faz mal para a saúde.
- Mas a comida fica tão gostosa com sal! – comentaram algumas crianças.
- Com certeza, queridos.  Comida sem sal fica sem gosto, mas temos que cuidar na quantidade. Vocês geralmente comem muita coisa industrializada, e nestes produtos tem muito sal, tanto para temperar, como para conservar. E sem perceber vocês ingerem muito mais sal do que o organismo pode aguentar. Se não cuidarem, poderão ter sérios problemas de saúde – respondeu a médica.

Pedrinho perguntou:
- Quais problemas, doutora?
- Boa pergunta! Problemas no coração, nos rins, no estômago e outro problema muito comum hoje em dia, a obesidade.
- Obesi… o quê?! O que isso?! – perguntou Renatinho.
- Obesidade, querido. Obesidade é excesso de peso. Quem é muito gordinho tem obesidade. O sal retém muito líquido no corpo e faz as pessoas aumentarem de peso.

As crianças se comprometeram a diminuir a quantidade de sal, pois ficaram preocupadas com a saúde. Mas Renatinho nem deu bola. Continuou comendo tudo o que gostava, pois achava que aquilo tudo era bobeira. A sua saúde era de ferro e ele nunca ficava doente. Certa noite, ele teve um sonho… um sonho não, um pesadelo que o deixou muito aflito. Nele, ele comia um pacote enorme de salgadinhos e não conseguia parar. Também tomava copos e copos de refrigerante até não aguentar mais. De repente, em seu sonho, ele ouviu uma voz gritando:
- Pare! Pare já com isso!

Assustado ele olhou para os lados e perguntou:
- Quem está falando?
- Sou eu, seu estômago! Você está me matando com tanta comida salgada!

Sem entender o que estava acontecendo, Renatinho continuou a conversa com seu estômago.
- Mas eu amo salgadinho e adoro tomar refrigerante!
- É, mas a quantidade de sal que tem nestas coisas estão lhe destruindo.
- Mas refrigerante é doce, não tem sal!
- Mas até a bebida tem sal. Ela é tão doce, tão doce que, se não tivesse sal pra equilibra o sabor, você nem iria conseguir beber!

Nisto, ele ouviu outra voz:
- Concordo com o estômago. Eu também estou sofrendo e, se você não diminuir o sal da sua comida, será um adulto com sérios problemas de saúde!
- E agora, quem está falando?
- Sou eu, seu coração! O sal que você ingere está lhe matando aos poucos. Pare já com isso!

De repente, mais alguém falando:
- Estamos sofrendo, sofrendo muito. Tenha pena de nós!
- Mas alguém? E agora quem é?
- Somos os seus rins! Nós também estamos sofrendo muito. Pare com tanto sal!
- Tá bom, tá bom! Eu vou parar de comer sal. Fiquem quietos agora!

E, nesta agonia de seu pesadelo, foi acordado por sua mãe:
- Filho, filho, acorde! Você está tendo um pesadelo!
- Ah, que bom que a senhora me acordou! Estava tendo uma briga muito grande.
- Briga? Com quem?
- Com meu estômago, meu coração e meus rins!
- Como assim?
- Eles estavam me mandando parar de comer coisas com muito sal. Estavam bravos, dizendo que eu estava matando eles.
- Eles têm razão, Renatinho! O sal é um vilão que destrói nossa saúde. Vamos ter que mudar nossos hábitos alimentares.
- Você me ajuda, mamãe?
- Claro, filho!

E assim, daquela noite em diante, Renatinho e sua família aprenderam a usar menos sal na sua alimentação e a comer mais alimentos naturais. Eles ganharam saúde. Muita saúde!

APLICAÇÃO

Vocês viram como o sal pode nos fazer mal? Não é proibido comê-lo, mas devemos usa-lo com muito cuidado. O nosso corpo precisa somente de um pouquinho de sal para funcionar corretamente. Então, vamos conhecer qual a quantidade certa de sal que uma criança deve comer por dia e onde pode encontrá-lo?

Como o sal também ajuda a conservar os alimentos para que eles durem mais tempo sem estragar, as fábricas colocam muito dele nas comidas enlatadas, congeladas e outras comidas industrializadas. O sal é encontrado em muitos alimentos prontos que compramos.

Veja a lista dos produtos mais perigosos:

·  comidas prontas, enlatadas, congeladas
·  sucos de caixinha
·  refrigerantes
·  salgadinhos
·  enlatados
·  pães
·  bolachas
·  cereais
·  queijos
·  mortadela
·  linguiça
·  presunto
·  salsicha
·  molho pronto
·  miojo
·  lanches fast food (lanchonetes)
·  temperos prontos

Vamos seguir algumas dicas importantes:

·  Tire o saleiro da mesa.
·  Não coloque mais sal no que estiver comendo. Sinta o gosto natural da comida!
·  Crianças devem usar até 3 gramas de sal por dia.
·  Adultos podem usar 5 gramas por dia.
·  Leia o rótulo das embalagens para ver a quantidade de cloreto de sódio (outro nome para o sal) do produto.
·  Substitua os refrigerantes e sucos de caixinha por suco de frutas frescas.
·  Beba muita água.
·  Prefira comer alimentos frescos e naturais, ao invés doscongelados, enlatados ou prontos comprados no supermercado.

O excesso de sal pode trazer doenças no coração, nos rins, câncer no estômago e muito mais. Se você está acostumado a comer alimentos com muito sal e quer mudar este hábito, vá tirando o sal aos poucos e o substitua por outros temperos como, por exemplo, as ervas, o limão… De pouquinho em pouquinho o seu paladar vai se acostumando e logo você não vai mais sentir falta dele. Todos esses cuidados servem para as crianças prevenirem doenças quando estiverem adultas. Jesus não quer nos ver doentes. Ele quer que tenhamos muita saúde. Então, criançada, vamos cuidar deste corpinho maravilhoso que Ele deu a cada um de nós?

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Essa nova série promete, hein! Vilões da saúde… amei! Tem mta gente q naum sabe q o sal pode estar ate em coisas doces. Incrivel, ne? Q bom q o Renatinho aprendeu! bjus

    5 de outubro de 2012 @ 14:36
    • Série dos vilões para dar um basta nas porcariadas que as crianças andam comendo! Apoiada tia Ane! MIl bjus, sempre amo o Bonitinhos e Bonitinhas

      8 de outubro de 2012 @ 11:01
  2. Amei o post!!! Se fosse só criança, seria mais fácil acabar com este probleminha… Há muito tempo nao sou mais criança e ainda tenho péssimos hábitos alimentares, mas prometo para meu estômago, coração e rins que daqui pra frente serei mais seletiva para que um dia não muito distante esses alimentos não esteja mais em minha mesa. Quero sonhar com ele saudáveis. rsrsrrs.
    Obrigada pelas dicas!!
    ;)

    5 de outubro de 2012 @ 18:27

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou