Cuidando do sangue

Cuidando do sangue

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Todos estão bem nutridos, vitaminados e com os ossos fortes? Já aprenderam até a gostar de brócolis? Fico imaginando se estão colocando em prática as orientações que estou dando a vocês. Se todos praticarem a boa alimentação, serão cheios de saúde iguais a Daniel e seus amigos. Hoje vamos falar sobre mais uma fórmula mágica que Jesus colocou nos alimentos: o ferro.

Vocês sabiam que precisamos de ferro para ter saúde? Não, não. Não vão sair por aí comendo pregos, parafuso, barra de construção. Não é este tipo de ferro, mas o ferro que achamos em alguns alimentos. Se não comermos alimentos com ferro, ficamos com uma doença chamada anemia. Deixa eu explicar pra vocês o que é anemia, de um jeito bem fácil. O nosso sangue é formado pelo plasma, que é a parte líquida, pelos glóbulos brancos, que trabalham como soldadinhos de defesa e os glóbulos vermelhos, que funcionam como carrinhos que levam o oxigênio para todas as células do nosso corpo e recolhem o gás carbônico que é a sujeira das células. Os glóbulos vermelhos são tantos que dão a cor vermelha para o nosso sangue. Quanto mais alimentos com ferro comemos, mais glóbulos vermelhos produzimos. Quando ficamos com poucos glóbulos vermelhos em nosso sangue, ficamos com anemia.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

Clarinha andava muito desanimada. Não tinha forças nem ânimo para fazer nada. A mamãe andava bastante preocupada, pois Clarinha sempre tinha sido uma garotinha cheia de energia e disposição. Certo dia, Clarinha chegou da escola e entregou sua agenda para mamãe, dizendo:
- Mamãe, tem um bilhete da professora escrito aí na agenda pra senhora.

A mamãe abriu, e lá estava escrito: “Dona Margarete, gostaria de conversar com a senhora. Por favor, compareça na escola o mais rápido que puder. Grata, professora Anita.”

No dia seguinte, dona Margarete, a mamãe de Clarinha, foi até a escola ver o que estava acontecendo. A professora Anita a levou até a sala dos professores para conversarem. Ela disse:
- Dona Margarete, estou muito preocupada com Clarinha. Ela tem mudado muito. Continua comportada e educada como sempre, mas está muito desanimada. Nem para estudar ela tem disposição. Era a melhor aluna da classe em notas, mas agora suas notas estão caindo e está tendo bastante dificuldade para aprender. No recreio ela prefere ficar sentada olhando seus amiguinhos brincarem. Quando pergunto porque não brinca também, ela responde que está muito cansada.

Depois de ouvir o que a professora Anita falou, dona Margarete comentou:
- Professora, também estou percebendo esta mudança da Clarinha. Em casa ela vive sonolenta e cansada. Não tem disposição sequer para brincar. O que você me aconselha fazer?
- Dona Margarete, seria interessante levá-la ao médico e pedir que sejam feitos alguns exames. Tenho notado que ela está bem pálida. Pode ser anemia.
- Será?!
- Sim. Pode ser.
- Vou hoje mesmo marcar uma consulta para Clarinha.

Dias depois, dona Margarete levou Clarinha à doutora Cláudia. No consultório, contou tudo o que estava acontecendo com a filha e de sua preocupação com ela. A médica a examinou, olhou sua língua, seus olhos, escutou seu coração e pediu vários exames. Após fazer os exames, Clarinha voltou ao consultório da dra. Cláudia.
- Tudo bem, mocinha?
- Mais ou menos.
- Já descobri o que você tem!
- Já? Foi rápido!
- Você está com anemia.
- O que é anemia?
- Você está com poucos glóbulos vermelhos no seu sangue.
- Glóbulos vermelhos?! O que são glóbulos?!
- São bolinhas vermelhas que nadam em nosso sangue e levam oxigênio para todo nosso corpo. Quando ficamos com poucos glóbulos vermelhos, ficamos fracos e desanimados, porque ficamos com anemia.
- Por isso que eu estou pálida?
- Sim, por isso mesmo.
- E o que eu faço para encher meu sangue com gló… com essas bolinhas vermelhas?
- Você tem que comer ferro.
- Comer ferro?! Não estou doida! Vou quebrar todos os meus dentes! Daí sim que vou morrer, porque não vou conseguir comer mais nada!
- Calma, Clarinha! O ferro que estou falando está nos alimentos. Você precisa comer beterraba, couve, uva, feijão, lentilha e pode até tomar bastante caldo de cana geladinho com limão!
- Hummmm! Gosto muito de uva e caldo de cana, mas beterraba, couve, lentilha… não gosto muito não.
- Bom, você vai ter que aprender gostar, pois tem que fortalecer seu sangue! E olha, coma também bastante laranja, tomate e tome suco de limão e acerola, pois eles têm vitamina C e ajudam o ferro a não fugir do seu corpo!
- Pode deixar, doutora Cláudia! Vou ser, de agora em diante, igual a mulher biônica!

Clarinha, pouco a pouco, começou a gostar destas coisas. E agora, quando a mamãe prepara seu prato de comida, ela não fica resmungando dizendo que não gosta disso ou daquilo. Ela come tudo, pois não quer ficar doente novamente.

APLICAÇÃO

O que sentimos quando temos anemia?

  • Ficamos muito cansados e sem energia para brincar, estudar ou fazer qualquer atividade.
  • Também ficamos sem vontade de comer, temos falta de apetite
  • Nossa pele e nossa gengiva ficam pálidas
  • Não temos disposição
  • Temos dificuldade para estudar e aprender

Onde encontramos o ferro que precisamos para não ter anemia? 

  • Em algumas carnes
  • Na gema de ovo
  • No feijão;
  • Na lentilha e na ervilha
  • Na aveia
  • Na beterraba
  • Na batata doce
  • Nas folhas escuras: brócolis, espinafre, couve e agrião
  • Em algumas frutas: uva, mamão, pêssego amarelo
  • Nas frutas secas: damasco, uva passa com semente, figo
  • No melado e no caldo de cana

Agora, preciso contar um segredo: o ferro precisa da ajuda da vitamina C para ser absorvido. Então, toda vez que você comer algum alimento com ferro, coma também algum alimento que tenha vitamina C. Você já sabe quais são. Se não lembrar, clique aqui.

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

2 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Calma…ninguem vai quebrar os dentes comendo ferro…kkk Rachei! Mto boa essa história, Tia Ane…vc arrasa! Vamos aprendendo a cuidar do corpo que Jesus nos deu!

    21 de setembro de 2012 @ 14:27
  2. graças a Deus minha filha come de tudo, gostando ou não, é so por no prato que ela manda pra dentro, sempre leio a historia pra ela, colocando-a como personagem e ela teve a mesma reação da clarinha, quando foi dito que precisava comer ferro, kkkkkkkk
    um grande abraço

    23 de setembro de 2012 @ 18:18

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou