Não seja formiguinha

Não seja formiguinha

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Todo mundo se protegendo do vilão SAL? Quem está se cuidando está de parabéns! Hoje vamos falar de outro terrível vilão de nossa saúde: o Açúcar.

O sabor doce dá uma sensação muito boa de prazer. Quem não gosta de uma boa sobremesa ou de algo docinho para adoçar a boca? É muito bom, não é? Bolos, pudins, sorvetes e outros doces são muito gostosos e irresistíveis, mas será que fazem bem? O principal vilão é o açúcar refinado, aquele branquinho e fino. Para se fazer este açúcar usa-se a cana-de-açúcar ou beterraba e aditivos químicos para clarear o produto. Este açúcar é muito calórico, produz muita energia, mas não alimenta. E ainda traz muitos problemas de saúde.

Todos precisamos de algum tipo de açúcar para viver. Então precisamos aprender qual tipo de açúcar faz bem para nossa saúde e qual tipo faz mal. A maior parte do açúcar que precisamos já está presente numa alimentação correta e equilibrada: nas frutas, nos cereais e até nas verduras e nos legumes que comemos.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

Amandinha amava um doce. Chocolates, bolos, sorvetes e balas eram seus prediletos. Sua mãe sempre dizia:
- Amandinha, coma menos doce. Você está exagerando!

Mas isto não resolvia. Ela até ganhou o apelido de formiguinha. O aniversário do papai estava se aproximando, e Amandinha estava mais empolgada que todos. Só em pensar nos doces gostosos que a mamãe e a vovó fariam, ela lambia os beiços.
- Mamãe, mamãe, a senhora vai fazer muitos brigadeiros?
- Sim, Amandinha! Vou fazer muitos brigadeiros, mas você vai ter que comer apenas alguns, formiguinha.
- E… a senhora vai fazer muitos beijinhos?
- Ah, Amandinha formiguinha!
- Ah, mamãe, formigona! Eu amo doces! Muitos doces!
- Você vai acabar doente e com os dentes todos estragados, Amandinha formiguinha!
- Mas eu sempre escovo bem direitinho meus dentinhos, mamãe!
- Mas não é só resíduos de comida que estragam os dentes, Amandinha. O açúcar tira o cálcio do corpo e deixa os dentes e os outros ossos fraquinhos. Já pensou se você ficar banguela?
- Ah, mamãe eu uso a dentadura do vovô!
- Você é sapequinha, formiguinha! Vá brincar e tomar sol e pare de pensar nos doces da festa do papai.
- Impossível, mamãe, impossível! Deixa eu ver o bolo e lamber o glacê?

A mamãe deu uma carreira em Amandinha que saiu correndo e rindo para o quintal. No outro dia era a festa do papai. Só em olhar para aquela mesa cheia de coisas gostosas, Amandinha ficava com água na boca. Era impossível evitar. Quando a festa começou, ela nem saía de perto da mesa. Comia um doce atrás do outro e bebia um monte de refrigerante.

- Que delícia! Hoje estou no paraíso dos doces! – falava ela.

A festa acabou e, depois de arrumarem as coisas, todos foram dormir. Mas Amandinha não conseguia dormir. Sua barriguinha doía muito. Sua mãe lhe fez um chá para ver se aliviava seu mal estar.
- Eu lhe avisei, formiguinha! Mas você não me escuta! Você comeu mais doces do que seu corpinho pode aguentar. Tadinho de seus dentes, seus ossos e seu estômago!

Depois de tomar o chá que a mamãe preparou, Amandinha conseguiu dormir, mas seu sono foi agitado. Acabou tendo um pesadelo no qual todos os seus dentes caiam e ela ficava banguela. Aquilo fez com que ela acordasse desesperada e gritasse:

- Açúcar malvado, devolva meus dentes!

Mas, ao acordar apavorada, passou a mão na boca e viu que todos eles estavam lá e que tinha sido apenas um pesadelo horrível. Levantou, lavou o rosto e foi até a cozinha, onde encontrou a mamãe.
- Mamãe, que bom que foi só um pesadelo! Pensei que ia ter de usar a dentadura do vovô.
- Por que, formiguinha?

Amandinha então contou seu pesadelo pra mamãe e lhe prometeu que iria maneirar no açúcar daquele dia em diante. Afinal, queria ter seus dentes por muito tempo para sorrir pra todas as pessoas que amava.


APLICAÇÃO

O açúcar refinado é um vilão ladrão, pois, além de não nos alimentar, ele nos deixar doentes, rouba e destrói vitaminas e minerais importantes (como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B).

O que acontece quando comemos muito açúcar?

·  Podemos ter problemas no coração.
·  Podemos engordar.
·  Podemos ficar com diabetes.
·  Podemos ter pressão alta.
·  Ficamos com os dentes fracos, cariados e estragados.
·  Enfraquecemos os soldadinhos de defesa do nosso corpo.
·  Os adultos podem ter osteoporose (os ossos ficam fracos e furadinhos).
·  Também podem ficar com as veias endurecidas (arteriosclerose) e muitos outros problemas de saúde.

Veja quanta coisa docinha Jesus fez para comermos e que nunca nos deixarão doentes: o mel puro da abelha, as frutas… quantos tipso de fruta! Uma mais doce e saborosa do que a outra! Tudo o que Jesus fez é muito gostoso e saudável e só nos ajuda a ficar cada dia mais fortes. Então, troque o sorvete por uma salada de fruta. Troque o refrigerante por um delicioso suco de fruta natural. Troque os doces que você come por coisas saborosas e saudáveis que Jesus criou!

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

4 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Tô amando essa série dos vilões da saúde! A Amandinha é uma formiguinha mesmo. Em pensar que eu tava aqui comendo chocolate quando li o post. Até deixei a barra de lado! =D

    10 de outubro de 2012 @ 14:17
  2. Assunto importante. To divulgando aqui!

    10 de outubro de 2012 @ 17:15
  3. Nossa vou falar pra minha filha ler esse post!

    16 de outubro de 2012 @ 13:13
  4. Hello! interesting site! I’m really like it! Very, very good!

    3 de novembro de 2012 @ 8:29

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou