O que você toma?

O que você toma?

Olá, queridos e queridas! Vocês estão lutando contra os vilões da saúde? Quantos se lembram dos vilões que já conhecemos aqui? Isso mesmo, o sal e o açúcar. Hoje vamos conhecer mais um terrível inimigo saúde: o refrigerante. Deus deixou muitas frutas com as quais podemos fazer deliciosos sucos. Como é gostoso tomar um suco de laranja bem geladinho, uma limonada fresquinha, um suco de uva vermelhinho e tantas outras bebidas naturais e saudáveis que nos alimentam e nos fazem bem! Mas o homem vive inventando coisas que até são gostosas, mas não fazem bem para ao nosso corpo e muitas vezes nem nos alimentam. O refrigerante é uma dessas invenções.

O refrigerante é feito com água, açúcar (muito açúcar), xarope de vários sabores, corantes, conservantes e gás carbônico. O xarope dá o gosto de cada refrigerante, mas é a menor parte na receita da bebida. Vamos ver quais são as proporções dos principais ingredientes usados no preparo dessa bebiba que leva uma montanha de açúcar: Aqui está:

Entenderam? São…
•  3 partes de água
•  3 partes de açúcar
•  1 parte de xarope

 

Fernandinho adorava beber refrigerante! Por mais que seus pais lhe falassem que fazia mal, ele não dava atenção. Como era gostoso sentir o gás borbulhando em sua boca! A nutricionista de sua escola deu uma aula sobre os malefícios dessa bebida. Explicou como ela era feita e até levou os alunos para conhecerem uma fábrica de refrigerantes. O funcionário da fábrica foi explicando como funcionava cada máquina e como os refrigerantes eram feitos.
- Observem, crianças. Aqui estão os reservatórios da água que usamos para fazer o refrigerante. Ela é filtrada e passada por vários testes que verificam se ela está pura e limpa.

Quando ouviu esta explicação, Fernandinho comentou:
- Viu, professora? O refrigerante não faz tão mal assim. Ele é feito com agua filtrada e pura.
- Calma, Fernandinho! Se fosse feito só de água pura e limpa, realmente não faria mal. Espere o resto da explicação.

O funcionário da fábrica continuou:
- Aqui estão os reservatórios onde ficam o gás carbônico. É este ingrediente que faz a bebida borbulhar. Ele também é passado por vários testes para garantir que está puro.
- Gás carbônico? Mas este gás não faz mal? Eu aprendi na aula que, se respirarmos gás carbônico, podemos morrer ou ficar bem doentes!
- Sim, Fernandinho! Pelo jeito, por mais “puro” que a fábrica de refrigerante deixe este gás, ele continua fazendo mal, mesmo parecendo gostoso ao paladar.
- Bom, crianças, aqui na fábrica misturamos a água, o açúcar e o xarope num misturador especial. Depois colocamos conservantes para que o refrigerante dure muito tempo – explicou o funcionário.

Fernandinho ficou espantado e perguntou:
- O refrigerante tem tosse?
- Como assim?! - perguntou o funcionário.
- Você disse que ele precisa de xarope!
- Não, Fernandinho. Não é esse tipo de xarope. O xarope que vai no refrigerante é pra dar sabor de uva, de laranja, de guaraná, de coca, de limão…
- Ah, bom! Pensei que ele tinha tosse.

Todos riram muito deste comentário do Fernadinho. Aí o funcionário contou mais coisas interessantes:
- Depois de tudo misturado, o refrigerante é colocado nas garrafas na enchedeira, que é uma máquina especial de encher garrafas. São fechadas, lavadas, encaixotadas e colocadas nos caminhões que entregam os refrigerantes no comércio. Alguém tem alguma pergunta?
- Eu tenho! – disse Fernandinho.
- Pode perguntar.
- O refrigerante faz bem pra saúde?

O funcionário ficou meio desconcertado, mas não teve como mentir:
- Não, garoto, não faz bem pra saúde, não. É melhor tomar suco natural e água pura!

Todos ficaram admirados e se perguntando: “se o refrigerante faz mal, porque é fabricado?”. De volta na escola, a professora explicou que muita gente, mesmo sabendo que o refrigerante prejudica o corpo, se acostumou a bebê-lo e não consegue ficar sem, porque o paladar se acostuma com aquele gosto e não consegue mais achar gostoso beber água pura e sucos de frutas. As crianças ficaram pensativas, e muitas tomaram a decisão de mudar seus hábitos alimentares, trocando o refrigerante por outras bebidas mais saudáveis.

APLICAÇÃO

Todo mundo já sabe que o refrigerante faz e mal, muito mal. Vamos ver alguns malefícios que ele traz para a saúde?
· Rouba nutrientes do organismo.
· Tira o apetite para o que realmente é saudável.
· Causa cáries.
· Seus corantes têm substâncias que causam câncer.
· Diminui a vontade de beber água e outras bebidas saudáveis.
· Aumenta o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago.
· Produz gases que nos dão muito mal estar.
· Aumenta o nível do colesterol.
· Deixa os músculos fracos.

 Existem outras bebidas que, além de matar a sede e hidratar nosso corpo, também alimentam e nos deixam saudáveis:
· Um grande copo de água que, além de refrescar e nos purificar, reduz o apetite.
· Sucos de frutas, ricos em nutrientes.
· Leite e iogurtes.
· Chás de ervas, frios ou quentes, que matam a sede e são saudáveis.

Então, bebam água, muita água, e tomem bastante suco das frutas que Jesus criou. Estas bebidas deixarão vocês cheios de saúde e disposição. Só tenham cuidado com o açúcar!

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

5 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Quanto mais descubro sobre refrigerante, mais evito! Nada como um geladinho suco de frutas…hmmmmm! Agoraum iria bem, viu? rs Amei o post!!!

    17 de outubro de 2012 @ 15:33
    • Tô só com vontade de tomar um suquinho agora, bem gelado!!!!!!!! Refri tá fora de moda já!!!!!! Bju Manu, Bju tia Ane!!!

      18 de outubro de 2012 @ 13:25
  2. VIxi, tenho um monte de amiga viciada em refri. Mandei pra elas esse post! Obrigada!

    17 de outubro de 2012 @ 17:02
  3. Gente, adorei! Compartilhei aqui!

    17 de outubro de 2012 @ 17:03
  4. Que Deus continue a dar vigor, inteligência e disposição aos irmãos dispostos a publicarem material de género,

    20 de outubro de 2012 @ 12:07

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou