Dentro do pulmão

Dentro do pulmão

Como é bom saber que Jesus deixou remédios incríveis na natureza que, além de nos curar, nos defender das doenças. Hoje vamos conhecer mais um remédio, e este ninguém pode deixar de usar. Mesmo sem perceber, o usamos a cada segundo de nossa vida. No dia em que deixarmos de usá-lo morreremos. Sabem qual é este remédio? Quem falou “ar” acertou!

Por que o ar é um remédio tão importante?

O ar que respiramos é feito de oxigênio. Com ele, enchemos nossos pulmões de oxigênio. As células vermelhas do nosso sangue, que são chamadas de glóbulos vermelhos, pegam o oxigênio dos pulmões, o levam para as células do corpo e recolhem o dióxido de carbono, que é a sujeira das células, e levam para os pulmões. Então, quando expiramos, ou seja, quando colocamos o ar para fora do corpo, jogamos esta sujeira pra fora do nosso organismo.

Por isso, precisamos ficar sempre em locais bem arejados e ventilados. Respiramos o ar puro e expiramos o ar sujo. O que acontece quando estamos num lugar lotado de gente e mal arejado? O ambiente vai estar cheio de ar sujo e vamos começar a respirar o ar sujo de volta. Isso vai fazer com que fiquemos com dor de cabeça, tontura, dificuldade de concentração, depressão, irritabilidade, exaustão e fadiga crônica.

Então, Bonitinhos e Bonitinhas, fiquem sempre em locais bem ventilados e, mesmo de noite, quando estiverem dormindo, não fechem todas as entradas de ventilação do seu quarto. Seu sono vai ser muito melhor se o local estiver bem arejado. Se for possível, durma com a janela aberta. Vai ser bem melhor.

AR ENVENENADO

Infelizmente muitas pessoas não cuidam do ar que respiramos e esquecem que, se não tivermos ar puro, não teremos saúde e morreremos mais cedo. Envenenam o ar com a fumaça das fábricas e dos automóveis e também com a fumaça do cigarro. Fumar entope a passagem do ar que entra no nosso corpo. A nicotina, que é um veneno existente no cigarro, estreita ou endurece as artérias, que são os caminhos por onde os glóbulos vermelhos têm de passar para levar oxigênio para as células. E o que acontece? Os glóbulos vermelhos não conseguem passar, e as células não recebem oxigênio. Aí as pessoas ficam muito doentes. Quem fuma está fazendo mal para ele mesmo e para as pessoas que estão à sua volta, pois sujam e envenenam todo o ar.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para:[email protected]

Fernandinho perguntou aos seus amiguinhos:
- Vamos brincar de ver quem aguenta mais tempo sem respirar?
- Vamos! – responderam todos.
- Eu sempre ganho nessa brincadeira! – disse Carlinhos.
- Então vamos ver, espertinho! – comentou Fabinho.

E a brincadeira começou. Os meninos inspiravam bem o ar e tampavam o nariz até não aguentarem mais.
- Ufa! É difícil ficar sem respirar! – disse Fernandinho.
- É mesmo – retrucou Carlinhos.
- Vamos tentar novamente? – pediu Fabinho.

E assim ficaram brincando até o vovô aparecer e perguntar:
- O que vocês estão aprontando, meninos?
- Ah, vovô, estamos brincando de tampar o nariz e ver quem consegue ficar mais tempo sem respirar!
- Não façam isso, meninos! Vocês estão deixando as células desesperadas!
- Células?! Desesperadas?! Como assim?!
- Vou explicar.

Os meninos, curiosos, pararam e apoiaram a cabecinha nas mãos, prestando atenção no vovô.
- O nosso corpo é formado por milhões de células, que são como tijolinhos que constroem juntas cada parte de nosso corpo: nossa pele, nossos órgãos… E estas células precisam de oxigênio, que está no ar que respiramos. Quando respiramos, os glóbulos vermelhos do nosso sangue pegam o ar limpo nos nossos pulmões, o levam até as células, tiram o ar sujo que estão lá e levam de volta para nossos pulmões que expulsam a sujeira para fora do nosso corpo.
- Nossaaaaaaaaaaaa, que demais!
- Estou imaginando esses glóbulos em carros de bombeiro correndo pelo nosso corpo, levando ar puro para as células!
- Que imaginação fértil, Fernandinho! – comentou Fabinho.
- Mas é assim mesmo, meninos! Os glóbulos vermelhos são mais rápidos que os bombeiros. Cada vez que inspiramos e expiramos eles percorrem todo nosso corpo.

A explicação causou uma dúvida em Fabinho:
- O que é inspirar e expirar, vovô?
- Boa pergunta! Esse é um movimento da nossa respiração. Quando inspiramos, puxamos o ar para dentro do nosso pulmão e, quando expiramos, expulsamos o ar sujo para fora do nosso pulmão. Entenderam?
- Agora sim! – responderam os meninos.
- Alguém pode me explicar o porquê de vocês estarem deixando as células desesperadas na brincadeira que estavam fazendo? – perguntou o vovô para ver se eles haviam entendido a explicação.
- Eu posso! Elas estavam pedindo socorro. Estavam com falta de ar e cheias de sujeira! – respondeu Carlinhos.
- Parabéns!

Todos bateram palmas para Carlinhos, e o vovô continuou:
- Brinquem de correr, andar de bicicleta, jogar bola… Atividades físicas ajudam a gente a respirar melhor e deixam as células alegres e satisfeitas!
- Então joga bola com a gente, vovó?
- Vamos lá! Vai ser bem divertido!

APLICAÇÃO

Para aproveitar este remédio incrível que Jesus fez, siga as dicas:

- Abra as janelas de sua casa e deixe o ar fresco entrar!
- Durma com uma janela ou porta aberta sempre que possível.
- Faça exercícios ao ar livre. Isto deixará seus músculos da respiração e seus pulmões bem fortes.
- Pratique bons hábitos de postura. Sente-se com a coluna reta e ombros para trás. Assim você poderá respirar mais profundamente.
- De vez em quando, respire profundamente.
- Não fique perto de quem fuma, você estará inalando fumaça e outros venenos do cigarro que irão deixá-lo doente.
- Tenha plantas em sua casa. Elas tiram poluição do ar e soltam ar puro. Mas preste atenção: não tenha plantas no quarto, pois durante a noite elas respiram o ar puro e soltam o ar sujo.

O ar puro renova nosso sangue. O sangue chega aos pulmões, carregado de venenos que tiraram das células. Trocam estes venenos por ar limpinho e voltam correndo levando este ar até as células para que elas fiquem sempre saudáveis. Os remédios de Jesus se encontram ao nosso redor na natureza que nos cerca e não custam nada. Como Jesus é bom!

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

4 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Aiiii…adoro as historinhas! Gente, eu não sabia dessa curiosidade sobre a quantidade de ar que circula no corpo com o exercício físico. Até fiquei mais motivada a malhar! hehe

    9 de novembro de 2012 @ 15:55
    • Aiiiii… não tem desculpa pra num fazer algo a respeito neh??? Bjinuhsssssss

      12 de novembro de 2012 @ 14:14
  2. CURTI o post genteeee!

    9 de novembro de 2012 @ 16:12
  3. Estou impressionada com esse site!

    11 de novembro de 2012 @ 14:32

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou