Vassourinhas do corpo

Vassourinhas do corpo

Mais um post da série “saúde”

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Estou de volta para ensinar um pouco mais sobre saúde. A saúde está muito ligada à nossa alimentação. Se comemos alimentos errados, provavelmente ficaremos doentes. Nosso corpo precisa de muitas vitaminas, proteínas, cálcio, ferro e fibras. “Fibras? O que são fibras?”, vocês devem estar se perguntando. “Fibra não é bagaço? Eu odeio bagaço!”, tem criança pensando assim.

Pois bem, vou explicar pra vocês o que são fibras e para que servem. Elas são esponjinhas que limpam nosso corpo para manter nosso sistema digestório limpo e funcionando bem. E o que é sistema digestório? É por onde passa toda comida que nós comemos a partir da nossa boca até o nosso intestino, mas vou falar sobre isto em outro dia. Toda a alimentação deve conter fibras. Como já falei, elas agem na limpeza do organismo, carregando para fora, em forma de fezes (ou cocô), as impurezas do nosso corpinho.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar (os pais, educadores e todos que amam crianças) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para:[email protected]

Breno era muito enjoado para comer. Toda vez que sua mãe lhe dava uma fruta, ele logo perguntava:
– Tem bagaço? Se tiver bagaço eu não quero.
Quando a mamãe lhe oferecia manga, ele dizia:
– Não gosto de manga, tem muito fiapo!
– Mas, Breno, está tão docinha! Vai fazer bem pra você!
– Não quero, mãe. Fico igual um monstro do pântano, com os dentes cheios de fiapos.

Se era mexerica, Breno respondia:
– Mãezinha querida, eu já lhe expliquei que não gosto de nada que tenha fiapo. E mexerica, além de ter um monte de bagaço, tem um cheiro muito forte.
A vovó Lucíola preparou uma deliciosa salada de alface, rúcula e tomate. Quando Breno se sentou à mesa para almoçar, já fez seu comentário de sempre:
– Lá vem mais bagaço! Como vocês gostam de comer coisas com bagaço. Eu só quero o tomate!

Arroz integral então, nem pensar! Pão integral, jamais! Breno gostava mesmo era do pãozinho da padaria e do arroz branquinho.
– Mas, mãe, o que tem de errado com as coisas que eu gosto? São tão deliciosas! Não sei porque eu tenho que comer bagaço, fiapo e ficar mastigando, mastigando… cansa minha linda boca!
– Ah, meu filho! Você um dia vai entender!
Dito e feito! Certo dia, Breno correu chorando para sua mãe e disse:
– Minha barriga, mamãe. Está doendo muito! Não consigo fazer cocô! Aiai… me ajude!

A mãe de Breno fez de tudo, mas não adiantou. Breno estava com sérios problemas. Teria de ir ao hospital. Ao chegar lá, o médico fez alguns exames e depois falou:
– Breno, você tem comido alimentos com fibras?
– Até o senhor, doutor? Todo mundo quer me fazer comer bagaço! Eu não gosto!
– Ah, mocinho! Gostando ou não, você vai ter que comer. As fibras, ou o bagaço, como você chama, são vassourinhas, esponjinhas que varrem nosso estômago, nosso intestino e carregam a sujeira para fora.
– Mas meu corpo é limpinho. Eu não como sujeira!
– Sim, Breno. Eu acredito que você não coma sujeira, mas se a gente não come alimentos com fibras, o primeiro a sofrer é o nosso intestino. E o seu não está sendo varrido pelas fibras, por isso ele está preso e dolorido. O cocô não está conseguindo sair.

Breno ficou pensativo, e sua mãe disse:
– Está vendo, filho. Eu sempre lhe falei que você precisava comer coisas com fibra. Agora você está entendendo?
– É, mamãe… vou ter que aprender a comer e gostar de coisas com fibras.

O doutor teve de dar um laxante para Breno tomar e uma injeção para melhorar a dor. Aquilo foi horrível! A injeção doeu, e o laxante deu um tremendo desconforto em Breno. Depois daquela experiência, Breno aprendeu a lição. Quando sua mãe lhe oferecia alimento com “bagaço”, ele logo falava:
– Venham, esponjinhas! Venham, vassourinhas, limpar minha barriguinha! Dor na barriga nunca mais!

APLICAÇÃO

Aprenderam a lição, Bonitinhos? Então vamos comer bastante fibras. Elas vão ajudar vocês a terem um corpinho limpinho e um intestino funcionando direitinho. Mas não esqueçam de beber bastante água também, porque a água vai ajudar as fibras a limparem melhor nosso organismo.

E onde vamos encontrar as fibras?

·  Nas frutas frescas
·  Nas verduras
·  Nas nozes
·  Nos grãos integrais (aveia, milho, arroz integral…)

Carnes, produtos do leite e alimentos refinados não têm fibras e entopem o sistema digestivo, causando doenças. As fibras evitam muitas doenças, entre elas o câncer de intestino.

Como saber se estou comendo a quantidade certa de fibras?

Querem fazer uma continha para saber quanta fibra vocês devem comer por dia? É bem facinho. Peguem um lápis ou a calculadora. Muito bem, agora some a sua idade mais 5. Por exemplo, se você tem 6 anos, some 6 + 5. Quanto deu? Muito bem! 11 foi a resposta do exemplo. Nesse caso, você deveria comer 11 gramas de fibras por dia.

Muitas crianças sofrem com problemas de intestino preso. Para saber se o seu intestino funciona direitinho, observe quantas vezes por dia faz cocô. Se ficar mais de um dia sem fazer, é sinal que alguma coisa está errada, provavelmente seja falta de fibras.

Agora a Tia Ane vai dar 7 dicas pra criançada não ficar com o intestino preso:

1.  Coma alimentos com fibra todos os dias.
2.  Não fique comendo fora de hora, nem toda hora. Dê intervalos entre as refeições.
3.  Evite comer alimentos batidos, papinhas e suco de frutas coado ou peneirado, eles têm poucas fibras.
4.  Tome pelo menos cinco copos de água por dia. Ela ajuda as fibras a trabalharem.
5.  Tenha horários para ir ao banheiro. A melhor hora é depois das refeições.
6.  Quando estiver usando o banheiro, fique bem tranquilo e confortável. Usar o banheiro com pressa ou nervoso vai fazer com seu intestino prenda.
7.  Faça atividades físicas: corra, ande de bicicleta… mexa-se bastante! Isto vai ajudar seu intestino a funcionar direitinho. Criança que fica o tempo todo sentada na frente de um computador, de um vídeo game ou da televisão fica preguiçosa e com seu intestino preguiçoso.

Se você quase não come alimentos com fibras (como saladas, frutas e legumes), vá com calma. Comece comendo um pouquinho e vá aumentando devagar para que seu corpo se acostume.

Estes sites ajudaram a Tia Ane a preparar a lição de hoje: Clic Filhos e Comer e Aprender.

 

por Tia Ane

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    kkk… Adooooro as histórias da Tia Ane. Nossa, morro de rir e aprendo um montão. Bjus

    2 de outubro de 2012 @ 17:16
  2. CURTI!

    2 de outubro de 2012 @ 20:10
  3. O que você quer dizer?

    5 de outubro de 2012 @ 21:08

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou