Sem ela não há vida

Sem ela não há vida

Precisamos da água para nos manter vivos, os animais e as plantas também . Sem ela não haveria vida na terra. Assim, é impossível imaginar nosso planeta Terra sem a água! Além da poluição da água, que é um problema muito grave, ainda temos o desperdício. A maioria das pessoas não sabem economizer a água e a gastam mais do que deveriam. Se continuarmos poluindo a água, principalmente a água potável, aquela que serve para bebermos, e se continuarmos usando sem economizá-la, logo a vida na terra ficará muito difícil!.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

Pedrinho e seus amiguinhos adoravam tomar banho no riozinho que ficava perto da casa onde moravam. As águas desse rio eram bem clarinhas. Dava para ver as pedrinhas que cobriam o fundo. Muitos peixinhos nadavam por lá e, em suas margens, havia uma grama bem verdinha, além de lindas árvores que faziam uma sombra deliciosa. Quando iam até o riozinho, Pedrinho e seus amiguinhos passavam horas maravilhosas mergulhando e nadando, principalmente quando o dia estava quente. Que delícia era poder se refrescar naquelas águas limpas e transparentes.

Ali perto estavam construindo uma grande fábrica que, em alguns meses, estaria em pleno funcionamento. Muitas pessoas ficaram felizes, pois haveria muito emprego na nova fábrica. Certa tarde de verão, Pedrinho e seus amiguinhos foram se refrescar no riozinho e, quando lá chegaram, ficaram horrorizados com o que viram: havia muitos peixes mortos boiando na água e a água estava com uma cor diferente. Não havia como tomar banho naquele dia. Sentaram-se na beira do rio e, muito tristes e pensativos, tentavam descobrir o que havia acontecido ao seu belo amigo riozinho. Nenhum deles conseguia entender. Correram até a casa de Pedrinho desesperados:
- Papai! – chamava Pedrinho.
- Sr. Joaquim! – gritavam seus amiguinhos.
- Alguém envenenou nosso riozinho! Que horror!

O Sr. Joaquim tentava entender alguma coisa no meio de toda aquela gritaria e pediu que se sentassem e falassem com calma:
- Muito bem, agora falem um de cada vez! O que aconteceu?
- Papai, alguém envenenou nosso riozinho. Tem um monte de peixe morto boiando na água, e a água está com uma cor estranha.
- Estranho. Isto nunca tinha acontecido antes dessa nova fábrica ser construída em nossa cidade. Vamos até lá. Quero ver pessoalmente – disse o sr. Joaquim.

Quando chegaram lá, olharam com tristeza o que tinha acontecido ao velho riozinho. Aí o sr. Joaquim falou:
- Com certeza aquela nova fábrica tem alguma coisa a ver com este desastre! Vamos procurar os órgãos de defesa ambiental.
- O que é isto, Sr. Francisco? – perguntou Luizinho, um dos amiguinhos de Pedrinho.
- Luizinho, os órgãos de defesa ambiental cuidam do nosso meio ambiente e o protegem da poluição, do desmatamento, da caça predatória…
- Agora eu entendi! Então vamos lá, vamos bem rápido, vamos pedir que venham defender o nosso riozinho!
- Calma, Luizinho! Isto vai ser uma luta difícil, mas, se todos se unirem, vamos conseguir.

O Sr. Joaquim era um homem influente na cidade, então marcou uma reunião com a população. Já Pedrinho e seus amiguinhos pediram ajuda dos professores e do diretor da escola para organizarem uma passeata em defesa ao riozinho. O pessoal da defesa ambiental entrou em ação com as leis adequadas para aquele caso e logo aquela fábrica teve que instalar equipamentos para evitar que produtos poluentes fossem despejados no riozinho. O tempo passou e logo tudo voltou ao normal. Os meninos puderam voltar a brincar nas águas do seu lindo riozinho! Valeu a pena proteger o que Deus criou.

 

 APLICAÇÃO

Sabem, Bonitinhos e Bonitinhas, nem sempre conseguimos fazer o que Pedrinho e seus amiguinhos conseguiram. Deus fez a água na semana da criação e disse que “era muito boa”. Mas com o passar do tempo, por causa da ganância e da vontade de ganhar dinheiro e mais dinheiro, as pessoas não se importaram em destruir as coisas que Deus criou, e a água foi uma destas coisas.

O que podemos fazer para salvar a água do nosso planeta?

  • Não jogar água de esgotos ou produtos tóxicos nos rios, nem no mar.
  • Não demorar no banho.
  • Não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça.
  • Reaproveitar a água da lavagem da roupa ou da chuva para lavar o quintal ou regar a horta.
  • Não lavar o carro com mangueira, pois gastaremos muita água. É melhor usar o balde.
  • Regular a válvula da descarga para evitar desperdício.
  • Consertar vazamentos e torneiras que pingam.
  • Não jogar lixo nos rios, nem no mar.
  • Economizar energia, pois a nossa energia elétrica vem das usinas hidroelétricas que usam muita água para funcionar.

Se cada um de nós fizer a sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta e estaremos protegendo essa bela criação de Deus: a água!

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

4 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Ai que lindoooo! Tadinhos dos meninos q ficaram sem o riozinho. Que bom que procuraram ajuda e resolveram a situação! =D Vivaaaa!

    19 de julho de 2012 @ 17:14
  2. Super curti e to divulgando aqui!

    19 de julho de 2012 @ 17:22
  3. Que legal falar disso. Muito importante parabens!

    19 de julho de 2012 @ 17:23
    • Emanuelle Sales Emanuelle Sales

      O Bonita quer sempre levar a vcs assuntos importante e abordados de um jeitinho especial! Bjus, Dani!

      19 de julho de 2012 @ 17:24

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou