Guardado na lembrança

Guardado na lembrança

Como é difícil lidar com nossos sentimentos, principalmente se eles não são bons. Hoje a Tia Ane vai falar um pouco sobre o a saudade. Vocês já ouviram dizer que saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa? Pois bem, esta é uma palavra difícil de explicar, mas é um sentimento que todos nós conhecemos bem. Saudade é uma lembrança que guardamos de alguma pessoa ou de alguma coisa que gostamos muito e queremos muito voltar a ver ou ter.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Marta, Maria e Lázaro eram irmãos. Eles amavam muito um ao outro. Faziam muitas coisas juntos e eram inseparáveis. Jesus era muito amigo deles e sempre que precisava ir à cidade onde eles moravam, ficava hospedado na casa deles. Sempre que Jesus estava lá, Marta gostava de fazer coisas gostosas para Ele comer e ficava muito tempo na cozinha preparando as refeições. Maria já gostava de ficar ouvindo as histórias que Jesus contava. Sentava-se no tapete pertinho dele e ficava horas e horas ouvindo Jesus falar. Com certeza Lázaro ficava ali juntinho deles também. Jesus era seu melhor amigo. Quando Jesus ia embora, os três ficavam muito tristes, pois não sabiam quando iriam vê-lo novamente e sentiam muita saudade.

Certo dia, Lázaro amanheceu muito doente. Suas irmãs, Maria e Marta, chamaram o médico, deram remédios e cuidaram dele dia e noite, mas nada adiantou. Ele foi piorando a cada dia que passava. Elas então chamaram um mensageiro e disseram:
- Vá e avise Jesus que seu amigo Lázaro está muito doente e peça a Ele que venha rapidamente para vê-lo.
Jesus demorou ainda dois dias para ir a aonde Lázaro estava. Olhou para seus amigos discípulos e disse:
- Lázaro, meu amigo, está dormindo, preciso ir acordá-lo.
Seus amigos discípulos achavam que Lázaro estava descansando e responderam:
- Se ele está dormindo é porque vai ficar bom de sua doença.
Então Jesus respondeu:
- Lázaro morreu, mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele.

Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro tinha morrido e já tinha sido sepultado. Muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. Elas estavam sentindo muita falta de seu irmão. A saudade doía demais, pois achavam que nunca mais o veriam. Jesus estava chegando com seus discípulos e, quando Marta soube que Ele estava por ali, foi se encontrar com Ele e disse:
- Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!
Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e triste.
- Onde meu amigo está sepultado? – perguntou.
- Venha ver, Jesus!

Jesus chorou e foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, e ordenou:
-Tirem a pedra!
Marta, a irmã do morto, disse:
- Jesus, nosso irmão está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!
Jesus respondeu:
- Marta, você precisa crer para ver a glória de Deus!
Então alguns homens fortes tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse:
- Pai, eu lhe agradeço porque me ouviste, eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que o Senhor me enviou.
Depois de dizer isso, falou bem alto e forte:
- Lázaro, venha para fora!

Ninguém conseguia acreditar no que via! Lázaro saiu e apareceu na porta do túmulo. Os seus pés, as suas mãos e o seu rosto estavam enrolados com um pano. Então Jesus disse:
- Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.

Muitas pessoas viram o que Jesus fez e creram nele. Agora sabiam que Jesus era de verdade o Filho de Deus. Marta e Maria correram ao encontro de seu querido irmão e choravam, mas de alegria. Não estavam mais com saudade. Lázaro tinha voltado para elas. Que alegria sentiam no coração! Que surpresa maravilhosa Jesus fez para todos! Ele não deixaria seu amigo morto e suas amigas tristes. Um dia Ele também acordará as pessoas que amamos para todos ficarmos felizes como Marta, Maria e Lázaro! Não precisamos ficar tristes e chorando.

APLICAÇÃO

Podemos ter saudade de muitas coisas:

·        De um lugar que fomos ou já moramos.
·        De comer alguma coisa que gostamos.
·        De um parente que amamos.
·        De um amigo.
·        Dos nossos bichinhos.
·        Da escola.
·        Da nossa casa.
·        Dos nossos brinquedos.

Algumas vezes, a saudade passa rápido. Por exemplo, quando viajamos e voltamos para casa, ou quando o papai, a mamãe, irmãozinho ou amiguinho voltam de uma viagem e tornamos a vê-los. Mas existe uma saudade que dói bastante e nos faz sofrer, uma saudade que vem e fica. Esta saudade acontece quando alguém que amamos muito morre. Pode ser o papai, a mamãe, um irmãozinho, ou coleguinha, o vovô, a vovó ou até mesmo um animalzinho.

Quando isso acontece, a saudade é muito grande e parece que não vai acabar nunca. Ficamos tristes, choramos e até perdemos a vontade de continuar fazendo as coisas que sempre fazemos. Jesus sabe que sentimos saudade, e Ele também sente saudade de nós, por isso, antes de ir para o Céu depois que ressuscitou, fez uma promessa especial: “Virei outra vez e levarei vocês para morar comigo”.

Jesus também pediu para seu amigo João escrever algumas coisas muito importantes na Bíblia e, antes dele escrever, mostrou o Céu e a Nova Terra para ele numa visão. João ficou tão feliz com o que viu que escreveu: “Eu vi um novo céu e uma nova terra… Lá Jesus vai enxugar dos olhos todas as lágrimas e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor”. Então, Bonitinhos e Bonitinhas, mesmo que vocês sintam muita saudade de alguém que não está mais perto de vocês, lembrem-se que quando Jesus voltar iremos reencontrar essa pessoa e nunca mais sentiremos saudade novamente.

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Aiai…a saudade é um sentimento mto profundo e que nos faz sofre mto. FIco feliz de saber que um dia estaremos no céu e não precisaremos dar adeus pra ninguem. Amei o post!

    27 de junho de 2012 @ 14:49
  2. Natasha Ferreira

    amei o post!! está de parábens Tia Ane!bj

    28 de junho de 2012 @ 13:48
    • Tia Ane Tia Ane

      Obrigada, Natasha! O elegio de vocês nos motiva a fazer cada vez melhor! Beijinhos.

      7 de julho de 2012 @ 9:52

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou