Não fique preocupado

Não fique preocupado

Vocês sabem o que é ansiedade? Pois bem, vamos tentar entender. Quando ficamos sofrendo por uma coisa que ainda não aconteceu ou com medo que ela aconteça ou não, estamos sentindo ansiedade.

Todo mundo tem este sentimento. Uns tem mais, outros tem menos, mas todos têm ansiedade por alguma coisa. Sabe o que Jesus ensina sobre ela? Ele diz: “Não fiquem ansiosos por coisa alguma”. Ansiedade também é preocupação. E quando ficamos preocupados demais, podemos ficar doentes e desanimados, sofrendo sem necessidade, muitas vezes. Por isso, Jesus também diz: “Lancem sobre mim toda a sua ansiedade, porque Eu cuidarei de vocês.”

Tita era muito ansiosa. Ela não conseguia ficar relaxada nunca. Era só saber que tinha uma prova, um passeio, um programa na escola que passava mal. Roia as unhas, suas mãozinhas suavam, chegava até a ter dor de estômago e ânsia de vômito. Seus pais não sabiam mais o que fazer para aliviar o sofrimento de Tita. Certo dia, lá na escola, ela estava tão ansiosa com a prova que ia fazer que esfregava as mãozinhas uma na outra e suava frio. A professora, percebendo sua aflição, se aproximou e disse:
- Está tudo bem, Tita?
- Não, professora, estou muito nervosa!
- Mas, por quê? O que aconteceu?
- Estou com medo de fazer a prova.
- Medo? Por quê? Você sabe bem essa matéria, sempre acerta todas as atividades que fazemos na sala.
- Eu sei, professora, mas fico sempre assim.
- Vamos relaxar. Na hora do recreio quero que você dê uma voltinha comigo, combinado?
- Tá bom, professora!

Tita estudava num colégio muito bonito. Ele ficava numa fazenda, então tinha muitos jardins e vários animaizinhos perto do prédio das aulas. Na hora do recreio, como combinado, Tita e a professora saíram para dar uma voltinha.
- Tita, você está vendo aqueles passarinhos?
- Sim, professora. Eles estão pulando no gramado.
- Sim, isso mesmo! Veja que eles não estão preocupados, ansiosos. Estão tranquilos chocando seus ovinhos, procurando insetos e frutinhas para comer. Veja aquelas flores. Não são lindas? Nem a Miss Universo ou a rainha mais rica do mundo se veste tão bem como elas. E  as flores não estão preocupadas se amanhã vão mudar de cor, ou se vai ter orvalho e terra fofa para elas. E sabe por que, Tita?
- Não, professora.
- Porque tanto as flores, como os passarinhos sabem que Deus cuida deles e não vai deixar faltar nada!
- É, professora, mas eles não tem prova, nem precisam ir para a escola.
- Ah, Tita. Você tocou num ponto importante. Eles não precisam ir à escola porque não têm a inteligência que você e eu temos. Mas nós precisamos porque somos muito mais importantes para Deus, e Ele quer que a gente desenvolva nossos talentos que nos deu.
- Eu não tenho talentos!
- Como assim? Todos nós temos talentos! Você, por exemplo, pinta muito bem. É a melhor pintora da classe e também é muito inteligente.
- A professora acha?
- Claro que sim. Você é muito especial. Papai do Céu diz que, se Ele cuida das flores que hoje nascem e amanhã murcham e morrem, se Ele cuida dos passarinhos que são tão frágeis e com uma vida tão curtinha, não precisamos ficar ansiosos com coisa nenhuma, porque temos muito mais valor do que eles.
- Obrigada, professora, pela lição diferente que tive hoje. Estou pronta para fazer a prova.
- Que alegria! Então vamos voltar para a sala que o recreio já acabou. Tenho certeza que você vai tirar 10.
- Tomara.

E assim, Tita aprendeu que não precisa ficar ansiosa porque Jesus cuida dela e está com ela em todos os momentos, porque ela é muito importante.

 APLICAÇÃO

Não precisamos ficar preocupados com nada porque Papai do Céu sabe de tudo o que precisamos e cuidará de nós, dando tudo aquilo que precisamos. Jesus falou que, quando estamos ansiosos e preocupados, devemos olhar os passarinhos e as flores. Nunca falta nada para eles. Os passarinhos têm sempre o que comer e um ninho para dormir, e as flores têm as roupas mais lindas e coloridas do mundo. E se Papai do Céu cuida dos passarinhos e das flores, com certeza cuidará muito melhor de nós, pois temos muito mais valor. Então, Bonitinhos e Bonitinhas, não fiquem ansiosos…

·   Se for ter prova na escola. Estudem e fiquem bem preparados e confiem que vão conseguir.
·   Se tiver que mudar de escola. Lá vocês farão novos amigos e vão ser muito felizes.
·   Se tiver que participar de um programa da escola ou da igreja. Ensaiem bem e mostrem seu talento.
·   Se forem a um passeio da escola. Arrume tudo o que precisa levar e tenha uma boa noite de sono, assim vocês poderão se divertir mais.
·   Se precisarem conversar com outras pessoas. Mantenham a calma, respirem fundo e mostrem que vocês são crianças educadas.
·   Não fiquem roendo unhas, estralando os dedos, aprendam a ter controle sobre suas emoções. Lembrem-se sempre que vocês são muito especiais.
·   Mas, se mesmo assim, a ansiedade não quiser ir embora, conversem com alguém que você gosta muito e conte o que está sentindo: seus pais, seus avós, sua professora e principalmente a Jesus.

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

5 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Aiai… esse post foi pra mim!As vezes fico preocupada e até perco noites de sono pensando em coisas que nem são tao importantes assim. Isso faz mal pro corpo e pra mente. Amei a historia!

    25 de junho de 2012 @ 14:52
  2. MTO bom! Ameiiiiiiiiiiiiiiii!

    25 de junho de 2012 @ 17:38
    • Tia Ane Tia Ane

      Obrigada, Analice!
      Seja sempre bem vinda em nosso cantinho!

      7 de julho de 2012 @ 9:54
  3. Muito importante essa matéria. A ansiedade tem que ser controlada desde que se é pequeno, Melhor fase pra isso.

    25 de junho de 2012 @ 21:45
    • Tia Ane Tia Ane

      Oi Ana! Vivencio este problema em meu dia-a-dia como educadora. O problema é que na maioria das vezes os próprios pais geram ansiedade em seus pequenos filhos, cobrando além da capacidade deles e nunca elogiando pequenas conquistas.

      7 de julho de 2012 @ 9:56

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou