Protegendo os animas da água

Protegendo os animas da água

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Vocês estão bem? E então, já estão praticando o que aprenderam sobre a preservação das obras que Deus fez para nós? Já vimos sobre a importância de cuidar do ar, da água e das plantas. A nossa vida depende destas obras incríveis criadas pelo nosso Deus e, se as destruirmos, estaremos destruindo a nós mesmos.

Hoje vamos falar sobre a importância de cuidar dos animais aquáticos. Estes lindos bichos foram criados no 5º dia da criação. Deus os olhou e disse que “era muito bom”! Eles eram felizes e brincavam seguros nas águas dos oceanos, mares, rios, e lagos. Mas, depois do pecado, o homem deixou de cuidar deles e protegê-los e isto causou muito sofrimento para os animais. Todos os dias morrem centenas e centenas destes bichinhos. Alguns são pescados para servirem de alimento para as pessoas, ou até mesmo servirem de troféu para os pescadores. Milhares morrem por causa do lixo e produtos tóxicos jogados na água dos rios e dos mares, ou na areia da praia.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mandem um e-mail para: [email protected]

Lulu morava numa pequena cidade praiana. Ela adorava caminhar na beira do mar e catar conchinhas para sua coleção. Amava também brincar na água, pulando nas ondas e mergulhando. Algumas vezes podia passear de barco com seu pai e contemplar aquela imensidão de mar. Chegou mesmo a ver golfinhos saltando da água e até uma baleia exibindo sua enorme e linda cauda. Lulu ficava maravilhada com as belezas aquáticas criadas por Deus! Certo dia, sentada na varanda de sua casa, conversou com seu avô:

- Vovô, quando o senhor era criança via muitos animais aquáticos quando passeava com seu barco lá em alto mar?
- Sim, Lulu! Tinha bem mais animais que hoje. Eu era mergulhador e podia vê-los no fundo do mar. Amava ver as arraias, o polvo com seus lindos tentáculos, os cardumes de lindos e coloridos peixinhos e até mesmo o grande tubarão!
- Nossa, vovô! O senhor realmente teve grandes aventuras! Eu quero um dia ser mergulhadora também!
- É muito bom, minha netinha! Mas fico triste ao imaginar que você talvez não veja tudo o que eu pude ver!
- Por que, vovô?!
- Porque o homem está destruindo tudo! Todos os dias matam centenas de animais. Se continuarem assim, você e seus coleguinhas talvez não conheçam muitos dos animais aquáticos que eu conheci.
- Que tristeza, vovô! Temos que fazer alguma coisa para proteger os animais aquáticos!

E assim, Lulu ficou sentada no colo do vovô observando o lindo mar que estava à sua frente. Ela queria inventar uma fórmula mágica para proteger todos os animais aquáticos, mas sabia que sozinha seria difícil, mas pensou: “se cada um fizer a sua parte, faremos a diferença!”. Aí disse:
- Vovô, tive uma ideia! O senhor me ajuda?
- Claro, Lulu! O que vamos fazer?
- Vou convidar meus coleguinhas para montarmos um clube em defesa dos animais do mar. O senhor pode nos dar alguma ideia do que temos que fazer?
- Sim, Lulu! Uma coisa simples que todo mundo pode fazer é recolher o lixo que as pessoas jogam na praia. Outra coisa mais incrível que podemos fazer aqui onde moramos é proteger os ninhos das tartarugas marinhas.

Lulu pulava e batia palmas. Ela estava bem animada. No outro dia, convidou seus amiguinhos para a primeira reunião. E com ajuda do vovô todos começaram aquela difícil tarefa para que, no futuro, a vista do mar ainda fosse bela e cheia de vida!

 

APLICAÇÃO

Por causa das atitudes erradas do homem, muitos animais aquáticos sofrem, morrem e correm o risco da extinção, ou seja, de deixarem de existir. Que triste! Deus pediu para protegermos e cuidarmos da natureza, mas estamos fazendo justamente o contrário! Se cada um fizer a sua parte, os animais aquáticos vão sofrer menos e serão preservados. O que cada um de nós pode fazer para proteger os animais aquáticos?

·   Não jogue lixo nas praias. Quando a maré sobe, o lixo é levado para o mar e muitos animais pensam que é alimento e acabam morrendo engasgados ou sufocados com plásticos, latas e outros objetos.
·   Também não jogue lixo na água dos rios, lagos e mares, pois, além de poluir a água, eles podem matar os animais que vivem ali.
·    Não compre peixes e outros animais aquáticos que foram pescados ilegalmente através da pesca predatória. Informe-se nos órgãos responsáveis sobre este assunto.
·    Quando for passear na praia e encontrar lixo espalhado pela areia, proponha à sua família ou aos seus amigos que o recolham para evitar que ele seja levado pela água para o mar ou para o rio.
·    Veja em seu município o que as fábricas e outras empresas fazem com seu lixo e esgoto. Eles não devem ser lançados nas águas.
·    Fale para as pessoas tudo o que você aprender sobre a preservação dos animais aquáticos.
·    Conheça os projetos da sua cidade e participe deles da maneira que puder. Em algumas cidades do litoral existe o Projeto Tamar, que cuida da preservação da tartaruga marinha.
·        Se um dia você encontrar um animalzinho marinho fora do seu habitat natural (pinguim, tartaruga, etc) comunique a defesa ambiental para que eles deem a ele o tratamento certo para salvar sua vida.

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Sabe que música cairia bem agora? “Bichinhos do Mar”, da Tia Cecéu! Ai que post lindo! Realmente a vida não seria a mesma sem nossos lindos seres aquaticos. Vamos cuidar de quem precisa da gente!

    2 de agosto de 2012 @ 14:41
  2. É isso aí, Manu! Esta música da tia Céceu tem tudo a ver com este tema!!! Adorei a ideia. Que tal as mamães acharem o vídeo no youtube e cantar junto com seu filhinho? Beijinhos.

    2 de agosto de 2012 @ 16:23
  3. Muito legal, meninas do bonita! Parabensss!

    2 de agosto de 2012 @ 17:18

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou