Tudo se transforma!

Tudo se transforma!

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Como é bom e gostoso escrever pra vocês! Quando faço isso, aprendo mais e me divirto também. Estou curiosa para saber se vocês estão colocando em prática o que aprenderam em nossas lições. Estão protegendo a natureza? Estão defendendo os animaizinhos? Estão ensinando outros bonitinhos a fazerem o mesmo?

Quem quiser contar o que está fazendo mande um e-mail ([email protected]) ou divulgue no blog, na página dos Bonitinhos & Bonitinhas. Se quiserem podem mandar fotos também e vamos divulgar para outros verem o que estão fazendo! Vai ser muito legal!

Já aprendemos sobre como proteger o ar, a água, as plantas e os animais. Hoje vamos descobrir como conservar e proteger o solo e a água para que não entrem em contato com o lixo que jogamos fora.


Murilo nunca aprendia a lição. Seus pais, seus professores, seus avós… todo mundo tentava enfiar naquela cabecinha que “lixo não se joga em qualquer lugar e muita coisa se pode reciclar, transformando-a em outra coisa útil e interessante”. Mas Murilo achava que tudo aquilo era besteira. Jogava lixo por todo lugar: na praia, na rua, na beira das estradas, no mato perto de sua casa e no rio que ficava perto de sua casa. Um dia, seu avô o viu jogando um pneu velho dentro do rio e o chamou para conversar:

- Murilo, por que você fez isso? A gente já não conversou sobre não poluir o meio ambiente?
- Ah, vô… nada a ver! O pneu afunda e vai até servir de casinha para peixinhos.
- Lembre-se, Murilo, tudo o que vai, volta um dia. A natureza não perdoa! Nós pagamos as consequências dos nossos atos.
- Bobeira, vô! O pneu não vai voltar. Pode ficar tranquilo!

Naquela noite, Murilo teve um sonho assustador! Sonhou que tinha ido com seus amigos nadar no rio. O dia estava quente e ensolarado. Todos brincavam alegremente pulando na água fresquinha, mergulhando e nadando. De repente, quando Murilo deu um mergulho ficou enroscado num monte de pneus e outros lixos que estavam no fundo do rio e não conseguia se desenroscar. Começou a se debater, mas, quanto mais tentava se livrar daquele lixo todo, mas lixo aparecia! Ele ficava cada vez mais preso. Viu alguns peixes que o olhavam com muita raiva e indignação como se estivessem dizendo: “Bem feito, bem feito! Agora é sua vez de sofrer as consequências!”

Aquilo não era sonho, e sim um tremendo de um pesadelo! Murilo se debatia, tentando se livrar daquele lixo todo quando, de repente, mais uma tonelada de lixo foi jogada no rio, afundando e indo em sua direção. Naquele desespero total ele sente uma coisa gelada encostando em sua cabeça. Neste momento, acordou assustado e viu, para seu alívio, que era seu pai que tinha vindo acordá-lo daquele pesadelo horrível:
- Filho, acorde! É só um pesadelo!

Murilo agarrou-se a seu pai e disse:
- A natureza se vingou de mim!
- Como assim?
- Vovô bem que disse que um dia a natureza traria as consequências!

O pai de Murilo se sentou ao seu lado e escutou toda a história.
- Pois bem, filho! Quantas vezes nós tentamos lhe ensinar sobre proteger a natureza. Espero que esse pesadelo tenha conseguido essa tarefa!
- Com certeza, pai! De agora em diante serei um novo Murilo!

E assim foi! Murilo aprendeu a lição e até montou um clube de reciclagem com seus amigos da escola. A natureza estava livre de mais um agressor e podia contar com mais um protetor!

APLICAÇÃO

Toneladas e mais toneladas de lixo são jogadas fora todos os dias. O maior problema é que muita coisa que poderia ser reciclada e reaproveitada é tida como lixo comum. As pessoas precisam se conscientizar que muito do que é jogado fora polui a natureza, contaminando o solo e a água. Quando o lixo não é reciclado e vai parar na natureza, demora muito tempo para se decompor, para desaparecer. Olhe nesta tabela:

Então, o que fazer? Vamos pensar juntos com a Tia Ane. Se eu jogo na natureza todo o lixo produzido, o solo e a água ficam poluídos. O segredo é não jogar tudo fora, pois nem tudo que parece lixo é lixo! Certo? Mas então o que fazer para não jogarmos tanta coisa fora? A ordem é reciclar! Todo Bonitinho e toda Bonitinha que querem proteger a natureza usam a criatividade para reaproveitar o lixo.

Então, a partir de hoje, fique atento ao código e seja experto! Restos de alimentos, cascas de frutas, legumes… podem virar adubo para a horta da mamãe, da vovó e até para a horta da escola. Pneus, garrafas pets, caixas, latinhas de refrigerante… podem virar, enfeites, bolsas, brinquedos e muita coisa legal. Basta usar a criatividade!

Aprenda a fazer a coleta seletiva, separando diferentes tipos de lixo reciclável: vidro, metal, plástico, papel e orgânico. Separe o que é reciclável em sacos diferentes, pois o próprio serviço municipal de coleta de lixo já tem um destino certo para este lixo. Muitos lugares já possuem cestos diferentes para selecionar o lixo.

Aprenda desde agora, enquanto você é criança, que não se deve jogar nenhum tipo de lixo, na rua, nos acostamentos das estradas, no mato, na praia, nem dentro de rios ou lagos. Pois, além de poluir e contaminar, podem provocar a morte de animais inocentes que pensam que o lixo é comida. Podem também facilitar as enchentes, pois entopem os bueiros. Vamos reciclar! Vamos proteger nosso planeta da invasão do lixo!

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Genteeee, só agora entendi pq os bichos morrem quando jogamos lixo na água! Tadinhos, ficam engatados! Não vamos permitir que isso aconteçaaaaa!

    14 de agosto de 2012 @ 15:53
  2. Que essa seja a geração que aprendeu desde bem pequenininho a separar lixo, a cuidar da natureza. Quanto desenhinho legallllllll

    Ai, sou muito bebezona, gosto de todos os desenhos que a Tia Ane coloca!

    14 de agosto de 2012 @ 16:09
  3. Bom falar desse assunto, Tia Ane! Curto todos os posts!

    14 de agosto de 2012 @ 17:20

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou