Sem bichinho na cabeça

Sem bichinho na cabeça

Cuidando da cabeleira!

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas! Que saudades de todos vocês! As férias estão terminando, e aposto que todos estão com muita saudade da escola. E nada melhor do que praticar a higiene na volta às aulas. Lembram-se do projeto que começamos sobre isto? Pois bem, vamos continuar aprendendo regras e dicas de higiene importantes para nosso dia a dia. Sem higiene não temos saúde.

Como vimos na lição anterior, nosso amigo Jesus gosta quando somos limpinhos. Até os anjos gostam de ver ordem e higiene, pois lá no céu tudo é perfeitamente arrumado. Hoje vamos falar da limpeza da nossa cabecinha. A maioria de nós nasce carequinha ou com pouquinho cabelo. Quando ele começa a crescer, nossa mamãe tem a maior preocupação em deixá-lo lavadinho, cheiroso e bem penteado. As menininhas logo ganham presilhas e xuxinhas para enfeitar seus delicados cabelinhos. Depois que as crianças crescem, elas devem continuar cuidando de seu cabelinho para que ele cresça forte, saudável e limpinho.

historia - piolho

Piolhito era um piolho muito esperto que habitava na cabeça de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo número 1 da água, do sabão e do pente. Assim, iam vivendo juntos. Piolhito, que adorava a sujeira da cabeça do Luizinho, reinava feliz. Todo o dia saía para uma longa caminhada entre os cabelos despenteados e sujos do garotinho, que se coçava desesperado. A noite era uma maravilha para Piolhito porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue de sua cabeça. Piolhito estava feliz da vida! Cada dia mais gordo e bem alimentado. Ele, então, arrumou uma esposinha que se chamava  Piolhinda, e anunciavam a todos do reino dos piolhos que teriam muitos e muitos filhotes.

Uma coisa triste acontecia. Enquanto Piolhito engordava e tinha muitos filhotinhos, Luizinho estava de fazer dó: pálido, abatido, com o olhar triste, magro e adoentado. Não tinha mais vontade de brincar nem de estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma árvore, coçando a cabeça com ambas as mãos. Um dia, sua preocupada mãe o levou ao médico. O doutor olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era seu problema.
- Aqui está a receita! Muita água e sabão na cabeça, e pentear os cabelos três a quatro vezes por semana com pente fino. Use também este remédio feito para o combate ao piolho – disse.

Assim, ao chegar em casa, para azar de Piolhito e de todos de seu reino, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem a cabeça e, em seguida, passou o remédio receitado e penteou as madeixas com pente fino. A festa dos piolhos acabou, e Luizinho ficou cheio de saúde e disposição novamente. Quem o vê hoje nem o reconhece. É um menino feliz, saudável e corado. Está  sempre disposto a brincar e, na sala de aula está sempre atento às lições, conseguindo assim aprender sem dificuldades.

E vocês querem saber de uma coisa? Luizinho e sua mãe ficaram tão contentes com o resultado que saíram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, foram exterminados os piolhos de todos seus amiguinhos e conhecidos, que agora vivem felizes e cheios de saúde. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a história de Luizinho e o Piolhito.

Adaptado de Marlene Veiga Espósito

atividade - piolho

Colaboração: www.pragentemiuda.org


APLICAÇÃO

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o piolho também gosta de cabelos limpos e saudáveis. Ele é um inseto que não tem asas e nem pernas que saltam, então ele passa de cabeça para outra através do vento, do contato físico e do uso de objetos (como escovas de cabelo, pentes, bonés, chapéus, tiaras).

E o que fazer quando se pega piolho?

·  Use um remédio apropriado para acabar com ele.
·  Ao ir para a escola, se você tiver cabelos compridos, prenda-os, pois isto dificultará o contágio.
·  Lave o cabelo com xampu ou loção própria, receitada pelo pediatra.
·  Cada produto tem um jeito de ser usado, leia a bula com cuidado. Eles não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!
·  Uma dica para remover as lêndeas (os ovinhos do piolho): Misture vinagre morno a um condicionador. Passe no cabelo e abafe com uma touca por meia hora. O vinagre dissolve a camada que envolve o ovo e solta a lêndea no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida.
·  Ao eliminar as lêndeas, não as jogue em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-as imersas em uma bacia com vinagre porpelo menos 30 segundos.
·  A lavagem e o uso do vinagre e do pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias.
·  Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, continue examinando os cabelos uma vez por semana.
·  Peça pra mamãe ferver ou enxaguar com água quente a roupa de cama de quem estiver com estes insetinhos indesejáveis. Depois passar tudo com ferro bem quente.
·  Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e o deixe separado das demais pessoas da casa.

Como podemos cuidar do cabelo?

·  Lave-o pelo menos três vezes por semana, usando um xampu que você goste e um condicionador para deixá-lo mais fácil de pentear.
·  Penteie-o todos os dias. Sair com os cabelos assanhados não é nada legal!
·  Se sentir a cabecinha coçar, peça pra mamãe passar pente fino para ver se não tem piolho nela.
·  Chapinha e secador todo tempo também danificam seu cabelinho.
·  Alimente-se bem, sempre comendo alimentos com proteínas e vitaminas que deixem seus cabelos fortes, macios e brilhantes.

Espero que as mamãe ajudem os pequeninos a cuidarem da cabeleira, e que eles queiram sempre estar com cabelos limpos e bem cuidados!

 

por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.

9 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Ameiiiii! Morri de rir com o nome dos piolhos…kkk E tenho que admitir que editar esse post me deu muita coceira. Quem leu tbm deve ter tido essa sensação, né? Beijossss

    30 de janeiro de 2013 @ 15:22
  2. Patrícia Souza

    Haha tava louca pra ver esse posto de piolho.

    30 de janeiro de 2013 @ 15:38
  3. Chintia Sanchez

    Sempre curto as matérias de vcs. Sou mãe.

    30 de janeiro de 2013 @ 15:39
  4. Ilda Amorim

    Coca-cola é tiro e queda pra matar piolhos. Usei qdo minha caçula estava na pre escola, e nunca mais precisei(hoje ela está terminando o ensino médio já). Meia latinha foi suficiente. E olha que já tinha gasto uma nota em remédios, e não tinha dado certo. Usei em mim tbem, pq acabei pegando pela proximidade com ela. Parece meio esquisito, mas dá certo de verdade.

    30 de janeiro de 2013 @ 15:57
    • Emanuelle Sales

      Sério, Ilda? Nossa, dicas de mãe são sempre bem-vindas aqui! Essa sugestão é curiosa. GOstei.. hehe

      30 de janeiro de 2013 @ 16:09
    • Rogelia Mattos

      COMO SE USA A COCA-COLA,JÁ USEI DE TD NO CABELO DA MINHA FILHA E NADA RESOLVE.

      4 de fevereiro de 2013 @ 14:39
  5. Nayane

    Muito bom, essa história de piolhos deixa qualquer um de cabelo em pé… rsrsrs

    Eu tenho uma dica. Quando eu era criança todo fim de ano ia pro RS pro sítio do meu avô, e lá era u lugar ideal pra primaiada pegar pilhos.
    Uma vez voltamos de lá com os indesejáveis na cabeça, só que nessa época além de mim e minha irmã de cabeleira e cacheada, conosco moravam uma tia e uma prima que meu pai ajudava estudar, então eram 4 no mesmo quarto, ou seja, os pilhos fizeram a festa em nossas cabeças. Minha mãe tentava vecer os danados, mas quando limpava a cabeça de uma, ia pra outra, a anterior já pegava de novo. Qualquer remédio próprio que ela usava só matava os piolhos, lêndeas sempre ficavam, entao nada resolvia. Inclusive uma prima foi a nossa casa e acabou pegando tbm. Foram seis meses na luta contra os bichos. Esta minha prima coitada, minha tia acabou cortando o cabelo curtinho pq não conseguia acabar com a piolhada, até que descobriu algo mágico e ensinou minha mãe, então finalmente conseguimos nos livrar dos indesejáveis, após 6 meses de luta.

    E a mágica era tão simples: Compre um pote de creme desses que vendem em potão, nem precisa ser marca cara, pode ser um bem barato mesmo. Encha o cabelo com bastante creme desde o couro cabeludo até as pontas, generosamente mesmo. Coloque uma touca e deixe (não lembro qto tempo minha mãe deixava) acho que por uma meia hora, depois disso deite a cabeça do pequeno em um pano ou toalha branca. Tire com as mãos o excesso de creme e espalhe para encontrar os bichos e matá-los, por precaução claro, depois passe bastante pente fino nos cabelos pra tirar todos os piolhitos e lêndeas. Depois é só lavar os cabelos, se quiser lavar com shampoo pra piolho pode.

    Bom, se isso ajudar alguém. Foi só assim que 6 meses de piolhos foram encerrados mesmo!!!!

    Bjos!!!
    Nay

    30 de janeiro de 2013 @ 17:00
  6. Nayane

    Nossa comi vários “o” dos piolhos aí de cima, rsrsrsrsrsrsrs, acho que to com sono!!!!

    30 de janeiro de 2013 @ 17:18
  7. Pamela Antunes

    Piolho é paga mesmo… Mas os daqui de casa acho q são mutantes! Quando consigo acabar de um jeito, na próxima o método anterior já não funciona mais… O potente fino aqui é diário e a vezes eles ainda aparecem, aff!!!!

    9 de fevereiro de 2013 @ 23:31

Postar um comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

Você pode usar algumas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

or