É bom manter a paz!

É bom manter a paz!

PAZ. Esta palavra é bem pequena, mas é enorme em sua importância! Como é gostoso quando estamos em paz! Como é maravilhoso quando estamos num lugar que tem paz! A paz é necessária para sermos felizes e vivermos bem. Quando não temos paz, ficamos sempre com medo e tristes. A falta da paz traz o ódio e a violência no coração das pessoas, tornando o nosso mundo um lugar ruim de viver. A pessoa que luta pela paz é chamada de pacificador. Todo bonitinho e toda bonitinha deve ser um pacificador, levando a paz e o amor onde quer que esteja.

Jesus falou sobre os pacificadores dizendo assim: “Bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”. Não é maravilhoso ser chamado de filho de Deus? É nosso dever levar a paz e plantá-la como sementinhas no coração de todos. Se juntos fizermos isso, o mundo será um lugar mais feliz e as pessoas viverão muito melhor!

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Leandro ficava muito triste quando via seus irmãos menores brigando, discutindo e criticando um a outro.
- Parem com isso! Por que vocês brigam tanto? Vocês são irmãozinhos e deviam se amar a todo tempo! - dizia ele.
- Você não tem nada a ver com isso, Leandro! O problema é nosso. – respondiam eles.

Não adiantava. Todos os esforços de Leandro eram em vão. O problema é que o comportamento de seus irmãozinhos não afetava somente a eles, mas sim a todos da casa. Ninguém se sentia bem com aquele ambiente, e a paz não reinava ali. A mamãe e o papai chegavam cansados do trabalho e não podiam ter um minuto sequer de tranquilidade, porque Bruno e Bianca não conseguiam manter a paz. Brigavam pelos brinquedos, brigavam na hora do jantar pra pegar o pedaço maior da sobremesa, brigavam pelo programa da televisão… só paravam na hora de dormir.

Isso tinha de parar! Então um dia, lá na escola, Leandro ouviu a professora contar uma história muito bonita chamada “a semente da paz”. Depois de ouvir esta história, ele teve uma ideia para tentar mudar seus irmãozinhos briguentos. Ao sair da aula, passou numa casa de produtos agrícolas e comprou um pacote de sementes de flores diversas. Chegou em casa e reuniu seus irmãozinhos e contou para eles a história que tinha ouvido na escola. Depois propôs para eles uma brincadeira interessante:
- De agora em diante, cada vez que brigarem ou discutirem, vocês irão trazer uma pedra do quintal e colocar nesta caixa que vou deixar ao lado da cama de vocês dois. Mas cada vez que conseguirem resolver uma situação sem brigar, nem discutir vocês vão plantar algumas sementinhas deste pacote no canteiro lá do quintal.

Os meninos riram e falaram:
- Então vamos ter mais pedras do que flores!
- É uma pena que vocês pensem assim, porque nossa casa seria muito mais bonita se ficasse cheia de flores do que de pedras! Façam uma forcinha. Precisamos ter paz em nosso lar!

Eles ficaram envergonhados e concordaram em se esforçar para melhorar. Nos primeiros dias eles carregaram tantas pedras que não cabiam mais na caixa, então Leandro teve de arrumar outra caixa, e as pedras não paravam de chegar. Que tristeza. Quase não haviam plantado nenhuma semente no jardim. Então Leandro teve outra ideia:
- O quarto de vocês está cada vez mais cheio de pedras. De agora em diante vocês vão carregar as pedras de volta para o quintal cada vez que encherem uma caixa. E não pode ser uma de cada vez, mas sim a caixa toda de uma vez.
- Mas é pesada, Leandro! – disse Bianca.
- Não importa. Quero que vocês sintam o peso das coisas que vocês fazem para tirar a paz de nossa casa com tanta confusão!

Carregaram uma, duas, três, quatro caixas e depois de tanto carregarem caixas cheias e pesadas decidiram se esforçar mais e não brigarem por qualquer coisa. Então as coisas começaram mudar. Quase não traziam mais pedras, mas cada dia plantavam mais sementes no jardim. Certo dia a mamãe, ao tirar um tempinho para regar o jardim, reparou que ele estava cheio de flores diferentes, lindas e coloridas. Ficou intrigada, porque não lembrava de tê-las plantado ali. Chamou os meninos e perguntou:
- Vocês sabem de onde estas flores surgiram? São lindas!
- Ah, mamãe, elas são as flores da paz!
- Flores da paz? Como assim?

Então as crianças contaram toda a história para a mamãe. Quando terminaram de contar, ela estava com lágrimas nos olhos. Abraçou seus filhos e disse que estava muito feliz e orgulhosa de suas atitudes. De noite, quando o papai chegou, ela contou a ele tudo o que acontecera e chamaram seus filhos na sala. O papai disse:
- Estou muito feliz que a nossa casa esteja se transformando num lugar de paz! Quero que juntos agradeçamos a Jesus por isso e peçamos e Ele que nos ajude a continuar sempre assim. E você, Leandro, merece o título de PACIFICADOR, porque conseguiu fazer de seus irmãos pessoinhas melhores! Bem aventurados os pacificadores!

Daquele dia em diante a paz passou a fazer parte do lar daquela família, e todos ficaram muito mais felizes!

APLICAÇÃO

Como posso ser um pacificador?

·    Combatendo a violência e os maus tratos às pessoas e também aos animaizinhos.
·    Lutando pela liberdade: liberdade de se expressar, liberdade de religião, liberdade individual.
·    Não participando de discussões e brigas.
·    Não provocando confusão nem desentendimento.
·    Deixando o ambiente de casa, da escola, da igreja ou da rua tranquilo e agradável.
·    Não falando mal das pessoas, provocando intrigas e fofocas.
·    Conversando e não discutindo para resolver problemas.
·    Ajudando a manter a paz onde for: na escola, na igreja, na rua, em nossa casa e em todos os lugares.
·    Ajudando as pessoas a fazerem as pazes, se reconciliarem.
·    Falando de Jesus, “o Autor da Paz”, para as pessoas.

 

Tia Ane

Postado por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Marque o permalink ou deixe um trackback.

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales Emanuelle Sales

    Esse assunto eh um dos mais especiais q vimos aqui! Como eh bom saber q, ao chegar em casa, ou em qualquer outro lugar, nos sentiremos seguros com o sensação de paz e tranquilidade. Principalmente nossa casa, que deve ser o porto seguro! bjus (amei a história)

    30 de maio de 2012 @ 14:27
  2. Gostei muito!

    30 de maio de 2012 @ 17:45
  3. Curti! Parabens pelo projeto.

    30 de maio de 2012 @ 17:46

Publicar um comentário

Seu email é nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


ou