Medo da escuridão

Medo da escuridão

O vale escuro. Quem nunca passou por ele?

Tenho certeza de que a maioria de vocês, quando crianças, tinham medo do escuro, e alguns de nós continuamos tendo este pavor mesmo depois de adultos. Lembro-me que quando eu tinha aproximadamente dez anos de idade meu pai aceitou o desafio de evangelizar um pequeno vilarejo chamado Itapeúna. Era um lugar minúsculo, mas a palavra de Deus devia ser divulgada ali. E lá fomos nós, a equipe missionária. Começamos o trabalho com planfetagem, visitação, atendimento assistencial com o apoio da hoje chamada ADRA e, finalmente, a série evangelística — realizada no período da noite numa escola desativada e de estrutura bem precária que ficava em cima de um morro cercado por mata e cujo acesso era feito por uma escaria interminável, pelo menos em minhas lembranças infantis.

Luz de lampião

Meus pequenos irmãos e eu ficávamos angustiados, pois papai dava tanta atenção a cada pessoa que não percebia o tempo passar. Sabíamos que logo os geradores seriam desligados e ficarímaos completamente no escuro, pois não tinhamos nenhum outro recurso de iluminação. Eram raras as vezes que ele, meu pai, voltava antes dos geradores serem desligados. Então, o nosso pavor se concretizava. Morcegos voavam de um lado para ouro dando razante sobre nossas cabeças, e nós nos agarrávamos à nossa mãe como se ela fosse nosso escudo protetor. Só ficávamos tranquilos quando finalmente viámos os faróis do carro do meu pai se aproximando, iluminando o local.

Se eu perguntar, tenho certeza que cada um de vocês
tem memórias de infância relacionadas ao medo do escuro.

Confesso que hoje gosto de dormir na completa escuridão, e qualquer claridade me tira o conforto do sono. Mas se se estou sozinha e a falta energia, não consigo me sentir tão confortável assim. A luz representa para nós segurança e refúgio. Usando a escuridão como uma metáfora, quero compará-la a algumas situações pelas quais qualquer um de nós pode passar: medo do desconhecido, das enfermidades, da perda de um ente querido, do desemprego, da perseguição, solidão, depressão e de outros males que todo ser humano enfrenta.

Nesses momentos, muitos se desesperam e acabam se perdendo mais ainda em meio ao breu. Tateiam e perdem as esperanças de enxergar novamente a luz e acabam sucumbindo ao desespero. Este é o momento em que mais precisamos da luz e para termos acesso a ela basta apenas confiar, entendermos a mão e agarrarmos a mão estendida de nosso Pai Celeste. A luz que vem de Deus sempre brilhará nos tempos mais sombrios de nossa vida. Ele mesmo prometeu:

não temerei mal algum

Sempre a mão de Deus estará estendida para nos confortar, proteger e nos manter. Nós só precisamos olhar para Ele! Ele iluminará sua vida, não importa quão escura esteja a sua noite. Então, levante-se! Caminhe confiante na direção da luz do mundo. Estenda sua mão e deixe que Deus a segure para guiá-lo em segurança em meio aos momentos escuros e sombrios.

Se você estiver passando pelo vale escuro, não tenha medo. Com os olhos da fé enxergará a luz de Deus. Esta luz nunca se apaga, pois Ele próprio é a luz e é eterno

E  “…a quem estava assentado em trevas, viu uma grande luz; a quem estava assentado na região e sombra da morte, a luz raiou” (Mateus 4:16).

por Tia Ane

Categorizados em Pensamentos
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.

6 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Que mensagem linda! É tão bom saber que temos alguém ao nosso lado até no vale escuro. Qtas vezes Deus nos diz: “Não tenha medo”. Vamos viver em paz e com fé! Bom sábado!

    9 de agosto de 2013 @ 18:21
    • É verdade Manu, só falta confiarmos quando a voz de Deus nos diz para não termos medo. Bjus

      12 de agosto de 2013 @ 11:13
  2. Patrícia

    Confiar em Deus é oq precisamos!

    9 de agosto de 2013 @ 19:06
  3. Ariane

    Texto mais lindo!

    10 de agosto de 2013 @ 19:12
  4. Ellen

    Esse é o nosso Deus poderoso e confortador

    10 de agosto de 2013 @ 19:12
  5. Ana Vieira

    Minha canção favorita cai bem ao teu post Ane. Cai tão bem pra minha vida nos momentos de escuridão…

    Deus Tem Um Plano
    Victorino Silva

    Deus tem um plano em cada criatura
    Aos astros Ele dá o céu
    A cada rio, Ele dá um leito
    E um caminho para mim traçou.

    (CORO)
    A minha vida, eu entrego a Ti
    Pois o Seu Filho a entregou por mim,
    Não me importa onde for, seguirei meu Senhor.
    Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei.

    Em Seu querer encontro paz na vida
    E bênçãos que jamais gozei
    Embora venham lutar e tristezas
    Tenho fé que Deus me guiará.

    (CORO)
    A minha vida, eu entrego, entrego a Deus
    Pois o Seu Filho, lá na cruz, a entregou por mim
    Não me importa aonde for, seguirei meu Senhor
    Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=75fv2zq21QI#t=66

    4 de setembro de 2013 @ 2:43

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou