Enchendo a barriga

Enchendo a barriga

Mais um post da série “Animais da Bíblia”

A pequena esfomeada!

Você já viu uma lagarta? Ela tem várias perninhas, e seu corpo é coberto de pelinhos. Existem lagartas de várias cores e tamanhos, e elas vivem em meio às plantas, pois se alimentam de folhas. A história de hoje fala de uma lagarta muito gulosa.

lagarta gulosa

Uma lagarta gulosa estava com muita fome. Havia andado muito e não encontrava nenhuma folhinha sequer para comer. Mas, de repente, avistou uma linda aboboreira, cheinha de folhas grandes e largas.  Vocês sabem o que é uma aboboreira? Sim, isto mesmo, um pé de abóboras. Como toda lagarta, ela estava com muito apetite. Aquelas folhas pareciam bem suculentas! Por isso, subiu no caule e começou a comê-lo. Comeu, comeu e comeu. Comeu todo o caule e, depois, cada uma das folhas da aboboreira. Em uma noite apenas, devorou todo o pé de abóboras. Ficou gorda e imensa.

Porém, aquela aboboreira tinha dono. O dono era Jonas, que ficou muito, mas muito nervoso com aquela lagarta.  Ele estava furioso, porque agora a sombra que a aboboreira fazia acabou, e o sol batia direto na sua cabeça, fazendo com que ele sentisse muito calor e quase desmaiasse. Mas o que Jonas está fazendo sob um pé de abóbora? Ele não tinha ido até Nínive falar ao povo que todos deviam se arrepender se não Deus destruiria a cidade. Calma… Não há nada de errado com a nossa história. Sabemos que, depois de ser engolido e vomitado pelo peixe, Jonas fez direitinho o que Deus pediu, e o povo se arrependeu das coisas erradas que fazia. Mas depois de cumprir sua missão, Jonas ficou perto da cidade torcendo para Deus destruí-la. Ele pensou: “Esse povo é muito mal e já matou muitas pessoas. Todos merecem morrer queimadinhos. Vou ficar aqui de longe esperando, pois quero ver o fogo cair do céu e queimar tudo!”.

Acontece que Deus não mandou fogo do céu sobre o povo de Nínive. As pessoas de lá haviam se arrependido das coisas terríveis que faziam e pediram perdão a Ele. Deus ficou muito feliz com a transformação deles e desistiu de destruir a cidade. Jonas ficou furioso e falou para Deus:
– Não foi isso que eu disse que aconteceria! Por que o Senhor não cumpre o que prometeu e destrói logo esse povo? Eu estou com tanta vergonha que quero morrer. Ninguém vai acreditar que eu sou um profeta! Por isso que eu queria ter fugido para Társis!

Jonas estava no sol quente e sentia muito calor. Então, Deus fez crescer o pé de abóbora para que ele ficasse na sombra.  Nunca uma planta cresceu tão rápido assim! Em um dia apenas aquele de pé de abóbora cresceu e ficou gigante. Mesmo assim, Jonas não parava de reclamar, e esperava que Deus destruísse o povo de Nínive. Então, durante a noite, a lagarta gulosa apareceu e comeu toda a aboboreira. Quando Jonas acordou no dia seguinte ficou muito furioso.
– Por que o Senhor deixou a aboboreira morrer? Por que o Senhor mandou esta lagarta gulosa comer tudo? A planta estava me protegendo do sol, e agora estou quase morrendo de tanto calor!

Deus então respondeu:
– Jonas, por que você está tão bravo pela aboboreira? Não foi você quem a plantou, nem quem a fez crescer. Pense bem. Fui eu quem criou cada um dos moradores da cidade de Nínive e cuido de cada um deles, assim como cuido de você. Eu amo aquele povo como amo você. Você nem os conhece e quer que eu mate todos eles! Nínive tem 120 mil pessoas, além dos animais. Eu criei todos eles. Eu não tenho muito mais razão para ficar triste por eles do que você por essa planta que morreu?

Jonas ficou muito envergonhado por ter sido tão mal e egoísta. Deus usou a lagarta gulosa para ensinar uma lição ao profeta mal-humorado. Deus pode usar até mesmo um animalzinho tão pequeno, como uma lagarta, para nos ensinar uma grande lição. Devemos sempre estar atentos!

lagarta - atividade

 

APLICAÇÃO 

Que lições podemos aprender com esta história?

  • Que Deus ama todas as pessoas.
  • Que Deus não quer que ninguém seja castigado, mas quer salvar a todos.
  • Que Deus sempre nos dá oportunidades para nos arrependermos das coisas erradas que fazemos.
  • Que Deus não gosta quando desejamos o mal aos outros.
  • Que Ele usa coisas simples para nos ensinar grandes lições.

por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.
  • Emanuelle Sales

    Ai, eu ameiiii essai história. Tô aprendendo tanto com os Bonitinhos & Bonitinhas. Qdo eu tiver um, ele vai ter um acervo gigante de histórias pra ouvir…rs

    • http://www.bonitaadventista.com.br Naysa Rabelo

      Manu, quando vc tiver um, ele simplesmente vai ser o neto da Tia Ane… essa criança tá boa de histórias! kkkkkkkkk

      E eu acho que foi a foto mais linda dos bonitinhos que eu vi até hoje… essa criança fofa de lagarta tá uma belezura!!!!

  • Analice

    Ebaaaa, acerte. Achei q fosse essa história pelo título. Estou adorando a série e os titulos criativos.

  • Chris

    Muito legal essa história,criativo a lagarta, fácil fazer…

    Bjus.

  • Vilma Leite

    Ficou bem mais charmosa a história com a lagartinha…amei Tia Ane, bjs!