Corpinhos diferentes

Corpinhos diferentes

A Tia Ane já falou sobre discriminação racial. Jesus fez o mundo com várias cores. Hoje eu quero falar que Ele também fez o mundo de formas e tamanhos diferentes.

O assunto de hoje é: DISCRIMINAÇÃO DE TIPOS FÍSICOS. 

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Toquinho recebeu este apelido por ser um garotinho bem baixinho. Ele não se importava com o apelido, mas ficava triste quando outras crianças o chamavam de nanico. Em sua escola havia muitos alunos que se sentiam discriminados, assim como Toquinho, por serem diferentes em seu tipo físico. Tinha o Macarrão e Tina Girafa, que receberam estes apelidos por serem muito altos. Tinha o Caveirinha e a Olívia Palito, que eram bem magrinhos. E o Bolão que tinha este apelido por ser muito gordo.

Os alunos viviam chateados. Isto tinha de acabar! Certo dia, Carlos, professor de educação física, resolveu fazer um projeto para tentar resolver esta situação. Disse aos alunos que teriam, na escola, uma competição de novos talentos. Seria como uma pequena olimpíada com arremesso de peso, salto à distância, levantamento de peso, corrida e obstáculos.

O professor montou as equipes de tal forma que todos aqueles alunos discriminados fizessem parte de uma modalidade que se adequasse a ele. Todos deveriam treinar por alguns dias em suas casas, sozinhos. No dia marcado, fariam uma grande festa!

O dia enfim chegou! A primeira prova foi a da corrida. Ele chamou o grupo de alunos que tinha sido escolhido e falou que eles correriam de uma maneira diferente:
- Atenção, vocês irão correr um de cada vez. Fará mais pontos para a equipe quem fizer o percurso mais rápido!

Então, cada um correu o trecho demarcado pelo professor Carlos. E para surpresa e alegria do time de corrida, Caveirinha e Olívia Palito fizeram o maior número de pontos. Todos bateram palmas para os ganhadores.
- Agora a equipe de arremesso de peso. Tomem suas posições.

O time do arremesso de peso se apresentou, e um de cada vez jogou o peso em direção ao alvo que o professor traçou. Novamente a surpresa. Quem ganhou? O Bolão. Ele era gordo, mas era também muito forte e deu o maior impulso ao peso que acabou indo mais longe do que os dos outros. Os alunos aplaudiam e gritavam sem parar, alegres com a surpresa! O professor anunciou a próxima prova:
- Agora o time de salto à distância.

Os alunos escolhidos para esta prova, rapidamente tomaram seus lugares. Ao apito dado pelo professor, cada um correu e saltou sobre a areia. Mais uma vez a surpresa de todos: o Macarrão e Tina Girafa tinham sidos os campeões. Os alunos gritavam:
- Vocês não pulam, vocês voam!

Enfim chegou a última prova! Os alunos tinham de passar por dentro e por baixo de obstáculos que o professor tinha colocado no gramado. Tinham pneus e cordas esticadas numa altura bem baixinha. Os alunos tinham que passar por debaixo das cordas sem encostarem nelas e passar por dentro dos pneus sem ficarem presos neles.

O apito tocou, e logo um por um foi desclassificado. Um se enroscou nas cordas, outro ficou entalado no pneu, e a prova foi ficando cada vez mais difícil. Mas enfim um ganhador! Alguém adivinhou quem foi? Isso mesmo, o Toquinho. Ele era bem pequeno, por isso passou sem dificuldades por todos os obstáculos.

Terminadas as provas, o professor Carlos montou um pódio, e todos os vencedores subiram nele para receber suas medalhas!
- Hoje aprendemos uma grande lição: não podemos depreciar, nem discriminar ninguém. Todos têm potenciais incríveis que precisam ser somados para todos viverem felizes! A partir de hoje, todos vocês devem respeitar seus colegas. Diante de Deus somos todos iguais – disse o professor.

Os alunos abaixaram a cabeça pensativos e, depois de um breve silêncio, todos se abraçaram e riram bastante, comemorando aquele campeonato inesquecível. Depois daqueles jogos os alunos resolveram descobrir o nome verdadeiro de seus amigos campeões e pararam de chamá-los por aqueles apelidos que os deixavam tristes.

A vida mudou para todos, agora eram todos amigos inseparáveis!

APLICAÇÃO:

Você já comparou uma melancia com uma pitanga? A melancia é uma fruta grande e pesada. A pitanga é bem pequena e levinha. Mas as duas frutas são deliciosas, e cada uma delas tem tipos diferentes de vitaminas que nos ajudam a ter mais saúde.

Observe agora alguns animaizinhos. Olhe um elefante e um hamster. Como são diferentes! O elefante é grande e forte. O hamster é pequeno e fraquinho. Mas de uma coisa podemos ter certeza, todos estes animais deixam o mundo muito mais bonito. Cada um tem sua função.

Os seres humanos também são diferentes um do outro. E a coisa mais bonita de tudo isso é que não existe ninguém igual. Podemos ser parecidos ou iguais, como os gêmeos, mas tem uma coisa que ninguém tem igual. Sabe o que é? A impressão digital. Olhe seus dedos. A pele que os cobre tem linhas desenhadas. Elas são a sua impressão digital. Se você passar tinta em seus dedos e carimbá-los num papel, verá o desenho desta impressão digital.

Em todos os lugares que estamos, na escola, na rua, na igreja, na nossa vizinhança, no clube, convivemos com pessoas de tipos físicos diferentes. Mas todos são muito importantes para Deus. Papai do Céu fica muito triste quando ele vê as crianças, os adultos também, discriminando alguém por ter um tipo físico diferente.

Alguns fazem gozação de alguém que é muito magro, ou muito gordo, ou alto demais ou baixinho. Colocam apelidos, fazem piadas. Tudo isto faz com estas pessoas se sintam tristes e não amadas. Bonitinhos e bonitinhas de Jesus sabem respeitar as diferenças físicas e assim tornam o mundo um lugar melhor de se viver.

 

por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.

4 Comentários

  1. Maravilhoso! Que Deus continue abençoando este blog!

    12 de abril de 2012 @ 14:33
    • Emanuelle Sales

      Obrigada pelo apoio, Sonia! E vamos mudar o mundo, de pouquinho em pouquinho e viver melhor! Bjuuus

      12 de abril de 2012 @ 15:35
  2. Erica

    AMEI! Já compartilhei com meus amigos.

    12 de abril de 2012 @ 15:36
  3. Vitória

    Curti mto esse post!

    12 de abril de 2012 @ 15:36

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou