Por dentro ou fora?

Por dentro ou fora?

 Mas Deus não vê somente o interior?

Criar o blog Bonita Adventista trouxe muita emoção à minha vida. Trabalhar com o público feminino é divertido e um tanto cômico, já que todas as leitoras fazem questão de, uma forma ou outra, dizer o que pensam. Já ouviu por aí que mulher gosta de falar? Pois é, elas também gostam de digitar! Os temas geram debates tão interessantes que atraem até os homens, que por sua vez também têm muito a dizer. Eu me divirto nos programa que faço nas igrejas e congressos, porque quando abro o espaço para perguntas e respostas, os primeiros que erguem as mãos são os homens.

Quando o assunto é a aparência física e a conduta cristã, fico feliz em ver que muita gente se mostra disposta a mudar até mesmo a vestimenta por amor a Deus. Mas nem todos acham isso necessário. No meio de tantas demonstrações de pensamentos, alguns argumentos me chamam a atenção: “Até parece que Deus liga para o que visto. Tem tanta coisa mais importante no mundo para Ele se preocupar”, dizem alguns leitores. “De que adianta se vestir igual a uma santinha e ter o coração todo errado?”, questionam algumas garotas. “O importante é ter o caráter cristão. O que eu visto não muda minha fé nem quem sou”, comentam outros participantes.

Sabe o que é interessante? Todas essas afirmações têm um pouco de verdade, mas sua essência é enganosa, pois não devemos dar a Deus nosso “menos pior” (se posso assim dizer). Ele quer de nós um posicionamento bem definido. Ou você é quente, ou frio. Não existe meio-termo.

roupas falam

O povo adora publicar nas redes sociais e gritar ao mundo que não está nem aí para o que pensam a seu respeito. Muitos dizem que a aparência não importa, muito menos no universo religioso, afinal, a Bíblia diz que “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16:7). Então, será que Ele não se importa com a aparência e só vê o interior? Espere… Tem algo escrito antes disto que dá mais sentido ao pensamento: “Não considere a sua aparência nem sua altura”. A mensagem deste texto é que não se pode menosprezar alguém por causa de sua aparência. Deus havia pedido que Samuel procurasse um novo rei para Israel, mas que na busca não julgasse ninguém pelo seu exterior. Lembra quem foi o escolhido? Davi, o pastor de ovelhas, caçulinha entre os irmãos. Se você ainda acha que Deus vê apenas o coração, e nunca a aparência, veja o que Ele diz:

“Afaste-se de toda aparência de mal”
(I Tessalonicences 5:22)

Certa vez, Márcio, um corintiano, combinou de assistir com seus amigos a um jogo decisivo contra o Palmeiras. A galera se reuniu no quintal enquanto aguardava o início da partida. Todos estavam empolgadíssimos, até que Márcio chegou e os deixou assustados. Ele vestia uma roupa verde e branca! Seus amigos ficaram chocados. Aquele era um momento importante para eles, no qual deveriam mostrar de todas as formas possíveis de que lado estavam. Márcio parecia um palmeirense, e não um corintiano. Vendo a indignação dos amigos, ele disse:
— Calma, gente. Estas cores não mudam o que sinto pelo nosso time!
— Márcio, um verdadeiro torcedor jamais aceita se parecer, por pouco que seja, com seu rival.

(Essa ilustração usei no post  A polêmica dos esmaltes também)

a imagem

Vista a camisa do seu time! Isto pode ser mais literal do que você imagina. E não se engane achando que Deus faz uma seleção do que é mais importante a fim de não perder tempo com coisas supérfluas. Para quem é onisciente e onipotente não existe este tipo de distinção. Não diga: “Até parece que Deus liga para o que visto se tem tanta coisa mais importante no mundo para resolver”. TUDO o que faz parte da vida humana afeta o plano da redenção, por isso Ele considera de extremo valor direcionar sua atenção a cada detalhe que nos cerca.

Beijos… E lembre-se que TUDO fala sobre nós!

por Emanuelle Sales

8 Comentários

  1. Maria Tomaz

    Uouuuu, que texto maravilhoso. Q a gente pare de pensar que Deus não se importa com as coisas.

    14 de maio de 2014 @ 17:24
  2. Analice

    Verdade pura!

    14 de maio de 2014 @ 19:46
  3. Todos os argumentos que já ouvi até hoje se encaixam em uma categoria: FALÁCIAS.
    Usam de pontos de verdade para incutir o erro. Deus é a própria perfeição, e aqui estamos nós tentando argumentar para afagarmos o que gostamos. Uma leitora escreveu no post dos esmaltes uma coisa muito verdadeira, dizendo que isto só mostra que essas pessoas não estão preparadas para deixar coisas mais sérias para seguir a Jesus. Muitas coisas nós gostamos de fazer, mas precisamos exercitar a renúncia, ela é uma das atividades didáticas para o tempo do fim. #ACORDAIGREJA!

    Frienda, me emociono, pois sei que este é o caminho, e, estamos andando por ele! Post ótimo! Bjus

    15 de maio de 2014 @ 15:26
  4. Gissela Gomez

    Nossa li tudo…um tema polemico e nao deveria ser…gostei muito da maioria dos comentarios, mais 3 deles me fizeram pensar…Nadia, Antonio e Lory Ley…tenho certeza que nao deveriamos usar esmalte nao so por saude (a unhas precisan “respirar”), senao tb porque nao tem nada a ver com ser a imagem de Deus…agora maquiagem….gente se voce tem uma cicatriz de acne, accidente, ou manchas de sol, ou de gravidez…entao ,…pensemos…colocar maquiagem para deixar o rostro o mais perfeito possivel…sem exageros (que nao fique como parede com cemento)…sombras?, pra que?, para parecer borboleta? alias as borboletas foram feitas assim, mas nos nao somos borboletas…nao precisamos nem por estetica,nem por saude, nem por nada…entendem ao que me refiro ne?…agora pintar cabelo? as pessoas perguntam…nao é obvia a resposta?….nossos cabelos tem uma cor nao é?…entao para que pintar?….essa cor foi planejada por Deus!!!…claro que com o pecado veio a velhice e com ela a mudanza da cor de nosso cabelo…e entao pode o nao pode?…bom se pararam para pensar se dariam conta que ate pode pintar se quiser…da cor que era…tipo marrom, preto, ruivo, loiro (a cor que era seu cabelo) mais dai pintar outra cor?…porque?, para que?…gente nao enxergam que estamos deixando que a MIDIA….nos obrigue a ser iguais aos demais…???? tudo que sai na revista, na novela, a cantora tal…e por ai vai…tudo por parecer diferente!!! DIFERENTE?….OU COPIA de outro?….pensem e reflitam…nesta caminhada estamos todas e devemos aprender que nem sempre temos a razão…e que se devemos deixar nosso orgulho, nossa egolatria e fazer o que Deus pede…ai temos que nos policiar, porque nao é facil…deixar que nossos gostos imperem….vamos pedir ajuda a Deus…so ele pode e ele quer que sejamos diferentes….alias…no ceu nao teremos nada disso, sera que nos acostumaremos?….vale lembrar que qualquer coisa que nos tenha escravas…ja é idolatria…(sapatos, joias, bolsos, cintos, bones, etc…)
    Que Deus abençoe a todas…

    15 de maio de 2014 @ 23:05
  5. Keila

    Uaauu.!! Excelente Post, e a cada dia que se passa enquanto cresce minha maturidade no conhecimento de nosso Deus tenho certeza de que Deus se importa sim com cada detalhe de nossas vidas, e a nossa beleza reflete a presença Dele dentro de nós.! Bjs Bonitas ^^

    16 de maio de 2014 @ 18:33
  6. Alana Gabriele

    A questão é simples. É somente antes de qualquer decisão de ”certo ou errado” fazer-se a seguinte pergunta: As pessoas que não me conhecem, ao me verem, chamarei a atenção delas por ser ”da moda, corpo totalmente em forma, vulgaridade, unhas gritantes e roupas de grife” ou pelo Deus que sirvo através da simplicidade, modestidade, beleza natural, boa saúde e simpatia? 🙂

    20 de maio de 2014 @ 16:49
  7. Aline

    Muito bom, às vezes achamos que Deus não se importa com certos detalhes mas na verdade ou somos inteiras dEle ou simplesmente não somos dEle, não somos dEle.
    Meu blog http://estive-pensando2.webnode.com/

    26 de maio de 2014 @ 22:01
  8. Bianca Paradis

    Creo que primero debemos buscar amar a Dios y todo caerá por si solo…si arreglo mi apariencia personal ,es cuestión mía y de Dios ,no creo que nadie tiene o debe opinar con una decisión personal..por lo mismo,no critico con las decisiones de otras personas;en tal caso ,si considero que esta cometiendo un error ,si lo quiero ayudar ,creo que no llegare a nada criticándolo o juzgándolo ,entonces estaría tomando el rol de Dios!!..por que al fin al cabo solo él conoce los corazones y y su espiritualidad! ;creo que primero debo ayudarle con las oraciones .
    La ropa te hace,pero si dice mucho de las características de tu personalidad!la psicología se refleja en tu apariencia, ….yo pienso en que debo cuidar mi apariencia sin que vaya contra mis principios, denotando sobre todo cuidado,limpieza,respeto y elegancia,y esto no se encuentra en ropas caras ni lujosas,sino en la actitud la delicadeza y la personalidad.
    En este mundo tratamos con personas cristianas y no cristianas;y muchas veces las personas no cristianas relacionan a los creyentes con dejadez y descuido en la apariencia personal, relacionan la humildad con la pobreza y no con una característica del carácter , creo que se debe cambiar esa imagen ,por una mejor,como la de un cristiano que inspire respeto!..Y mostrar que los hijos de Dios somos en verdad personas que satisfacen y llenan todos los aspectos de la vida!.y están en armonía con Dios!

    10 de julho de 2014 @ 20:19

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou