Machismo não é piada

Machismo não é piada

“O corpo da mulher não é território público”

Oi, oi, meus amigos! Fiquei 1 mês sumida daqui e investindo tempo no canal Bonita Adventista no YouTube. Falando nisso, INSCREVA-SE lá e assista tudinho. Hoje quero bater papo em forma de escrita. Topa ler? Acabei de me deparar com uma matéria a respeito da apresentadora Fernanda Lima. Recentemente, ela se envolveu numa polêmica com o apresentador Silvio Santos. O motivo da discussão foi o desrespeito com as mulheres, principalmente através de piadas e falas machistas. Diante da repercussão, ela fez uma declaração em sua rede social. Veja só:

fernanda_lima_silvio_santos

Diante de tantas manifestações carinhosas e outras tão agressivas que venho recebendo ao longo dessas semanas, resolvi escrever para elucidar os pontos que acredito que não me fizeram calar diante desse debate público, afinal, nada aqui é pessoal. É coletivo, é política.Pessoalmente, ser chamada de magra, ou mesmo ser objetificada com frases do tipo ‘se ela não souber fazer amor e sexo eu vou ensinar a ela’ me parece um absurdo, mas não me oprime a ponto de me fazer sair do conforto do meu silêncio para pedir respeito. Sei quem sou, gosto do meu corpo e e escolho com quem faço amor e sexo. No entanto, politicamente, como uma comunicadora, venho aprendendo que o mundo mudou e que não cabe mais rir do oprimido, mas sim do opressor. 

Ter privilégios também implica ter responsabilidade. De que adianta dar visibilidade às minorias para zombar da cara delas? Romper o silêncio pode ser desesperador ou libertar. Prefiro acreditar na segunda opção, então, não me calo. Sigamos firmes na construção de vias de comunicação, de informação, de aprendizado sobre os males sociais do machismo para que nenhuma mulher mais sofra qualquer tipo de violência pelo simples fato de ser mulher: chega de assédio, de abuso, de violência contra nossos corpos, contra quem somos. O corpo da mulher não é território público onde se pode meter a mão, avaliar, invadir, usar, agredir. Não vamos assistir caladas essas ‘brincadeiras’ se reproduzindo por aí a torto e a direito.

A apresentadora termina o texto lembrando dados assustadores relacionados à violência contra a mulher no Brasil e pedindo, mais uma vez, que as pessoas parem de ser benevolentes com brincadeiras sexistas.

No último sábado, a Igreja Adventista se uniu para mais uma campanha Quebrando o Silêncio. Já são 15 anos lutando contra a violência doméstica, o assédio sexual, o estupro… Como cristãos, não podemos nos calar diante de uma realidade desrespeitosa, principalmente com as mulheres. Quero compartilhar com vocês 2 pequenos textos de Ellen White sobre a mulher. Dá uma olhada:

sobre_elas

A mulher que se submeter a ser sempre dirigida, mesmo nos menores assuntos da vida doméstica, que abrir mão da própria identidade, jamais será de grande utilidade ou bênção para o mundo, e não corresponderá ao propósito que Deus tem para a sua existência. Sendo meramente uma máquina, é dirigida pela vontade e mente de outra pessoa. Deus deu a cada um, homem e mulher, uma identidade, uma individualidade, pois precisam agir por si mesmos no temor de Deus. 

Embora duas pessoas se casem, façam um ao outro os mais solenes votos à vista dos Céus e dos santos anjos, e se tornem uma só carne, ainda assim cada um possui identidade separada, que o concerto matrimonial não pode destruir. Embora unidos um ao outro, cada um possui uma influência a exercer no mundo, e nenhum deveria absorver-se tão egoistamente com o outro, a ponto de fechar-se para a sociedade e sepultar sua utilidade e influência. 

Conta aí o que você pensa sobre isso!

por Emanuelle Sales

14 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php:515 Stack trace: #0 /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php(559): commenter_link() #1 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(179): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(144): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(139): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(387): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/comment-template.php(2203): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/comments.php(87): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home2/bonita20/public_html/wp in /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php on line 515