Bullying e autoestima

Bullying e autoestima

Sinta-se confortável em sua própria pele

(fonte: site Hypeness)

No dia 20 de abril, a página do Facebook ‘Spotted in Windsor’ recebeu o relato anônimo da mãe de uma adolescente. Ela narrou sobre os problemas de autoestima que sua filha de 15 anos vem enfrentando por conta do bullying de colegas da escola e de como ela recebeu uma ajuda inesperada da vendedora de uma loja de maquiagem. O post começa: “Minha filha tem 15 anos de idade e está enfrentando um momento difícil com a sua autoestima. Ela é ridicularizada sem piedade por muitas ‘jovens mulheres’ (estou tentando ser delicada com os adjetivos) que frequentam o colégio delaElas a criticam por suas roupas, sua pele, sua voz, seu cabelo, suas sobrancelhas, e a lista continua. É triste dizer, mas esse bullying constante fez com que minha linda filha se convencesse que ela não é bonita, e sua personalidade expansiva e divertida diminuiu”, contou.

Ela continua dizendo que, a pedido da menina, a levou até a Sephora (loja de cosméticos) para comprar alguns produtos que a fizessem se sentir mais confortável no colégio e que talvez fizessem os comentários maldosos desaparecerem. “O principal motivo pelo qual eu estou escrevendo esse desabafo é por causa do serviço que eu recebi na loja e a impressão que a vendedora deixou na minha filha“, disse a mulher. Então ela fala como a atitude da jovem ajudou sua filha: “Nós estávamos há algum tempo na loja quando uma jovem se aproximou e perguntou se nós precisávamos de ajuda (Shayna? Shaina? Me perdoe, mas eu não consigo me lembrar da maneira correta de escrever o nome dela, mesmo tentando decorar a etiqueta).

Ela era uma mulher pequena e loira, lindíssima, e poderia muito bem ser uma das meninas que atormenta a vida da minha filha. Nós nos sentimos intimidadas neste tipo de loja — as vendedoras normalmente são lindas, exalam confiança… para alguém nova no mundo da maquiagem, ou alguém que já tem problemas de autoestima, é fácil se sentir inferior. Desta vez, eu fui surpreendida”, escreveu.

Sua bondade com a minha filha foi o que me surpreendeu. Me pareceu que ela compreendeu os problemas de confiança da minha filha durante a conversa e foi além ao tentar fazê-la se sentir confortável na sua própria pele. Ela apontou as áreas que minha filha mais tem reclamado e sentido insegura recentemente (como suas sobrancelhas cheias, seus cabelos cacheados, tudo o que eu peço para que ela aceite) e expressou o quão bonitas essas características são. Ela também falou como a vendedora se conectou com a adolescente: “Ela não poupou tempo para tentar se relacionar com a minha filha. Elas conversaram sobre o dia a dia no colégio, sobre autoconfiança, sobre o que faz uma pessoa realmente ser bonita e como maquiagem deve ser usada apenas para ressaltar sua beleza natural. Ela foi tão genuína, bondosa e atenciosa. Elas até brincaram um pouco e eu vi a minha filha fazer brincadeiras pela primeira vez em meses. É louco como apenas 20 minutos de interação podem ter um impacto tão profundo. Então, Shayna, eu espero que você leia isso e, do fundo do meu coração e da minha filha (que não implora mais para depilar as sobrancelhas), um sincero e agradecido muito obrigada”, concluiu.

Nos comentários da publicação, internautas logo identificaram a vendedora responsável pela ajuda na melhora da autoestima da adolescente como sendo Shayna Bojaniwski, residente da cidade de Ontário, no Canadá. Ela se manifestou após a repercussão da história:

shayna_autoestima

Eu só gostaria de dizer obrigada a todos que deixaram comentários bondosos. Eu estou sem palavras após todo o amor e mensagens bonitas que recebi, tantos dos meus amigos e familiares, como de estranhos. Parece cliché, mas eu apenas fiz o que eu esperaria que qualquer pessoa fizesse nesse tipo de situação e o que eu gostaria que alguém tivesse feito por mim alguns anos atrás. Para a menina: eu espero que você esteja se sentindo melhor! Venha me visitar em breve”.

bullying_beleza

Ao ler este caso, pensei em quantas oportunidades temos de mudar a vida de alguém em momentos simples do cotidiano. Veja só quantas chances temos de levantar uma autoestima caída, de elogiar alguém preso em sua insegurança e de valorizar a naturalidade e diversidade humana. Parece improvável uma vendedora de maquiagem recomendar a uma menina insegura que apenas ressalte suas características naturais, ? Ela poderia simplesmente convencê-la a depender de máscaras para se sentir melhor e confiante, mas fez o contrário. Acredite, suas palavras são capazes de mudar toda a história de alguém.

Ame, elogie, valorize.

por Emanuelle Sales

5 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php:515 Stack trace: #0 /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php(559): commenter_link() #1 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(179): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(144): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(139): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(387): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home2/bonita20/public_html/wp-includes/comment-template.php(2203): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/comments.php(87): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home2/bonita20/public_html/wp in /home2/bonita20/public_html/wp-content/themes/moov/functions.php on line 515