O lugar ideal

O lugar ideal

Mais um post da série “Animais da Bíblia”

Vocês sabem o que é uma colmeia? Quem respondeu que é a casinha das abelhas acertou! A maneira como as abelhas fazem suas colmeias é extraordinária para insetos tão pequenos.  Cada tipo de abelha faz uma colmeia diferente, que é uma verdadeira cidade, podendo caber até 60 mil abelhas morando nela. Dentro dela existem: uma rainha, que é a maior abelha de todas e a mãe de todos os filhotinhos que nascerem; existem também os zangões, que são os machos; e as abelhas operárias, que são quase todas fêmeas. As abelhas operárias garantem o pólen das flores e o néctar, que são seus alimentos, também trabalham de guardas, vigiando a entrada do ninho. Nos primeiros dias de vida elas são babás e enfermeiras das larvas, suas futuras irmãzinhas.

As abelhas enxergam muito bem, pois tem mais olhos do que qualquer outro animal. Elas têm cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Suas anteninhas são bastante sensíveis. Suas asinhas as ajudam a voar muito rápido e usam a língua para sugar o néctar das flores. Dentro da colmeia, as abelhas produzem o mel que serve como alimento para todas e a geleia real, que é a comida da abelha rainha. Elas são boas fabricantes, podendo produzir até cinco gramas de mel por dia.

Elas escolhem um local escuro para a construção da colmeia. Assim, no inverno ficam quentinhas. Quando as abelhas encontram o lugar ideal para sua casinha, as operárias usam uma cera que têm no estômago para construi-las. Elas mastigam a cera até ficar bem macia e vão montando os favos onde guardarão o mel. Quando a colmeia fica pronta, a abelha rainha entra e começa seu reinado. Ela pode viver até 25 anos, e as outras vivem no máximo 30 dias.

leão que virou colmeia

Hoje vou contar pra vocês e história de uma abelha operária muito esperta. Ela voava o dia todo, de flor em flor, retirando o néctar que precisava para levar ao seu ninho e fabricar o mel. Era muito trabalhadora e fazia seu trabalho direitinho. Ela se sentia muito importante, pois sabia que, enquanto voava de flor em flor, carregava o pólen em suas patinhas, e este pólen ia se espalhando de flor em flor também. Assim, novas flores nasciam todos os dias. Sua colmeia estava ficando muito cheia, e a abelhinha sabia que precisavam de um novo lugar para construir uma casa maior. Por isso, enquanto voava, observava tudo com muita atenção para achar o lugar ideal para seu novo lar.

Certo dia, ela viu uma carcaça de leão. Voou para mais perto, espiou, espiou e percebeu com suas anteninhas que aquele era um lugar ideal para construir uma nova colmeia. Voltou rapidamente à sua colmeia e avisou, na linguagem das abelhas, que tinha achado um lugar muito bom. Então, todas as abelhas operárias foram construir a nova colmeia, que ficou pronta rapidinho. Logo puderam fazer a mudança. Mas o que aquela carcaça fazia ali? Como aquele animal tão grande e tão forte morreu? Ah, esta é uma história incrível!

Havia um rapaz muito forte chamado Sansão. Ele era um juiz defensor do povo de Deus. Mas, infelizmente, não era muito obediente e também não gostava de ouvir os conselhos de seus pais. Ao invés de destruir e derrotar os filisteus, ele fazia amizade com eles e namorava as moças desse povo. Ele adorava exibir sua força para as mulheres. Deus falou que o segredo de sua força estava em seus cabelos, e que ele nunca deveria cortá-los. Certo dia, Sansão estava indo visitar sua namorada filisteia e, enquanto passava pela estrada, foi atacado por aquele leão, mas não teve medo. Agarrou o bicho pela juba, e sua força era tanta que o leão não conseguia mordê-lo. Sansão lutou com o leão e o matou. Depois disso, continuou seu caminho como se nada tivesse acontecido.

Que rapaz forte era Sansão! O leão ficou ali, estirado no meio da estrada. Os dias se passaram, e outros animais comeram sua carne. E agora aquelas abelhas tinham feito sua colmeia dentro de sua carcaça. Muitos dias depois, Sansão passou novamente por aquele caminho e viu a carcaça do leão que havia matado. Chegou pertinho para olhar e descobriu a colmeia. Ele estava com fome, e adorava comer mel. Então, enfiou sua mão na colmeia e tirou um favo bem grande dali. Chupou um pouco do mel e levou o resto para seus pais. Quando Sansão foi embora, as abelhas ficaram bastante alvoroçadas. Sabem por quê? Havia muita fumaça por todos os lados, entrando em sua colmeia também. O que será que aconteceu? Esta é outra história que vou contar na próxima semana…

atividade - leão

 

atividade - leão 2

APLICAÇÃO

Jesus deseja que as crianças sejam sempre úteis e ajudadoras, como as abelhinhas. O que vocês podem fazer para isso acontecer?

  • Podem ajudar a mamãe em casa, arrumando sua cama, guardando seus brinquedos, enxugando a louça, varrendo o quintal e muito mais.
  • Podem também cuidar de seu irmãozinho ou da sua irmãzinha menor enquanto a mamãe faz o almoço ou o jantar.
  • Podem arrumar a mesa para a refeição, regar as plantas, cuidar do seu bichinho de estimação.

Tem muita coisa que vocês, crianças, podem fazer para ajudar em casa e serem verdadeiras abelhinhas laboriosas! E se não souberem como agir, basta perguntar para a mamãe ou o papai que certamente eles dirão e ficarão felizes por vocês estarem dispostos a ajudar! Orem todos os dias pedindo a Jesus que os ajude neste trabalho.

por Tia Ane

4 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Parece nojentinho o lugar que as abelhas escolheram pra colmeia, hein? Haha Mas elas entendem mais que a gente sobre o local para sua casinha. Essa história é mto legal. Queremos saber o resto!

    17 de outubro de 2013 @ 14:38
    • hauahuahauhauhauahuahua Comentários de Manu são os melhores!!!! Realmente elas entendem mais dessas coisas! kkkkkkkkkkkkk

      17 de outubro de 2013 @ 14:52
  2. Angela

    Que gracinha! Compartilhei com as amigas viu!!!

    17 de outubro de 2013 @ 14:52
  3. Rafaela

    Adorei tia Ane!

    17 de outubro de 2013 @ 14:53

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou