Admirando outras culturas

Admirando outras culturas

Nosso Planeta é muito, muito grande. Existe muita gente morando em toda a parte. São mais de 192 países e 7 bilhões de pessoas morando em todos esses países. Existem países mais ricos, países mais pobres, países com mais gente, com menos gente. Cada um tem uma maneira de falar, que é a sua língua; tem uma maneira diferente de se vestir; tem uma maneira diferente de comer e tem hábitos diferentes uns dos outros também. Mas sabem o que é mais bonito nessa diferença toda? É que foi Deus quem criou cada uma dessas pessoas e enviou Jesus para morrer por cada uma delas e salvá-las.

Como Orientadora Educacional, estou a disposição para ajudar vocês (mamães, professoras, pedagogas e titias) no que for preciso. Usem o espaço dos comentários ou mande um e-mail para: [email protected]

Pedrinho era um portuguesinho muito animado e alegre. Gostava de brincar, estudar e principalmente de fazer amizades. Certo dia, sua família de precisou mudar de cidade, e ele teve que mudar de escola também. Tudo era diferente na nova escola, e Pedrinho estava demorando para se adaptar. Em sua classe tinham algumas crianças que gostavam de fazer piadas com todo mundo e, quando descobriram que Pedrinho era português, seu sossego acabou.
– Ô, portuga! Você é muito burrinho!
– Lá vai o portuga desastrado!

Pedrinho não entendia por que aqueles meninos mexiam tanto com ele. Mesmo quando estava quieto eles vinham importuná-lo. Com o passar dos dias, Pedrinho descobriu que havia outras crianças na escola que também eram atormentadas por aqueles garotos malvados: tinha um chinesinho, um japonesinho e uma menina mulçumana que era incomodada por causa da burca que usava.

Logo essas crianças se juntaram e para tentar se defender das brincadeiras maldosas. Mas de nada adiantava. Todos os dias era uma perseguição sem tamanho! Resolveram então, reclamar sobre esta situação para o diretor do colégio. Pedrinho foi o porta-voz:
– Diretor, eu e meus amigos estamos sofrendo muito aqui no colégio! Tem uma grupo de garotos que fazem piadas a nosso respeito o tempo todo, nos colocam apelidos, fazem gozação e nos perseguem em todos os lugares.

O diretor disse:
– Vocês estão fazendo a coisa certa. Todo tipo de bullying deve ser denunciado. Fiquem tranquilos que vou resolver essa situação!
As crianças agradeceram e se sentiram aliviadas por ter arrumado um defensor. O diretor chamou aqueles garotos malvados em sua sala e disse:
– Vocês sabiam que a maioria de nós tem correndo nas veias um sangue bem misturado de várias raças e culturas diferentes?

Os meninos olharam e não entenderam porque o diretor estava falando aquilo. Ele continuou:
– Quase todos nós temos sangue de índio, português, africano e outras raças europeias ou orientais. E mesmo que alguns tenham uma raça sem mistura de outras, isso não dá o direito de se acharem melhores ou mais importantes que os demais. Vocês estão fazendo algo terrível que não será mais tolerado dentro de nosso colégio!
– O que, Diretor?! – perguntaram como se não entendessem o que estava acontecendo!
– Vocês estão perseguindo alguns colegas por terem aspectos físicos diferentes e culturas diferentes! Estão fazendo piadas e deixando-os  tristes e constrangidos. Se não pararem com isso imediatamente, serão expulsos do colégio. Quero que vocês conheçam um pouco mais de suas culturas e de seus costumes e descubram que eles são pessoas incríveis que merecem o nosso respeito.

Os meninos saíram da sala do diretor com muita vergonha e nos dias seguintes começaram a observar aqueles colegas e tentaram se aproximar sem fazer nenhuma piadinha ou brincadeira de mau gosto. Fazendo isso, eles descobriram que eram pessoas incríveis, assim como o diretor havia falado. O tempo passou e eles se tornaram amigos, bons amigos.

APLICAÇÃO:

O nosso Brasil é um país muito grande e que cabe muita gente. Desde que foi descoberto pelos portugueses, tem recebido pessoas de todas as partes do mundo para morar aqui e fazer parte de sua população. Essas pessoas são chamadas de imigrantes, trazendo sua cultura, seus costumes, suas comidas, suas músicas e até mesmo sua maneira de se vestir e falar. Temos como imigrantes em nosso Brasil portugueses, africanos, japoneses,  judeus, turcos, alemães, italianos, holandeses, chineses, russos e muitos outros povos. Todas estas raças se misturaram e formaram a raça brasileira!

Algumas pessoas gostam de fazer piadas com algumas raças imigrantes. Fazem gozação da cor de sua pele, da forma de seus olhos, do jeito diferente de falarem, das coisas diferentes que comem, enfim de sua maneira de ser. Outros até os perseguem, maltratando-os e até mesmo matando-os. Isso é muito feio e triste. Jesus não fica feliz quando isto acontece, pois Ele gosta que nos amemos uns aos outros e nos respeitemos. Então, se você conhece alguém que tem esse tipo de preconceito, converse com ele e fale que isto não é certo. Bonitinhos e Bonitinhas de Jesus amam e respeitam todas as raças, pois eles sabem que pra Deus somos todos iguais.

por Tia Ane

Categorizados em Bonitinhos e Bonitinhas
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.
  • http://Blog priscila

    oiii sempre acompanho o momento da criança e gosto muito, inclusive estou usando todos os textos no pequeno grupo de crianças que tenho e ta sendo muito bom, no momento estou usando o da palavra desculpa. Gostaria se possivel que vc enviasse dicas de atividades apos cada historia. Geralmente eu conto a historia e dou o desnho pra els colorirem + queria dicas de atividades avaliativas pq temos um haking de pontuaçao pra cada etapa. aguardo resposta grata .

    • Emanuelle Sales

      Que lindo, Pri! Nossa, a gente fica tãoooo feliz de saber q nosso material eh usado por pessoas especiais como vc, em um pequeno grupo!
      Que Deus te abençoe mto nesse projeto! Bju

    • Tia Ane

      Oi, Priscila. Que bom que você usa o nosso material! Ficamos felizes com isto. Vou separar algumas idéias e te mando. Mande-me um e-mail no [email protected] para eu ter seu contato. Beijinhos.