Tudo vai…

Tudo vai…

 Fascinação por tudo que VAI

Se tem uma coisa que ouço mais que toque de celular é: “as mulheres da igreja estão muito vaidosas”. Os comentários do tipo geralmente vêm do público masculino. Odeio pensamentos e atitudes machistas, e tenho certeza que Deus também, por isso resolvi falar com vocês hoje de um assunto sério sobre esse tipo de manifestação. Homens, entendam de uma vez por todas que os conselhos bíblicos, inclusive os relacionados à aparência, foram escritos pra vocês também. A vaidade está sim inserida profundamente no universo feminino, mas não isenta o masculino em momento algum!

Primeiramente, sabe o que falta? Falta entender o significado da tal “vaidade”. Muita gente confunde o “se cuidar”, “ser bonita”, “se arrumar bem” com SER VAIDOSA. Essas são coisas distintas, que podem se relacionar ou não. Por que será que quando se fala em vaidade logo vem à mente mulheres, roupas, sapatos, maquiagens e joias? Será que esse é o cenário único onde a vaidade habita? Seria essa sua definição? Nada melhor do que pedir uma ajudinha ao dicionário para descobrir o real significado das palavras:

vaidade de verdade

Percebem que vaidade vai muito além de um guarda-roupa empanturrado e horas no salão de beleza? Veja só quantos homens vestem calça jeans e camiseta todo santo dia, dizendo incessantemente que não são vaidosos, mas não perdem tempo em comprar a versão atualizada do seu Iphone, nem que seja parcelada em 12x no cartão. Quantos só tem 2 pares de sapato no armário, que são usados desde num encontro com os amigos até num funeral, mas brigam por cargo na igreja ou no trabalho só pra sentir o gostinho da autoridade e do poder. Quantos tem o mesmo corte de cabelo desde criança, mas abrem o vidro do carro (que por sinal tem ar condicionado) pra exibir pelas ruas a máquina que está pilotando. Quantos só tem no armário do banheiro pasta de dente e desodorante, mas que empina o nariz no futebol com os amigos pra mostrar todas suas habilidades com a bola.

Afinal, a vaidade é um pecado?

Não tenha dúvidas. Vaidade é pecado sim. A Bíblia é clara quanto a isso. Mas achar que ela é uma carga somente para as mulheres é um erro. Outro erro grave é considerar como vaidade qualquer cuidado com a aparência. Deus criou homens e mulheres com personalidades diferentes. Ainda bem! Pra mim, pode ser importante me sentir bonita, mas para um homem o assunto beleza pode ser… tipo, “tanto faz”. Assim como posso ficar satisfeita anos e anos com o mesmo celular, desde que funcione, um homem pode considerar essencial acompanhar em tempo real cada avanço tecnológico. E isto não é necessariamente errado. Não podemos, assim, julgar as pessoas. Só Deus conhece a intenção.

correr vento

Em algumas versões, o “correr atrás do vento” é substituído por “vaidade”. Ou seja, significam a mesma coisa. VAIDADE é correr atrás de algo que não se alcança. Ou seja, gastar as forças por tudo que VAI, como: corpo, posses, dinheiro. Tudo isso me lembra do pedido do meu Deus para que eu invista com garra naquilo que é eterno, acumulando tesouros no céu. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:21).

No que você pensa na maior parte do tempo? Seja sincero na resposta, afinal, só você vai saber dela. Uma vez me falaram que este é o seu Deus. Se você pensa em moda e beleza na maior parte do tempo, elas são o seu Deus. Se você pensa mais que tudo em trabalho, ele é o seu Deus. Se você pensa em você mesma na maior parte do dia, você é o seu próprio Deus. Tudo isso é vaidade. Mas se seus pensamentos são dominados primeiramente pelo amor e pela missão, fique feliz: seu Deus é o Deus do Céu. E isso não é, nem de longe, como correr atrás do vento.

Beijos no coração!

por Emanuelle Sales

3 Comentários

  1. magno

    Muito legal mesmo o seu Blog, acabei de ver na NOVO TEMPO, Parabéns Mesmo.

    27 de dezembro de 2014 @ 10:17
  2. Não poderia ter sido mais ao ponto este post. A vaidade tem que ser acompanhada de perto. Podemos ser vaidosos com tudo, principalmente os homens não percebem isto, são vaidosos com celulares, carros, empregos…só muda o nome da vaidade. Deus nos ajude a acompanharmos de perto nosso apego às coisas, assim estaremos sempre em busca do que Ele quer! Maravilhoso frienda!

    7 de janeiro de 2015 @ 15:51
  3. Perfeito, uma lição para cada um de nós refletirmos no mandamento ”Não terás outros deuses diante de Mim”

    16 de janeiro de 2015 @ 14:41

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou