Cheia demais

Cheia demais

Não tem mais espaço aqui…

Certa vez, li a história de um professor que queria mostrar aos seus alunos a importância de inserirmos primeiro em nossa vida as coisas de maior valor. Ele colocou sobre a mesa um grande vaso e começou a enchê-lo de pedras grandes. Foi colocando, uma a uma, até que ficasse cheio até a boca. Os alunos olhavam curiosos os movimentos que ele fazia ao colocar cada pedra cuidadosamente. Ao terminar, o professor perguntou:
— O que acham? O vaso está cheio?

Os alunos acenaram concordando que sim. Então o professor respondeu:
— Vou provar que vocês estão errados. O vaso ainda não está cheio.

Os alunos olharam um para o outro sem entender. A curiosidade havia aumentado. Agora a atenção deles redobrou ao verem o professor colocando no vaso pedras menores, que escorregavam para o fundo do vaso por entre as brechas deixadas pelas pedras maiores. Foi colocando uma a uma, até que atingissem novamente a boca do vaso. Olhou para os alunos com um sorriso intrigante e novamente perguntou:
— E agora, o que acham? O vaso está cheio?

Os alunos concordaram enfaticamente que agora o vaso estava cheio. Novamente o professor discordou e disse que não estava cheio ainda, aguçando ainda mais a curiosidade de sua turma. Debruçou-se sobre o vaso, e com uma pequena pazinha começou a despejar areia sobre as pedras que já estavam ali. A areia ia escorrendo e penetrando todos os orifícios deixados pelas pedras grandes e pequenas, chegando ao fundo do vaso e o enchendo até chegar à sua boca.

“Agora sim o vaso está cheio! Não cabe
mais nada aí”, gritaram os alunos.

O professor então olhou a turma e, sorrindo, exclamou:
— Ainda não, alunos! O vaso ainda não está totalmente cheio.

Os alunos riam e questionavam, mostrando que a curiosidade estava explodindo. Então o professor pegou um jarro com água e começou a derramar sobre as pedras e a areia que estavam no vaso. A água foi se espalhando e descendo ao fundo do vaso, preenchendo todos os cantinhos e espaços possíveis até que transbordou e derramou. A classe estava boquiaberta. Foi quando o professor disse:
— Agora o vaso está cheio!

Depois de conquistar a atenção de seus alunos com essa apresentação pra lá de curiosa, o professor explicou:
— Sabem, alunos, as pedras grandes representam as coisas importantes da vida: Deus, família, estudo, trabalho… Já as pedras menores e a areia representam as coisas agradáveis, mas secundárias da vida: passeios, diversões, jogos… Se colocarmos as coisas mais importantes em primeiro lugar na nossa vida, ainda teremos espaço para muitas outras coisas. Aí nossa vida será completa. Mas… se priorizarmos as coisas menos importantes primeiro, olhem o que irá acontecer:

Pegou então um outro vaso repleto de areia até a boca e tentou colocar dentro dele algumas pedras grandes. Era extremamente difícil colocá-las ali. Apenas uma ou outra entrava, mas não completamente. Os alunos entenderam a lição. Quantas vezes preenchemos a  vida com tantas coisinhas sem importância!

E por mais que abarrotemos nosso
dia a dia nos sentimos vazios.

Tentamos arranjar tempo para coisas importantes, mas simplesmente não conseguimos. Então vem a desesperança, a depressão, o sentimento de tempo perdido e frustração. Que tal de hoje em diante esvaziarmos nossa vida de tudo que está ocupando espaço e recomeçarmos, colocando Deus em primeiro lugar, confiando que Ele acrescentará tudo o que precisamos? E por fim, Ele regará todos os nossos planos e sonhos com a água da vida, trazendo refrigero para todos os nossos problemas.

Feliz sábado… e bem preenchida!

por Tia Ane

6 Comentários

  1. Mensagem simplesmente linda. Foi meio que uma resposta pra umas coisas que estão na minha cabeça. Espero que pra outras leitoras tbm! Feliz sábado =)

    7 de agosto de 2015 @ 14:32
  2. Bianca

    Maravilhoso…. tenho certeza de que essas mensagens são inspiradas por Deus.

    7 de agosto de 2015 @ 14:40
  3. Noemi Almeida

    Obrigada tia Ane! Simplesmente lindo e reflexivo!

    7 de agosto de 2015 @ 16:50
  4. Sinto-me bem perto de vocês quando se identificam noas mensagens.
    Sinta-se abraçado pelo Pai!

    7 de agosto de 2015 @ 17:57
  5. Sinto-me bem perto de vocês quando se identificam com as mensagens.
    Sinta-se abraçado pelo Pai!

    7 de agosto de 2015 @ 17:59
  6. Raimara

    Linda mensagem.
    Feliz Sábado

    7 de agosto de 2015 @ 22:58

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou