Roupa de crente?

Roupa de crente?

Moda de crente?

Meninas, espero que o post de hoje não ofenda ninguém, mas é um assunto importante. O blog já existe há quase 3 anos, e já deu pra aprender como nossa imagem é poderosa. Ela pode tanto atrair as pessoas como afastá-las. Pode fazer nossa palavra ser levada a sério, mas também pode fazer com que pareçam vazias. Pode fazer o mundo nos olhar com respeito, ou também com ar de piada. Não suporto ver a televisão, principalmente, mostrando a mulher cristã como uma figura esquisita e cheia de mau gosto. Aqui, já vimos, por exemplo, a elegância de Kate Middleton, que é duquesa da realeza britânica. Em sua função, é indispensável cuidar da aparência, se vestindo de forma agradável, simples, decente e feminina. E nós, que somos representantes de um Reino maior, será que não temos uma imagem a zelar? Será que não devemos ser vistas com bons olhos pelo mundo? Gosto muito desse texto de Ellen White que diz…

“Os cristãos não devem se dar ao trabalho de se tornar objeto de estranheza por se vestirem diferentemente do mundo (…). Se o mundo introduzir uma moda de vestuário modesta, conveniente e saudável, que esteja de acordo com a Bíblia, não mudará nossa relação com Deus ou com o mundo se adotarmos essa moda de vestuário.”

(Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 476)

Através do projeto do Bonita Adventista, ouço muito da opinião pública sobre as questões da vestimenta cristã. Acho interessante e importante buscarmos saber a impressão das pessoas em geral sobre nossa imagem. Assim como qualquer empresa e instituição, temos que manter a imagem em conformidade com nossos princípios. Princípios tais que promovem a decência, discrição, feminilidade e pureza… e como toda a criação de Deus, com BOM GOSTO!

O que pega mal na chamada
“moda evangélica”

boleros padronizados

Sempre enfatizo que a mulher cristã deve investir em peças de sobreposição (blazer, jaqueta, boleto, casaqueto, cardigan). Isso porque é difícil encontrar roupas 100% ideais. A maioria que cobre o que deve cobrir na parte debaixo, é pelada em cima. Então, essas peças nos ajudam fazer adaptações. Como vocês podem ver, nem só de bolero vive a mulher! Temos tantas opções. Alguns modelos de bolero foram padronizados de um jeito tão exagerado, e exclusivamente para o público crente, que parece até um modelo obrigatório e único. Escolha algo que tenha a ver com você, e fuja de peças padrão.

chiffon exagerado

Sempre fiz cara feia para o famoso chiffon, acho que por ver tanta combinação esquisita com ele. Hoje, o tecido está super em alta, e já o vi compondo looks com muito bom gosto. Comecei até a usar peças de chiffon! Veja os dois modelitos acima e note a diferença.

mix exagerados

Percebem que essa tal “moda evangélica” muitas vezes vai contra o princípio da DISCRIÇÃO? Como ser discreta usando tantos acessórios, tecidos e fru-frus?! Lembrem-se que menos é mais. Se está com uma peça mais chamativa, complemente o look com outras mais sequinhas e discretas.

malhas em excesso

Assim como no caso do bolero, nem só de malha vive a mulher! O tecido, se não for de uma ótima qualidade, vai acabar formando bolinhas, desbotando, desfiando… Enfim, os baratinhos podem não ser tão econômicos assim. Vale lembrar que conforto não é tudo. O tecido levinho marca muito mais. É comum ver a marca das peças íntimas em quem veste malha. Se optar pelo tecido, prefira modelos mais soltinhos e de boa qualidade.

saia jeans frufru

Mas pra que tanta informação, minha gente? Algumas saias jeans da tal “moda evangélica” vêm com botões diversos, bordados, fuxicos, pedraria, pintura… E tudo numa peça só! E falo de novo, menos é mais.

Gostou do post? Tem mais dicas pra dar?
Conte pra gente aqui nos comentários…

por Emanuelle Sales

43 Comentários

  1. Elizama Oliveira

    Adorei o post, na minha igreja e igrejas próximas tem muito disso, é muito “feio”.
    Gostaria de fazer uma sugestão de post, você poderia de falar de roupa íntima.
    Vou relatar aqui o que aconteceu comigo, meu namorado e um amigo. – Em um culto de domindo uma irmã solteira sentou no banco a nossa frente e ela estava com uma saia com a cintura de elástico, assim que ela sentou a saia desceu e apareceu a calcinha fio dental. Meu namorado olhou pra minnha cara e puxei ele e nosso amigo para o banco da frente. Só acho que quando vamos a igreja até nossa roupa íntima tem que ser modesta.

    22 de outubro de 2014 @ 22:01
  2. Aninha

    Amei! Falou tudo que eu pensava rsrsrs, beijus bonitas :).

    22 de outubro de 2014 @ 22:05
    • Tem mais gente q pensa assim então! Rs

      22 de outubro de 2014 @ 23:07
      • sara

        Manu, tem sim eu sou mais uma, nunca gostei destes boleros, e cada roupa que me dá arrepio, sempre penso que o menos é mais. Ah amei seu post viu. bjs

        24 de outubro de 2014 @ 9:54
  3. Patricia Santos

    Adorei, como sempre vc acertou em cheio, a tal moda evangélica as vezez não tem nada de modesta!!!

    22 de outubro de 2014 @ 22:09
  4. Jéssika B. Santos

    muito legal esse post! dá pra se vestir bem sim e ainda ser modesta e revelar que as “evangelicas” podem ser um modelo de mulher bem arrumada

    22 de outubro de 2014 @ 23:54
  5. cris costa

    Amei! É muito chato quando passamos em frente alguma vitrine de moda evangélica e percebemos que há apenas sugestões feinhas… Você como sempre arrasou! Amei a sugestão de chiffon! Parabéns!!

    23 de outubro de 2014 @ 8:39
  6. Thaise Camargo

    Amei Manu. Não é porque tem que ser modesta que tem que ser mal vestida, gostei muito da citação de Ellen White, se a moda for modesta e estiver de acordo com nosso estilo de vida cristão não ha problemas em usa-la.

    23 de outubro de 2014 @ 11:30
    • Isso aí, flor. Deus é um Deus de bom gosto e perfeição. Aqui nunca seremos perfeitas, mas devemos representar bem aquele q é!

      23 de outubro de 2014 @ 13:35
  7. Michelli Souza

    ARRASOU NO POST! AGORA EMANUELLE EU NÃO SEI O QUE É PIOR E MAIS FEIO: MALHA, BOLERO OU SAIA JEANS CHEIA DE FRUFUS. AFF!!! TEM GENTE QUE AINDA USA FRUFUS E BOLERO NO MESMO LOOK, AFF, DIGO MAIS, TBM ACHO QUE EM NOVELAS ELES DISTORCEM A IMAGEM DA MULHER CRISTÃ, SÃO SEMPRE CRIATURAS APAGADAS, PÁLIDAS, COM ROUPAS EM TONS DE BEGE.RSSS

    23 de outubro de 2014 @ 11:32
  8. Queila Leda

    Amei as dicas Manu…. Muito boas.

    23 de outubro de 2014 @ 12:11
  9. Wanessa Clajus

    Eu juro que tinha trauma de usar saia jeans, mas essas dicas que voce deu, eu até que usaria 🙂

    23 de outubro de 2014 @ 14:02
  10. Lucimagna Aguiar

    Amei as suas dicas! bj

    23 de outubro de 2014 @ 14:39
  11. OMG.. como este blog é abençoado por Deus.. Td oq eu penso sobre a TAL MODA evangélica esta aq neste post, explicando td certinho.. hsuahsuahs Pq isso muitas mulheres qndo veem na igreja pela primeira vez nao voltam.. E isso ja aconteceu na minha igreja… Por isso o QUESITO SE VESTIR é tão importante.

    23 de outubro de 2014 @ 15:20
    • Nesse post descobri q mta gente pensa assim tbm. A imagem fala mais q 1000 palavras, né? Temos q ter uma aparência que transmita seriedade, elegância… Bjos

      23 de outubro de 2014 @ 15:25
  12. Eleonice Hoffelder

    Penso que a moda, o bem vestir deve valer para toda mulher, jovem, meninas adolescentes, todas nós independente de sermos evangélicas ou não, devemos ter o cuidado de não expor demais, nem nos perder em exageros em nome da dita moda.

    23 de outubro de 2014 @ 19:43
  13. Vanessa Barreto Nascimento

    Show Manu! Me dá agonia ver aqueles vestidos de malha marcando tudo :'( kkkkkkk nosso Deus é Deus de ordem e decência mas ama ver suas filhas, as meninas dos seus olhos arrumadas e vestidas de forma elegante, demonstrando o valor que nós possuímos, já que somos todas princesas, herdeiras do Reino dos Céus. Xeeero!!

    23 de outubro de 2014 @ 20:42
  14. Juuh Fernandes

    Simplesmente P E R F E I T O! Sempre quando se fala de ‘moda cristão/evangélica’, as pessoas já associam com roupas bregas e sem estilos. Pensam que só podemos usam roupas que vão até o pé e com aquela gola la em cima (nada contra). Porem não é bem assim, podemos sim estar na moda e agradar a Deus ao mesmo tempo, tudo depende da modéstia. Como você sempre diz, Deus ama o belo, e nada mais dgno que suas filhas se vistam com elegância e sensatez.

    Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês, beijoooo ;D

    24 de outubro de 2014 @ 10:07
  15. Inst Jair de Paula

    Oi pessoal não sou uma dama… me chama Jair de Paula.. no entanto sempre busco leituras interessantes e informações relevantes. Parabenizo pelo blog e vou indicar para as jovens de minha igreja… Minha esposa teve a ideia de fazer-mos um J.A tendo por base este post.. Me tornarei um visitante frequente de seu blog e espero não constranger as belas flores deste jardim com a presença de um humilde espinho… jajajaj…

    26 de outubro de 2014 @ 19:28
  16. Camila Bussolan

    Concordo totalmente e digo logo: abomino os tais boleros, fuxicos e frufrus. Raramente, mas muito raramente mesmo, encontro algum desses q escape ao extremo mau gosto.

    29 de outubro de 2014 @ 17:24
  17. Daulas Andresa

    Pra mim só ficou faltando falar das calças jeans super apertadas que mostram “tudo” que muitas jovens e senhoras usam diariamente, afinal não somos crentes só na igreja, mas principalmente fora dela.

    29 de outubro de 2014 @ 17:42
  18. Saia com fuxico! Quem já sofreu por ter visto? Euuuuuuu kkkkkkk
    Frienda, que post top hein? Desmistificando o fashion gospel! Amei!!!!!

    31 de outubro de 2014 @ 9:26
  19. Karin

    Ótimo post! Sempre odiei essas sainhas jeans cheias de coisas… alias nenhum tipo de saia jeans eu gosto. Esses boleros tbm são o ó!
    Na minha cidade tem uma loja que só vende roupas assim.. na entrada está escrito “a moda da mulher evangélica” rsrs

    31 de outubro de 2014 @ 10:36
  20. Luana Lima

    Ótimo post….

    18 de dezembro de 2014 @ 11:36
  21. Sara Dias

    Assim, eu uso um bolero exatamente igual a esse Manu, e na minha igreja não tem regras quanto a roupa. Lá tem quem vá de calça apertada e salto alto e ninguém liga, então não acredito que seja errado. Agora essas saias..substituí elas por modelos de tecido que são mais decentes e confortáveis. Os vestidos..é tradição aqui na minha cidade ir pra igreja com aqueles “vestidos de madrinha” Rs…mas gosto dos seus posts, demais mesmo e espero que continue dando dicas valiosas de como ser princesas de Deus , AMO demais:-) 🙂 🙂

    29 de janeiro de 2015 @ 15:41
    • emilia gracia barbosa rocha

      Certo usar esse tipo de roupa para ir à igreja ? eu não concordo e ninguém é obrigada a concordar comigo, eu só acho uma falta de respeito com a casa de Deus, roupas insinuantes e apertadas devem ser evitadas até porque se somos cristãos precisamos dar exemplos para as outras pessoas, na verdade temos que ser cristãos dentro e fora da igreja.

      22 de setembro de 2015 @ 14:30
  22. Claudia Patricia

    Amo o blog, post maravilhoso porém queria algumas dicas para lidar com uns probleminhas que surgiram aos poucos e que nem percebi, enfim sou adventista de berço, estes dias fiquei espantada ao prestar atenção ao meu guarda-roupas e perceber que ele mais parece ser de uma pessoa mundana. Este problema surgiu com o famoso “só desta vez” comprei alguns shortinhos e blusas de alça com o intuito de apenas usá-los para ir à praia e clubes mas com o tempo isso foi ficando mais comum e agora tento ligar com aqueles probleminhas que citei no início. 1° tirar esse costume de achar que tudo pode ser reconsiderado, 2° me desfazer das roupas 3° refazer quase que todo o guarda-roupas e 4° tenho muitoooo caloooor rsrs.. Alguém ajudaaa por favooor dilema enorme gosto muito de todas mas sei que não condizem com minha fé.

    27 de março de 2015 @ 22:58
  23. Roseleide Jesus

    >> Amo a doutrina da minha igreja, Assembleia de Deus, porém dá vasão à muitas coisas… Creio que quando à pessoa vai numa entrevista de emprego, ela tem que se vestir bem e não usar roupas com decotes e justas, isto por si só já seria suficiente para que o mesmo comportamento pra ir as igrejas, pois vamos a igreja para adorar a Deus e não seduzir ninguém.
    Hoje em dia as igrejas parecem desfiles de moda, muita extravagancia… Infelizmente…
    Acho que as roupas não deveriam ser impostas, mas orientar ao povo de Deus o que é decente e o que não é… Fica complicado… Eu quando comecei a congregar era uma briga, pois meu guarda-roupa inteiro era apenas camisetas e calças jeans (amo, e não são indecentes), e até hoje é uma briga, pois não sei o que combinar e tal… E me vestir de acordo com minha idade (já não tenho mais 20 anos de idade) e nas lojas, repletos de roupas de ”periguete” fica difícil, quando não, são modelos todos iguais descritos aí em cima (já usei este bolero ridículo!), que somos obrigadas a comprar por falta de opção.
    Atualmente saio à pescaria fugindo dos padrões mundanos, mas depois de muito garimpar chega a ser difícil encontrar em apenas um único lugar… Haja perna e disposição… Tudo seria mais fácil com orientação.

    9 de agosto de 2015 @ 23:39
    • Katiany soares

      Na verdade hoje as igrejas estão todas assim,, mas a Bíblia é bem clara quando ela diz q nós fim dos tempos a igreja verdadeira vai haver um peneramento o jôo vai sair, vai ficar somente os sinceros, por isso admito a igreja adventista porq ela não segui princípios de homens e tbm não anda fazendo somente a vontade do pastor e o q o que manda , ela faz a vovontade de Deus, e os pastores não anda dizendo o q o irirmão tem q fazer ou deixar de fazer, a salvação é individual, cabe a nós se obedecemos e fazemos a vontade Deus ou a dos homens

      23 de setembro de 2015 @ 2:17
    • Katiany soares

      Na verdade hoje as igrejas estão todas assim,, mas a Bíblia é bem clara quando ela diz q nós fim dos tempos a igreja verdadeira vai haver um peneramento o jôo vai sair, vai ficar somente os sinceros, por isso admito a igreja adventista porq ela não segui princípios de homens e tbm não anda fazendo somente a vontade do pastor o q ele manda , ela faz a vontade de Deus, e os pastores não anda dizendo o q o irmão tem q fazer ou deixar de fazer, a salvação é individual, cabe a nós se obedecemos e fazemos a vontade Deus ou a dos homens. O certo é vestir como Deus quer e não como nós desejamos, o q tá em jogo é a nossa salvação, e isso vale muito mas.

      23 de setembro de 2015 @ 2:23
    • Katiany soares

      Na verdade hoje as igrejas estão todas todas com o mundanismo, eu conheço uma colega minha q se tornou crente da assembléia de Deus, ela usa tudo, brinco jóias as roupas devassas, ela canta na igreja, prega, faz tudo, mas vc olha pra ela e vc ver q ela tem aparência de cristã, tá assim agora no mundo moderno,, mas a Bíblia é bem clara quando ela diz q nós fim dos tempos a igreja verdadeira vai haver um peneramento o jôo vai sair, vai ficar somente os sinceros, por isso admito a igreja adventista porq ela não segui princípios de homens e tbm não anda fazendo somente a vontade do pastor o q ele manda , ela faz avontade de Deus, e os pastores não anda dizendo o q o irmão tem q fazer ou deixar de fazer, a salvação é individual, cabe a nós se obedecemos e fazemos a vontade Deus ou a dos homens. O certo é vestir como Deus quer e não como nós desejamos, o q tá em jogo é a nossa salvação, e isso vale muito mas.

      23 de setembro de 2015 @ 2:33
      • Roseleide Jesus

        >> Vestir-se com decência, foi o que está abordando no texto, e ter bom senso. Deus ama o pecador mas abomina o pecado. Na Bíblia não está escrito o padrão que a mulher deve se vestir ao homem também não. Cabe nós termos sabedoria pra não pecarmos, colocar uma vestimenta decente e não fazer outros pecarem (com olhares cobiçosos). A palavra de Deus, em Mateus 5:29 diz: “se teu olho direito tropeçar, arranca-o e lança fora, melhor entrar no céu caolho do que todo o corpo ser lançado no inferno”. Qual vestimenta que Deus quer? É saia até o joelho? É o homem que tem que ir de terno e gravata pra igreja? Isto é muito pouco pelo que Jesus morreu na cruz do Calvário. Sejamos servos de Deus. Ser servos em espírito em verdade, é Deus que sonda o coração, nele está também a raiz de todos os males. Temos que vestir o nosso coração em Cristo e as armaduras do Espírito Santo.

        24 de setembro de 2015 @ 0:45
  24. Débora Melo

    Boas dicas ,mais seria interessante alguém abrir um loja com roupas decentes e elegantes rs.Na maioria das vezes tenho que mandar confeccionar.

    22 de setembro de 2015 @ 8:46
    • Roseleide Jesus

      >> Pois é… Só tem roupas de periguetes nas lojas… Fica difícil, quase não tem lojas especializadas em roupas cristãs. Uma dica, na Renner eu gosto de comprar, tem bastante saias, blusas decentes, do chique ao casual.
      Bjaum.

      24 de setembro de 2015 @ 1:06
  25. Mylla Fariias

    Adorei esse post meninas! Realmente é bem complicado essa alienação sobre as questões de vestimentas. Inclusive sempre comento sobre como outras congregações fazem questão de manter um “padrão” de vestuários e até mesmo de hinos. Quando você os vê ou escuta algum hino você consegue identifica-los.
    Mas a informação é a melhor maneira de tirar esses tabús.
    Parabéns e façam mais post assim… Pretendo fazer uma palestra para os jovens adventistas e preciso de informações para os meninos também!
    Desde já fico agradecida!

    22 de setembro de 2015 @ 9:04
  26. Juliana Muhongo

    Gostei imenso das dicas e percebi o quanto é importante vestirmos com decência! Obrigada

    22 de setembro de 2015 @ 14:40
  27. Katiany soares

    Verdade, é muito linda uma mulher cristã bem vestidas, umas roupas social q não chame muito a atenção das pessoas, mas q as pessoas olhem e veja q ela realmente é uma cristã porq as roupas tbm mostra a nossa personalidade.

    23 de setembro de 2015 @ 2:07
  28. Rafaela

    Gostei do post, mas faltou falar sobre os saltos altos tão desnecessários, infelizmente algumas cristãs não percebem a imagem para os que não são da igreja. A extrema vaidade que nos tira do foco de Cristo. Outro ponto importante, são as saias justas ou vestidinhos curtos demais que aliados aos saltos muito altos, passam uma imagem vulgar e não correspondente à modéstia cristã que precisamos ter.

    25 de setembro de 2015 @ 20:28

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou