Quero ser o primogênito

Quero ser o primogênito

A briga dos gêmeos!

Vamos conhecer mais crianças da Bíblia? Já conhecemos Isaque e Ismael, e hoje vamos conhecer mais duas crianças muito especiais. Quando Isaque cresceu, se casou com uma linda moça chamada Rebeca. Mas ficaram tristes quando descobriram que ela não podia ter filhos, pois queriam muito ser pais. Por isso, todos os dias eles oravam a Deus pedindo que lhes desse um bebê. Deus respondeu a oração deles, Rebeca ficou grávida… e de gêmeos! Isso não é maravilhoso?! Foi uma alegria imensa naquela casa. A barriga dela crescia a cada dia, e o papai Isaque cuidava muito bem dela para que nada de mal a acontecesse. Os bebês eram fortinhos e adoravam chutar a barriga da mamãe. Viviam se empurrando, mais que o normal. Rebeca então perguntou para Deus: “Por que eles chutam e empurram minha barriga desta maneira?”. Sabem o que Deus então respondeu? “Isto está acontecendo porque eles serão pais de dois grandes povos, e um será mais forte que o outro”.

Rebeca não entendeu muito bem o que Deus queria dizer, mas com o tempo ela descobriria. Enfim chegou o grande dia! Os bebês estavam prontos para nascer. O papai Isaque chamou a parteira, que é uma mulher que ajuda bebês nascerem, e logo puderam ouvir o chorinho deles. O primeiro bebê era ruivo, e seu corpinho era bem cabeludinho. Quando o papai Isaque o viu, deu-lhe o nome de Esaú. Mas, agarrando forte o pezinho de Esaú pelo calcanhar, nasceu o segundo bebezinho. O papai Isaque lhe deu o nome de Jacó. Todos estavam muito felizes com o nascimento dos gêmeos. Era difícil cuidar de dois bebezinhos tão cheios de saúde. Eles queriam mamar toda hora. Precisavam que trocassem suas fraldinhas e que lhes dessem banhinho. A mamãe Rebeca precisa de bastante ajuda para cuidar dos seus filhinhos. Eles cresciam a cada dia, e logo aprenderam a andar. Não demorou muito já estavam correndo e brincando com outras crianças e com os animais do papai Isaque.

esau e jaco

Logo aprendeu a cozinhar os pratos deliciosos que ela sabia fazer e se tornou um ótimo cozinheiro. Além de cozinhar muito bem, Jacó também adorava os animais e, por isso, cuidava com carinho do rebanho de seu pai Isaque. Pegava as ovelhinhas no colo, brincava com elas e as vigiava o tempo todo para que nada de mal lhes acontecesse. Os meninos cresceram. Esaú se tornou um valente caçador, enquanto Jacó cuidava do rebanho da família. Naquela época, o irmão mais velho era sempre o mais importante da família. E como Jacó e Esaú eram gêmeos, viviam brigando pelo direito de ser primogênito. Mas Esaú era o mais velho porque tinha nascido minutos antes de Jacó. Quando cresceram, se tornaram belos rapazes. Esaú virou um ótimo caçador, e Jacó continuou a cuidar das ovelhas de seu pai e a preparar deliciosos pratos.

Certo dia, ele preparou uma sopa de lentilha muito apetitosa. Esaú chegou das suas caçadas morrendo de fome e quando sentiu o cheiro delicioso, chegou pertinho de Jacó e disse:
— Maninho, me dá um prato dessa sopa! Está com um cheiro tão bom que está aumentando a minha fome.

Jacó, muito espertinho, aproveitou para fazer uma chantagem:
— Dou sim, mano Esaú, mas com uma condição: você me deixa ser o primogênito!

Que proposta indecente! Não acham? Esaú estava com tanta fome que acabou concordando.
— Está bem, mano Jacó, me dá um prato bem cheio que eu deixo você ser o primogênito!

Jacó sorriu satisfeito, encheu o prato de Esaú com sua sopa de lentilhas e deu para ele comer. Vocês não imaginam quanta confusão iria acontecer dali em diante! Mas esta é uma outra história…

esau e jaco atividade 2


esau e jaco atividade

O que aprendi com essa história?

  • Que Deus sempre ouve nossas orações, assim como ouviu a de Isaque e Rebeca quando pediram por um filho.
  • Que Ele fica feliz quando os irmãos se amam, mas se entristece quando um tem ciúmes do outro.
  • Que os filhos devem aprender a trabalhar e ajudar seus pais.
  • Que não devemos enganar ninguém para conseguirmos algo que queremos.
  • Que devemos ser honestos com todos.
  • Que devemos nos contentar com o que temos e com quem somos, e não ficar desejando o que é dos outros.

VAMOS CANTAR!

por Tia Ane

3 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Aiwww, essa história é ótima! A Tia Ane conta de um jeitinho tão mágico e didático que eu, grandona, tbm aprendo. Bjos

    15 de outubro de 2014 @ 15:35
  2. Betânia Souza

    Não sou adventista, mas sempre acompanho o cantinho das crianças!!! Vc conta as histórias de um jeito especial.

    15 de outubro de 2014 @ 17:20
  3. Tia Ane

    Oi Betânia.
    Que bom que vc acompanha as historinhas e gosta delas!
    Continue conosco.
    Beijinhos.

    16 de outubro de 2014 @ 10:22

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou