Perdidas e achadas

Perdidas e achadas

Mais um post da série “Animais da Bíblia”

Quem aqui tem bichinhos de estimação? É muito gostoso quando podemos criar um bichinho. Mas se ele fugir e se perder, ficamos muito tristes e preocupados, fazendo de tudo para encontrá-lo. Mas o que podemos fazer para achá-lo? Colocamos cartazes pelas ruas com sua foto, anunciamos na rádio da cidade, avisamos na Associação de Proteção ao Animal e procuramos bastante. E como ficamos felizes quando o encontramos! Hoje vou contar a história de duas jumentinhas fujonas. Vamos ver?

jumentinhas fujonas

Como todos os homens de sua época, Quis criava vários animais: cavalos, camelos, bois, vacas, ovelhas e jumentos. Todos esses animais eram muito valiosos para ele e sempre tinha muito cuidado para que nenhum deles fugisse ou fosse roubado. Mas animais são curiosos e sempre procuram um jeitinho de escapar. E quando têm oportunidade, fogem para alguma aventura ou para procurar comida mais gostosa. Duas jumentinhas de Quis eram as mais curiosas de todos os seus animais. Viviam tentando fugir. Certo dia, encontraram a porteira da fazenda aberta. A grama lá de fora parecia muito apetitosa e, sem ter noção do perigo, fugiram. Foram se afastando cada vez mais, até se perderem.

Quis, logo percebeu o sumiço das jumentinhas. Ele gostava muito delas e não podia deixá-las perdidas. Logo sentiriam fome, sede e frio. Poderiam adoecer ou sere pegas por outra pessoa. Então, rapidamente, chamou seu filho:
— Filho, chame um dos nossos empregados e vá atrás daquelas jumentinhas que eu gosto. Elas fugiram e podem estar em perigo.
— Pode deixar, papai. Eu vou agora mesmo e vou fazer de tudo para encontrá-las.
— Tenha cuidado, filho!
— Fique tranquilo, papai! Terei muito cuidado.

E assim, o filho de Quis saiu. Ele era um rapaz alto, forte e inteligente. Todos diziam que era o rapaz mais bonito da cidade. Por onde ele passava, as pessoas paravam para admirá-lo, e ficavam comentando: “Como ele é forte” e “como ele é alto”. E as moças diziam: “Como ele é lindo!”. Mas ele e o empregado da fazenda estavam ocupados na missão de encontrar esses bichinhos. Perguntavam para todas as pessoas:
— Vocês viram duas jumentinhas perdidas? Não conseguimos achá-las!

Todos respondiam que não tinham visto, e os dois continuavam procurando. Onde estariam aquelas fujonas? O empregado da fazenda acalmava o filho do patrão dizendo:
— Não se preocupe! Nós vamos encontrá-las. Elas vão ficar bem, pois são fortes e bem alimentadas.  Você é um rapaz esperto e muito inteligente, e logo vai descobrir uma maneira de achá-las.

Os dias se passaram, e Quis já estava preocupado, pois agora, além das jumentas, seu filho e seu empregado também estavam sumidos. Não tinha notícias de ninguém. Um homem que o conhecia encontrou suas jumentinhas. Olhou-as com cuidado e pensou: “São elas mesmas! Vou levá-las de volta. Quis deve estar preocupado”. Chegando de volta na fazenda, as jumentinhas corriam e davam pinotes pelo pasto. Estavam com saudades de casa. Quis ouviu o barulho e os zurros e saiu correndo para vê-las.
— Olá, amigo! Você as encontrou? Há dias meu filho e um empregado saíram para procurá-las e ainda não voltaram. Estou muito preocupado. Agora tenho as jumentas de volta e os dois estão sumidos.
— Não se preocupe, Quis! Seu filho é forte e inteligente. Logo estará de volta.

Quis estava muito preocupado com seu filho e seu empregado. E se eles tivessem sido atacados por algum animal selvagem ou por ladrões? Ficava o tempo todo olhando a estrada para ver se eles estavam voltando. Andava de um lado para o outro e orava para que Deus protegesse os dois e os trouxesse a salvo para casa. Finalmente, depois de muitos dias de espera, Quis viu os dois vindo pela estrada. Correu ao encontro deles e deu um abraço bem apertado em seu filho.
— O que aconteceu? Eu estava aflito sem notícias de vocês! As jumentas voltaram e vocês sumiram…
— Calma, pai, estamos bem! Já estávamos há três dias procurando as jumentas e, como não conseguíamos encontrá-las, fomos até a casa do profeta Samuel para ver se ele podia nos ajudar. Ele então falou que eu não devia me preocupar, porque elas já estavam de volta na fazenda.
— Fico feliz por vocês terem tido esta ideia. Vamos entrar para tomar um banho, comer e descansar. Vocês devem estar exaustos!

Então, o filho interrompeu:
— Pai, tenho mais uma coisa para contar…
— Ai, ai! O que aconteceu? Vocês foram roubados? Estão doentes? Machucados?
— Não, pai, estamos bem. Mas aconteceu algo incrível comigo! Quando eu entrei na casa do profeta Samuel, ele olhou pra mim e não parava de sorrir. Fiquei curioso para descobrir por que ele me olhava daquele jeito, afinal nunca tinha me visto antes e nem eu a ele.
— Que estranho, filho… E o que aconteceu? Ele falou alguma coisa?
— Sim, pai! Ele foi ao meu encontro e disse: “Deus te escolheu para ser o primeiro rei de Israel!” Fiquei olhando pra ele com a cara mais assustada do mundo! Então ele me convidou para comer na casa dele e me deu um lugar de honra. Depois me arrumou um lugar para dormir. Levantamos de madrugada para voltar para casa e, então, Samuel pegou azeite e derramou em minha cabeça, dizendo que estava me ungindo para ser rei.

Quis estava muito emocionado e muito orgulhoso também. Mal podia acreditar que seu filho seria um rei, afinal eles pertenciam a uma tribo sem importância. Então, ele entendeu quem fez com que as jumentinhas fugissem foi Deus para que seu filho se encontrasse com o profeta Samuel. Todos estavam felizes: Quis, seu filho Saul, seu empregado e as jumentinhas sapecas!

jumentinhas - atividade

APLICAÇÃO

O que aprendi com esta história?

Deus Se preocupa até mesmo com jumentinhas perdidas. Ele fica feliz quando cuidamos dos nossos animais. Sabem o que Deus diz na Bíblia? Repitam comigo: “O homem justo cuida dos seus animais”. Saul era um bom rapaz. Ele se preocupava com as jumentinhas de seu pai e não parou de procurá-las até saber que elas estavam bem. Deus sabia que ele era um homem bom e que seria um bom rei se continuasse obedecendo suas leis.

  • Que devemos cuidar dos nossos animais.
  • Que se acharmos um animal perdido devemos ajudá-lo a encontrar seu dono.
  • Que Deus pode fazer coisas estranhas para nos mostrar o que tem para nós.
  • Que se formos obedientes a Deus, Ele sempre nos abençoará.
  • Que Deus se preocupa até com os animais.

Fica aqui a lição: Trate bem os animais, e Jesus o ajudará a realizar seus sonhos! Vamos orar pedindo que Ele nos faça bons com as pessoas e com os animaizinhos também?

por Tia Ane

2 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Gostei tanto dessa história. Aliás, adoro toda a série dos animais, pq vejo o cuidado que Deus sempre teve com eles. Isso é muito significativo. Q bela lição!

    4 de fevereiro de 2014 @ 15:37
  2. Priscila Santos

    Que gracinha, eu nem conhecia essa historia sabia? Adorei, meninas!!!

    5 de fevereiro de 2014 @ 13:41

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou