O nosso lar

O nosso lar

Onde você mora? É grande? Pequeno?
Apartamento? Casa? Campo?

Não importa a resposta, o fato é que todos nós temos um lar, ou pelo menos deveríamos ter. Mas como assim deveríamos ter? Já explico. Muitos até tem uma casa, porém não possuem um lar. Sabemos que o conceito de lar é muito mais emocional, é onde nosso coração está. E por isso resolvi escrever sobre algo que realmente fala a mim, que toca na minha ferida. Como deve ser nosso lar? Todos os tópicos abaixo são baseados nos livros da escritora norte-americana Ellen G. White, claro com comentários ao vivo (rs):

organização

Deus é um Deus de ordem. Na criação podemos entender o seu senso organizacional. Ele é minucioso, organizado e gosta que as coisas façam sentido, então, primeiramente, nossa casa deve ser organizada. Os anjos que habitam nela também gostam de ordem.

Então, chega de bagunça!

iluminacão e ventilação

“Na construção de casas é de especial importância assegurar perfeita ventilação e abundância de sol. Haja uma corrente de ar e quantidade de luz em cada aposento da casa. Os quartos de dormir devem ser colocados de maneira a terem franca circulação de ar dia e noite” — (CBV p. 148)

Corre e abre as janelas amiga, pensamos que entra poeira, pode até ser, mas entra vida e saúde também.

bom gosto com simplicidade

“Mobílias trabalhadas e custosas representam não somente um desperdício de dinheiro, mas daquilo que é mil vezes mais precioso. Elas trazem para a família pesado fardo de cuidados, labores e perplexidades” — (CBV p. 150)

Isso quer dizer que quanto mais ‘perequetê’, mais escrava da casa você será, consumindo seu precioso tempo e esforço. Opte por menos curvas, entalhes, mil quadros, enfeites…

utensílios baratos

“Mobiliai vossa casa com móveis simples, com coisas que se possam manusear livremente, limpar com facilidade e substituir sem grande dispêndio” — (CBV, p.367 e 370).

Não pague uma fortuna em algo que você vai ficar morrendo de medo que quebre por não poder comprar outro. 

casa moderna

“A doce palavra ‘lar’ está pervertida a ponto de significar ‘alguma coisa com quatro paredes, cheia de adornos e mobiliário elegante’, enquanto os moradores estão em contínua tensão para fazer face aos reclamos da moda nos diferentes setores da vida” — (Signs of the Times, 23 de agosto de 1877).

Viu  na ‘Casa Cor’ e ficou louca para possuir? Calma, amiga, respira fundo que passa. Lembre-se, estar na moda em questão de móveis exige muito. A ânsia de ter gera tédio de possuir. 

casa familia

“Esta incessante ansiedade em embelezar o lar para que visitas e estranhos o admirem, não pagam jamais o tempo e os meios expendidos. É colocar no pescoço um jugo difícil de ser levado” — (Signs of the Times, 2 de outubro de 1884).

Já ouviu aquele ditado de que consumismo é comprar algo que você não precisa, com o dinheiro que você não tem para fazer inveja a alguém que você não gosta? Pois é. Tia Ellen mais uma vez nos alerta sobre os males do mundo contemporâneo.

sem regras

“A rígida precisão que temos mencionado como sendo um desagradável aspecto de muitos lares não está de acordo com o grande plano da Natureza. Deus não fez que as flores do campo crescessem em canteiros regulares com bordos determinados, mas espalhou-as como gemas sobre a pradaria verde, e elas embelezam a Terra com sua variedade de forma e de cor. As árvores da floresta não estão em linhas regulares” — (CBV p.153 e 154).

A casa não precisa ser milimetricamente disposta: a cortina alinhada com o sofá, os objetos em forma quadrada, tudo tem que ser em pares ou conjuntos, tudo na mesma cor… Esqueça essa rigidez e seja livre!

Pois é, meninas, algumas de vocês ainda não são as donas da casa, mas estes conselhos devem encontrar um lugarzinho em sua mente para que, ao longo da vida, coloquemos em prática tais planos. Notem que isso não “poda” ninguém, são apenas conselhos que visam uma vida mais tranquila, leve e feliz…

Que tal tentarmos?

por Naysa Rabelo

19 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Frienda, que post significativo e importante! A carapuça serviu pra mim…rs Deus se importa com TUDO mesmo, né? Ele sabe que tudo influencia nosso humor, nosso caráter… Beijos

    22 de novembro de 2013 @ 15:31
    • Depois de um longo inverno voltei pra responder! Frienda, a carapuça serviu pra mim quando fui escrever. Podemos perceber que Deus quer nosso foco e nosso coração, então temos que dar atenção a detalhes que parecem simples, mas que mostram nossas prioridades. Todas juntas poderemos crescer e aplicar os conselhos da tia Ellen na nossa casinha! Bjus te amo!

      27 de novembro de 2013 @ 11:05
  2. Sabrina

    Gostei demais! Falou bastante cmg as palavras da irmã White … um lar é muito mais que coisas, são as pessoas. Devemos aproveitar a vida com elas!

    22 de novembro de 2013 @ 15:56
    • Sabrina, você disse tudo. Uma casa só te torna um lar por causa das pessoas. Temos que ser felizes com elas! Bjus

      27 de novembro de 2013 @ 11:05
  3. doralice

    comprei uma motinha dessa masculina e ela parou de anda com 2 dias de uso e a sirene não para de toca quando coloca no car
    regador

    22 de novembro de 2013 @ 16:05
  4. Sueli(Pariquera)

    O segundo melhor lugar do mundo,nosso porto seguro,que texto bonito,conselhos de Deus para nosso bem!

    22 de novembro de 2013 @ 17:50
  5. Tamara Silva

    Hoje, com 2 anos e meio de casada, vejo que esse post é fundamental! A casa deve ser aconchegante, organizada, e limpa, mas sem neuras e exageros… Pq o bom mesmo, é poder reunir a família pra fazer aquela baguncinha!!!

    22 de novembro de 2013 @ 22:28
  6. Larissa Zanardi

    Adorei o post, pois até nas coisas simples como a organização do lar, é importante em nossa vida como Critãos!!!

    22 de novembro de 2013 @ 23:37
    • São simples e são importantes. Deus é sábio e se preocupa com todos os aspectos da nossa vida.

      27 de novembro de 2013 @ 11:06
  7. Paula

    Gostei das ideias simples de decoração!
    É mesmo muito importante termos um lar, no sentido verdadeiro da palavra, porque há muitas casas maravilhosas que são impessoais, onde as pessoas não se comunicam, não se amam… Devemos valorizar as pessoas, os relacionamentos, e não as coisas, os objetos.
    Já entrei em alguns lares simples, limpos e organizados, onde me senti à vontade, em paz, por ser um ambiente agradável, harmonioso em que as pessoas se entendem e onde, principalmente, Cristo habita como convidado de honra.
    Sempre que começo a ler um post do Bonita, fico imaginando quem escreveu, pois não olho em cima. Cada uma tem uma característica própria de escrever e assuntos que as distinguem uma da outra. No meio do post, tive certeza: escrito por Naysa! Parabéns, você acertou mais uma vez! Este é um assunto muito pertinente para refletirmos!

    23 de novembro de 2013 @ 15:53
    • Paula, obrigada por suas palavras, elas dão força pra continuarmos a falar, a procurar a vontade de Deus… Realmente existem casas impessoais, não encontrei essa palavra quando estava escrevendo. Inclusive, quando casei, minha casa era assim. Parecia tudo tão novinho, arrumadinho, sem identidade, parecia que ninguém morava ali. Passei um tempo sem me identificar com minha casa. Quando coloquei meus objetos do coração para fora das gavetas, quando permiti que a rigidez fosse embora e troquei algumas coisas de escritório por umas mais de casa, me senti feliz. Essa foi a minha experiência e realmente as palavras de Ellen White me ajudaram! Bjus pra vc!

      27 de novembro de 2013 @ 11:09
  8. Ana Laura

    gostei batante…

    23 de novembro de 2013 @ 22:58
  9. Ale

    Amei!

    23 de novembro de 2013 @ 23:29
  10. Sabrina

    Muito bom! Como Deus é maravilhoso e se preocupa com tudo, que amor 😉
    É confortante e alegre ter um lar e as bençãos de Deus são inúmeras sobre ele.
    Só de pensar na presença do anjos em nosso lar o nosso coração se enche de alegria.

    24 de novembro de 2013 @ 14:01
    • Sabrina, meu pai falava que os anjos ficavam contentes de entrar em uma casa arrumadinha… cheia de vida, de luz…Que lindo né?

      27 de novembro de 2013 @ 11:10
  11. alline fernandes

    amei as dicas!!! claro… eu ainda não sou dona de casa, mas eu amei. o primeiro foi para mim, eu até arrumo meu quarto, mas tenho uma certa dificuldade em deixar arrumado!!! rsrs

    26 de novembro de 2013 @ 11:45
    • Acho que a organização é mais comum a todas nós né Alline? Eu também arrumo, mas muitas vezes deixo acumular a bagunça da semana, e isso toma mais tempo no final para limpar e organizar de verdade. Se fizermos sempre um pouquinho, não passaremos o dia faxinando…. Bjus

      27 de novembro de 2013 @ 11:14
  12. Ana Vieira

    Já tinha lido essas passagens da Ellen White, gosto de tudo, todas as dicas.

    29 de novembro de 2013 @ 21:46

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou