Look da noiva cristã

Look da noiva cristã

Noiva cristã e a escolha do vestido

Pode parecer estranho, mas já ouvi noivas dizendo assim: “Ah, como vai ser o dia do meu casamento, já posso me mostrar mais pro meu noivo” (e para as dezenas e centenas de convidados, ? Hehe). Muitas moças têm o pensamento de que já se preservaram durante o namoro e noivado todinho, então a cerimônia é o momento de dar aquela “atiçada” no pobre noivo, já que garantiu que ele realmente será seu marido. A lua de mel já começa no altar, é? O público às vezes fica até confuso quando vê a noiva, que costumava se vestir com elegância e discrição (princípios bíblicos), abusando da extravagância e revelando demais o corpo no grande dia. Toda essa exibição não é apenas para o noivo, mas para toooodos os convidados, familiares, pastor, músicos… anjos e DEUS. E sabe o que é a noiva pra Deus? É a representação mais pura de Igreja (está na Bíblia).

Algumas das “justificativas” usadas…

noivas_vestimenta_cristã

Quando a porta se abre ao som da marcha nupcial, várias vezes vemos peitos antes da noiva. É ou não é? E ao andar pelo corredor ela revela outras coisas em ângulos diferentes — quem sabe as costas toda, com um decote que chega no bumbum. A maquiagem extravagante, escolhida por muitas, torna a noiva irreconhecível. Gente, não sou uma senhorinha antiquada e ranzinza criticando a nova geração. Tenho 28 anos, casei com 21 e vi um monte de revistas modernas para escolher meu vestido. Planejei todo meu dia de beleza, decoração, festa e tudo mais. Sou uma jovem normal, como você. Só acho muito importante que nossa relação matrimonial comece da forma que mais agrada aquele que quer garantir a felicidade do nosso lar. Ele deve ser o personagem principal no grande dia. Se esse não for o objetivo, não faz sentido ter pastor, nem oração e muito menos a canção do Pai Nosso.

O Pai já sonhava com nossa união matrimonial antes mesmo de nós mesmas. Faz parte da nossa tradição dizer que a noiva é a estrela da festa. E de certa forma é mesmo. Não há problema nenhum em ficar linda para um dia tão especial na sua vida. Seria até esquisito uma noiva não investir em sua imagem para a ocasião. Até a noiva simbólica da Bíblia se arrumava para o seu noivo. Mas sabe o que falta ultimamente? Falta lembrar que Deus é o “Dono dos nossos dias”, então o nosso grande dia é mais dEle do que nosso, certo? Ele também é o “dono da alegria eterna, do sorriso, do abraço e dos encontros”, como diz a música do Pedro Valença. E não é exatamente isto que você sonha para sua vida de casada?

vestido_casamento_igreja

Às vezes a gente sente que, mesmo se tratando de uma festa religiosa, Deus nem foi convidado. Em alguns casos os noivos até preferem se casar em outro local que não seja a igreja só para não terem que seguir “regrinhas” que contradigam suas vontades (trajes e música, por exemplo). Ainda bem que muitos, ainda que se casem no campo ou num buffet, lembram-se que se trata de uma cerimônia cristã. Mas vamos combinar que até mesmo no templo (igreja) o respeito tem faltado. Já soube de pastores e padres que ficaram constrangidos ao ficar frente à frente com o look revelador da noiva. Já pensou?

guia_igreja_adventista_casamentos

Pensando nesse assunto e na situação atual, a Igreja Adventista publicou um manual de ajuda aos noivos, orientando até mesmo como devem ser os trajes para a cerimônia realizada por um pastor denominação. Acredito até que outras denominações estejam fazendo o mesmo, pois prezam o respeito ao que envolve o nome de Deus. Leia o guia completo AQUI. Olhe o que ele fala sobre a vestimenta:

O casal de noivos e todos os que participam na cerimônia assim como também os convidados devem apresentar-se à igreja corretamente trajados, respeitando os princípios bíblicos da modéstia cristã (sem exageros, ostentação, extravagâncias ou mesmo adornos) e da decência (tendo o corpo devidamente coberto). Como o culto é oferecido a Deus, é para Ele que deve ir a principal atenção, e não para roupas, penteados, adornos ou exposição indevida do corpo. Toda a honra só pertence a Ele, e só Ele deve ser exaltado.

etiqueta_casamento_igreja

Quero chamar sua atenção aos conselhos de etiqueta quanto à vestimenta em ocasiões e ambientes religiosos. Glória Kalil, jornalista e consultora de moda, alerta em seu livro Chic[érrimo]: “Cerimônia religiosa exige certa contenção na exibição dos brilhos e do corpo. Decotes e fendas podem ser disfarçados e atenuados por xales e estolas. Sinal de respeito”.

vestido_noiva_crista

Quer uma dica? Ora e saia à procura, amiga. Pode acreditar que Deus vai adorar ir às compras com você. E tenha certeza de que seus convidados (principalmente padrinhos e familiares) vão respeitar suas recomendações quanto ao traje. Não é brega recomendar o tipo de roupa aos convidados. Toda festa bem organizada especifica isto. Já que é o “seu dia”, que as coisas sejam do “seu jeito”. Noivas têm esse poder! Lembre-se que você é da realeza. Só por curiosidade, pesquise na internet como são os vestidos das princesas e duquesas. #FicaaDica

PS: Vou fazer um post com vestidos da realeza em breve!

por Emanuelle Sales

9 Comentários

  1. Nathallynna

    Amei o blog , e o tema sobre a vestimenta adequada para o casamento.

    19 de janeiro de 2017 @ 17:04
  2. Julia Raquel

    Amei o post, mas também queria saber Manu se tinha como vc falar sobre vestimenta na praia, tenho duvida se quem é cristão pode usar biquini,mas se vc acha que sim quais vc indicaria?Desde já Obg 🙂

    20 de janeiro de 2017 @ 22:27
    • Emanuelle Sales

      Estou pra fazer um post sobre isso, querida. Tô estudando o assunto ainda =) Beijos

      21 de janeiro de 2017 @ 22:31
  3. Jaqueline

    Amei!!!
    Esse assunto até parece esquecido por muitos cristãos.

    21 de janeiro de 2017 @ 6:17
  4. Larissa

    Amei o post, parabéns Emanuelle pelas dicas. Interessante notar que atualmente as moças adventista tem se revelado mais dos que as não adventista, pois vejo casamentos de moças de outras denominações ou até sem religião com vestidos mais decente que as nossas meninas…

    24 de janeiro de 2017 @ 9:05
  5. Rosanna Landshan

    Meu Deus! Vestido de casamento, não da pra acreditar que vc quer regratizar isso aí tbm, casamento uma vez só na vida, uma data especial a intenção é estar bonita se casar, momento de emoção, não é pra atrair alguém sexualmente mds……. vc se casou como?

    17 de fevereiro de 2017 @ 16:33
    • Emanuelle Sales

      Estar bonita = mostrar peitos? Vivo num mundo onde beleza vai bem além disso. PS: casei MARAVILHOSA com um vestido parecido com o da duquesa Kate Middleton.

      17 de fevereiro de 2017 @ 16:47
      • Rosanna Landshan

        Emanuelle quero te pedir desculpas por entrar na sua página, falar coisas que pode seila ter te magoado, não tenho o direito de chegar falando assim, não eu não veo só defeitos, agora eu vi que seu trabalho é muito bom, muito bem feito, parabéns, e eu te peço as sinceras desculpas por ter falado esse monte de coisas aqui na sua página, e eu imagino que vc se casou muito linda mesmo, pq vc já é bonita naturalmente, esse meu jeito meio explosivo pode acabar ferindo alguém, não tô me vitimizando tá, é que sei que Deus não gostou disso, então te peço minhas sinceras desculpas.

        20 de fevereiro de 2017 @ 9:14
        • Emanuelle Sales

          Rosanna, que atitude bonita e rara a sua. Pedir perdão é uma virtude. Pode ter certeza que desculpo. E fico feliz que tenha conhecido um pouco mais do projeto do blog. Que Deus abençoe sua vida =)

          20 de fevereiro de 2017 @ 13:26

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou