Lanche de outro mundo

Lanche de outro mundo

Que tal levar aquele hambúrguer
básico para um outro nível?

Nível tão alto que até carnívoros vão gostar (consegui fazer meu esposo gostar de um sabor, logo abaixo eu conto). Como boa vegetariana que não nasceu vegetariana, quando deixei a carne, logo apelei para alternativas que me dessem a oportunidade de desfrutar algumas coisas que ocasionalmente tenho vontade de comer, como cachorro quente e hambúrguer. Mas parece que o único jeito era o famoso PVT (proteína vegetal texturizada), e sempre achava meio sem graça, não conseguia um ponto de liga, já que também não ia colocar ovo pra isso. Então, a minha amiga internet me ajudou mais uma vez. Até vegetarianos não gostam de PVT às vezes… Então essa é pra você que não come carne e também não gosta dessas proteínas texturizadas, e para você que come carne mas busca diminuir o consumo e não encontrou opções saborosas.

A última coisa que você vai pensar em um hambúrguer vegano é no PVT. Então o post de hoje vai te mostrar cinco opções de hambúrgueres, e com elas, recheios novos e até inusitados para você testar e descobrir que aquele hamburguinho básico vai ficar no passado.

Não vou postar as receitas certinhas, pois elas são de olho, mas o segredo é:

  • 1 xícara do grão vai render dois hambúrgueres ou 3 pequenos.
  • Use aveia de molho em um pouquinho de água para dar liga.
  • Bata no processador o grão com seus temperos favoritos, sal, pimenta, cebola, alho, salsinha, cebolinha, mostarda…
  • Use um pouquinho de azeite para ajudar na liga.
  • Se quiser mais nutrientes, adicione gergelim, linhaça…

hamburguer de feijao

Tá vendo que ele vai combinar super com uma berinjela grelhada, tomate picadinho e abacate? Nunca tentou abacate assim? Vale a pena. Ele é cremoso e substitui a maionese. Se ficar meio em pânico com os pedaços grandes, amasse com um garfo e misture com limão, sal e azeite. Passe no pão e descubra o que é alegria de viver

hamburguer de grao de bico

Aproveite este sabor para colocar temperos como cominho, para dar um sabor mais árabe. Coloque cebolas roxas fatiadas em uma mistura de vinagre e açúcar para ferver. Descarte o líquido e use as cebolas no hambúrguer.

hamurguer de lentilha com quinoa

Substituir o alface por outra folha já muda tudo. Que tal usar espinafre e ao invés de maionese um pesto de manjericão? Hummmm

hamburguer de beterraba

Calma, dê uma chance a este que parece muito incomum. Que tal colocar temperos frescos, como coentro ou salsinha não como decoração e sim como recheio do lanche?

hamburguer de berinjela

Este aqui é mais diferente pela execução. Pegue 2 berinjelas bem macias com sal e pimenta e depois e raspe toda a ‘polpa’ que estará bem molinha e bata no processador com aveia e alho. Acerte o tempero e molde hambúrgueres. É surpreendente!

Te convenci a tentar um hambúrguer vegano?

por Naysa Rabelo

4 Comentários

  1. Eu quero o de berinjela hoje mesmo! Bom, vai ter que ficar pra sexta-feira, mas vai rolar pra família toda que tá chegando. Uhuuu

    15 de julho de 2015 @ 14:32
  2. HUmmmm, hambúrguer de berinjela minha sogra que me ensinou frienda, e desde então, estou amando! kkkk

    15 de julho de 2015 @ 16:51
  3. Keila

    Muito bom!! Vou tentar..Mas me surgiu algumas dúvidas…
    A PVT é a de soja mesmo? A farinha de aveia que nesse caso fica de molho..tanto faz se for a mais Grossa ou o farelo mais fino? O lance da berinjela eu não entendi , primeiro coloco a berinjela inteira no sal e depois continua o processo? Acho que foi isso que entendi hehehehe….bom estou tentando mudar a forma como me alimento, não esta sendo fácil, ainda mais sendo compulsiva por doces….beijos linda!

    20 de julho de 2015 @ 0:27
    • Oi Keila, vou tentar esclarecer.
      PVT é a de soja sim
      A aveia é aveia normal, não farinha. Pode ser em flocos mais finos ou grossos, mas a grossa é melhor pra dar liga.

      A berinjela é assim, você parte ela ao meio e leva ao forno com sal e tempero. A hora que ela ficar bem molinha, vc raspa todo o recheio e bate no processador.

      Siga firme mudando hábitos. Eles são difíceis de serem mudados e às vezes a gente dá uma escorregada, mas o processo é assim e o importante é ter consciência e procurar se alimentar hoje, melhor que ontem, e assim vai!

      Bju

      20 de julho de 2015 @ 10:42

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou