Fartura e miséria

Fartura e miséria

Um sonho estranho…

Olá, Bonitinhos e Bonitinhas, que saudade! O que vocês têm aprendido com os animais da Bíblia? Eles têm muitas lições para nos ensinar, não é mesmo? Hoje quero contar mais uma história, e tenho certeza que vocês vão amar! É sobre um pesadelo com animais. Alguém aqui já teve pesadelo? Tenho certeza que sim. Eu não gosto disso, mas de vez em quando eu tenho, e isto não é nada bom. Mas pior do que ter um pesadelo é saber que ele tem um segredo para nos revelar e não conseguimos descobrir.

vacas carnivoras

Há muito, muito tempo, lá no Egito, tudo parecia normal. O sol brilhava, a chuva caia, as plantas cresciam e produziam vários frutos. O Rio Nilo corria tranquilo, regando as terras por onde passava. Todos estavam felizes, pois nada lhes faltava. Mas certa noite o rei Faraó, que governava o Egito, teve um sonho bem estranho, ou melhor, um pesadelo! Ele sonhou que passeava pela beira do Rio Nilo, admirando sua beleza, e de repente sairam de dentro da água sete vacas muito bonitas, gordas e saudáveis, que começaram a pastar na grama verdinha e suculenta perto do local. Mas, de repente… O que era aquilo? Sete vacas horríveis, magras e esqueléticas saiaram da água. Elas estavam com muitaesfomeadas, e nada matava a fome que tinham. Então elas avançaram nas vacas gordas e devoravam todas elas. Mas, ainda continuaram magras e esqueléticas.

O rei Faraó ficou desesperado em seu sonho. Tentava salvar as vacas gordas, mas não conseguia! Então, acordou apavorado. Respirou profundamente e pensou: “Foi só um pesadelo!”. Voltou a dormir, mas logo teve outro sonho estranho. Desta vez, ele estava novamente olhando o Rio Nilo, e via ali perto uma linda plantação de milho. Algumas espigas lhe chamaram a atenção. Eram muito mais bonitas e cheias de grãos do que as outras. “Curioso” – pensou o rei — “elas são sete também”. Ele admirava as espigas de milho quando, de repente, brotaram mais sete espigas. Para seu pavor, estas eram horríveis, como as vacas devoradoras. Eram mirradas, retorcidas e secas. Quase não tinham grãos.  Seu pavor aumentou quando viu as espigas mirradas comendo as espigas robustas e cheias de grãos. “O que está acontecendo? Nunca vi nada parecido, vacas carnívoras e espigas que comem outras espigas…” – pensava o rei. Apavorado, se debatia na cama. Acordou gritando.

Os guardas que vigiavam o palácio pensaram que alguma coisa terrível acontecia com ele e correram para vê-lo. Ao entrarem em seu quarto, viram o rei sentado na cama e apavorado. Perguntaram:
— O que aconteceu com a Vossa Majestade?
— Eu tive um sonho… Não, não, tive um pesadelo horrível! Chamem os sábios e os adivinhos do reino para que me expliquem o significado das coisas terríveis que sonhei.

Rapidamente, os guardas foram em busca dos sábios e dos adivinhos, e dentro de pouco tempo todos estavam no palácio:
— Conte-nos seu sonho, ó grande rei, e nós diremos o que significa.

O rei faraó contou tudo aos sábios, e eles ficaram intrigados com os sonhos esquisitos que ouviram. Pensaram, pensaram, conversavam entre eles, mas não conseguiam achar nenhum significado. Não sabiam o que dizer. O rei ficava cada vez mais nervoso com aqueles falsários:
— Vou matar todos vocês! Vocês não conseguem me dar nem o significado de um sonho. Que tipo de sábios são?

Foi então que o copeiro do rei lembrou de uma coisa que tinha acontecido com ele:
— Ó, meu grande rei, acabei de me lembrar de algo que aconteceu comigo naquela vez que Vossa Majestade mandou me prenderem. Eu tive um sonho lá na prisão e fiquei bem perturbado. Então, um prisioneiro que também estava lá, me vendo angustiado, perguntou o que eu tinha. Quando contei o sonho, ele me deu o significado.
— Quem é esse prisioneiro? Mande chamá-lo imediatamente!

O prisioneiro era José, e ele era temente ao Deus verdadeiro. Os guardas foram rapidamente até a prisão e mandaram o carcereiro acordá-lo para ir até o palácio. José acordou, tomou um banho e colocou roupas limpas. Ninguém poderia aparecer diante do rei sujo e desarrumado. Então, os soldados o levaram até o palácio. Quando lá chegou, o rei o olhou e nervoso perguntou:
— É verdade que você adivinha os significados dos sonhos?
— O meu Deus, a quem eu sirvo, me dá as respostas quando eu preciso. Se Vossa Majestade me contar o que sonhou, eu peço para que Ele me dê o seu significado.

Então, o rei contou tudo. Falou das vacas gordas e das vacas magras. Falou também das espigas cheias de grãos e as mirradas, e ficou esperando José lhe dar o significado de tudo! José fez uma oração ao Deus do Céu e depois respondeu ao rei:
— Os seus sonhos são muito importantes. O meu Deus, o Deus verdadeiro, quis avisá-lo que haverá sete anos de muita fartura, mas depois haverá sete anos de muita fome, pois não choverá, e a terra vai ficar seca. O senhor, ó rei, deverá arrumar um homem muito sábio que saiba como armazenar bastante alimento para o tempo da seca.

O rei se levantou e, caminhando em direção ao José, disse:
— Quem é mais inteligente do que este homem? Vejo que Deus está com ele, e eu o escolho para ser governador sobre toda a terra do Egito, e abaixo de mim ele será o homem mais importante do reino!

Pegou, então, seu anel real e o colocou no dedo de José, que fez um trabalho maravilhoso. Tudo aconteceu exatamente como ele disse ao rei. Mas, as pessoas não morreram de fome, porque havia muita comida guardada nos celeiros que ele construiu por todo o Egito!

José - atividade

APLICAÇÃO

O que aprendemos com a história de hoje?

  • Que somente Deus pode revelar o futuro.
  • Que Ele usa pessoas para revelar os seus segredos.
  • Que Ele cuida de cada pessoa e manda o que precisam para viver.
  • Que as pessoas que são fieis e obedientes a Deus são recompensadas.
  • Que devemos confiar nas promessas que Ele nos faz.

 

por Tia Ane

4 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    A história de José é sempre tão interessante! Deus mostra através dele que Seus sonhos são bem melhores que os nossos. Amei!

    12 de março de 2014 @ 14:41
  2. Carla Cristina

    Que bela história. Que tanto as crianças como nós nunca nos esqueçamos do poder de Deus de mudar as coisas!!!

    12 de março de 2014 @ 15:26
  3. meire batista

    E,UMA HISTORIA LINDA;

    12 de março de 2014 @ 23:59
  4. A história de José é uma que fica na cabeça desde a infância… se todas as crianças entenderem que Deus cuidará delas em qualquer situação, elas entenderão o tamanho do amor do Pai do céu.

    13 de março de 2014 @ 9:48

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou