Cristão na web

Cristão na web

Como o cristão deve agir na blogosfera?

Você vê o título “blogueira” como uma profissão, hobby ou modinha? Eu confesso que enxergo essas 3 características nas hits girls (ou nos boys) de hoje. E dependendo da forma como as incorporarem na sua vida virtual, não há problema nenhum nisso. Eu mesma, adepta à internet desde o tempo do Frog (lembra?), mergulhei na modinha do blog há quase 4 anos. O projeto começou como missão e hobby, logo também virou profissão. A forma como eu encaro isso pode ser bem diferente da forma como os outros 100 milhões de bloggers do mundo encaram a mesma situação.

Blog. Esse tipo de site pessoal ou comunitário, com linguagem informal e temática variada, virou uma febre de uns 5 anos pra cá. De acordo com o Ibope/NetRatings, quase metade dos internautas brasileiros acessa esse tipo de site atualmente. A disputa para se destacar na rede e garantir popularidade grande. Como na blogosfera cada um é dono do seu próprio quadrado, não existe padrão nem regra. Cada um faz o que bem quiser. E a partir daí, quero dar uns conselhos de como agir sendo um blogueiro que, antes de tudo, é cristão.

principios blog

Esse conselho é importantíssimo e não serve apenas para cristãos, mas sim para todo ser humano que tenha algum princípio de vida. Ou seja, TODOS. Se o princípio de vida da pessoa for o viver saudável, ela não deve, nem mesmo em publicidade, promover o consumo de bebida alcoólica, por exemplo. Se o princípio dela for o da vida fitness, pode expor direta ou indiretamente isso em suas publicações para motivar outras pessoas (mesmo que o tema do site seja administração). Se for advogada, não vai de forma alguma promover injustiças em sua página, mas sim divulgar os direitos humanos de uma forma ou outra. Se seu princípio de vida é bíblico, não tome o nome de Deus em vão. Você carrega um título precioso, e ignorar suas crenças destruirá sua credibilidade.

imitando blogueiros

Os bloggers cristãos podem cair no erro de usar pessoas como seu modelo de sucesso e passar a imitá-las. Querem falar de beleza, mas imitando uma maquiadora famosa do YouTube. Querem falar de culinária, mas ignorando seus princípios de saúde, apostando em imitar sites populares de gastronomia. Querem falar de moda, mas deixando de lado seus ideais de vestimenta cristã, e dando Ctrl C + Ctrl V nos “Looks do Dia” da hits girls. Mal sabem que o segredo do sucesso é a originalidade e a inovação. Pra ter sucesso é preciso ter um diferencial. Quando decidi criar o blog, falei que o nome dele seria “Bonita Adventista”, e muitos me falaram que deveria usar um nome mais genérico, pra não limitar meu público. Como publicitária e jornalista, discordei totalmente. Sabia que ter um público específico e temática bem determinada garantiriam mais fidelização ao meu conteúdo. Seja diferente. O mundo já está cheio de outras pessoas.

nada alem do seu melhor

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força” (Eclesiastes 9:10). Cresci ouvindo isso da minha mãe. Ela dizia que TUDO que tivermos que fazer deve ser feito da melhor maneira possível. O empresário Edney Souza, dono do portal de blogs InterNey, diz que o que mudou na blogosfera nos últimos anos é traduzido em duas palavras: ilusão e profissionalismo. “Muita gente está achando que basta abrir um blog com qualquer baboseira para ficar rico”, analisa. “Ser profissional não é simplesmente ser remunerado, é trabalhar sério e produzir um trabalho de qualidade”, diz. Livre-se da ilusão e ponha a mão na massa. Assim, naturalmente você se tornará um blogueiro profissional. Como cristão, seu empenho deve ser dobrado. Deve ter atenção até mesmo para as imagens que seleciona. Deve escrever cada palavra tendo certeza da aprovação do “Dono dos seus dias”, mesmo se sua temática for física quântica!

nao seja agressivo

Toda verdade que você falar de forma impaciente se torna lixo. Se não for com amor, de nada vale. Não aja como dona(o) da verdade, e não repreenda grotescamente ninguém. Lembre-se que você, de uma forma ou outra, também tem erros. Então não julgue as pessoas só porque elas pecam diferente de você. Esse texto deve ser a base da nossa política editorial:

“Jesus não suprimia da verdade uma palavra que fosse, mas sempre a proferia com amor. Em Seu convívio com o povo exercia o maior tato. Não era nunca rude. Jamais pronunciava desnecessariamente uma palavra severa. Nunca motivava dores desnecessárias a uma alma sensível. Não censurava as fraquezas humanas. Dizia a verdade, mas sempre com amor. Toda alma era preciosa aos Seus olhos. Via em todos os homens almas caídas, cuja salvação constituía o objeto de Sua missão”.

(Ellen White, Caminho a Cristo, pág. 12)

O que você pensa sobre o assunto?
Tem mais conselhos pra dar?

por Emanuelle Sales

11 Comentários

  1. Frienda, disse tudo. O que mais tem na blogosfera é gente querendo ser dono da razão, e não da sua própria opinião. Gente que se vende e não é fiel aos princípios, e na verdade, é apenas um reflexo da personalidade e caráter fora das teclas e fora do monitor do computador. Que a “rede” nunca nos torne quem não somos.

    4 de agosto de 2015 @ 17:20
  2. Sabrina Faquir

    Muito bom!! Por isso que eu amo o Bonita, super original e sempre de acordo com os princípios cristãos, honrando a Deus e ajudando muitas bonitas a honrarem tb. Vocês estão de parabéns =)

    Manu esteve em Resende-RJ (01/08) … ameiii <3

    5 de agosto de 2015 @ 13:19
  3. Ana Carolina Cordeiro

    Oi Manu! Tudo bem? Parabéns pelo post! Na minha vida de inernauta, tenho visto muito disso! Pessoas que escrevem desleixadamente, pessoas que só fazem propaganda o tempo todo… É horrível. Ultimamente, saí de vários canais do Youtube e troquei por canais exclusivamente cristãos, porque os outros estavam uma chatisse! Se a nossa beleza é ser diferente, porque vamos querer imitar o mundo, não é?
    Criei um blog essa semana para falar sobre livros, porém nem tenho a pretensão de monetizar nem nada, mas seus conselhos foram muito proveitosos! Obrigada!

    6 de agosto de 2015 @ 11:01
    • Ana, que legal seu projeto. Já imagino como você pode usar esse canal pra evangelizar. Aproveite suas oportunidades. Beijos

      6 de agosto de 2015 @ 14:27
  4. Noemi Almeida

    Parabéns Manu!! Tenho um blog a alguns anos e vou prestar mais atenção quando publicar meus textos!

    7 de agosto de 2015 @ 16:32
  5. Priscila Moreira

    Oi Manu, ótimo post sou adventista e tenho um blog a pouco tempo e me preocupo com os tópicos que você citou, acho importante não perdermos nossa identidade cristã.

    12 de agosto de 2015 @ 23:36
  6. Olá, Manù!! seu trabalho é uma inspiração! Acho muito legal, e relevante o seu trabalho com as bonitas adventistas do nosso tempo. Eu acbei de criar um blog (ainda sem postagem, pois estou pegando algumas dicas, inclusive esse seu post ajudou muito), fiz pensando nas coisas que muitas meninas gostam, e como toda menina é uma boa observadora de detalhes em tudo, criei com essa temática. Parabéns pelo seu trabalho! Bjo!

    20 de agosto de 2015 @ 13:17
    • Emanuelle Sales

      Fiquei muito feliz de saber que te ajudou!

      11 de abril de 2016 @ 14:24
  7. Olá, Manù!! seu trabalho é uma inspiração! Acho muito legal, e relevante o seu trabalho com as bonitas adventistas do nosso tempo. Eu acbei de criar um blog (ainda sem postagem, pois estou pegando algumas dicas, inclusive esse seu post ajudou muito), fiz pensando nas coisas que muitas meninas gostam, e como toda menina é uma boa observadora de detalhes em tudo, criei com essa temática. Parabéns pelo seu trabalho!

    Ps: Seria muito bom se vc participasse de algum evento aqui da minha associação, A Missão Nordeste! rsrs Bjo!

    20 de agosto de 2015 @ 13:23

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou