Como dói!

Como dói!

Dói muito! É como posso descrever a tão odiada cólica.

Muitas mulheres sofrem com esse mal. Algumas sortudas não sabem nem o que é, mas para o primeiro grupo, uma vez ao mês a dor volta. E então é correr para o remedinho mais próximo, para a dica da vovó daquele chá milagroso… Temos muitas leitoras que entraram oficialmente para o mundo feminino, e outras que já estão escoladas no assunto. Então vamos do começo:

O QUE É A CÓLICA?

Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorreia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. Ela muitas vezes impede as atividades normais e necessita de medicação específica. Mas cuidado, ela pode estar indicando outro problema de saúde. Por isso, procure um especialista!

POUCO, MÉDIO OU MUITO?

A dor pode ser branda, causando cólica, desconforto, sensação de peso no ventre ou nas costas. A dor pode ser moderada, causando, além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça. Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.

Vou falar por mim agora: Sofro todo mês com cólica e já tenho meu remédio sagrado. Não vou fazer apologia no post, até porque remédios e anticoncepcionais para tratar cólicas devem ser receitados por um médico. Mas o fato é que todas que sofremos com as cólicas, também conhecida como dismenorreia. Precisamos de algumas dicas para tornar os dias de dor mais toleráveis, então vamos ao que realmente ajuda:

cólica 1

Muitas vezes o melhor é ficar quietinha, deitada de barriga pra baixo, com um travesseiro na região abdominal. Para muitas, é a melhor posição.

cólica 2

Alongamento, caminhada e pedalar de bicicleta são grandes aliados para a liberação de endorfinas, que podem diminuir a dor.

cólica 3

Cuidado com as gorduras, principalmente as de origem animal. Evite se entupir de laticínios e doces (eu sei que dá vontade naqueles dias!). Soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.

cólica 4

Os chás mais usados para amenizar cólicas são os de CANELA, ERVA CIDREIRA E HORTELÃ.

cólica 5

A cólica vem de uma contração do útero, portanto, a água quente vai ajudar para que estas contrações sejam menos doloridas, pois estimula a irrigação e relaxa a musculatura.

Termofofo

Compre o termo-fofo aqui.

E então, meninas, no próximo mês poderemos lidar com nossas típicas dores com mais calma. Tomara, né?

Alguém tem mais dicas para compartilhar?
Isso interessa demais a todas nós!

por Naysa Rabelo

Categorizados em Saúde
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.

16 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Friendaaaa, esse post é de grande utilidade pública! Hehe Eu morria de cólica, de parar no hospital, de tomar soro, injeção. Eu gritava messsssmo! Eu já fiz estágio pra dar a luz em parto natural. Juro! Oq salvava minha vida era a bolsa térmica e Anador. Esses remédios de cólica não me ajudavam em nada. Depois que comecei a tomar anticoncepcional, tudo mudou! Foi a melhor coisa na minha vida. Claro que tbm faço exercícios físicos. Bjoss

    12 de fevereiro de 2014 @ 15:36
    • É como eu costumo chamar a cólica frienda, um estágio para o parto… Acho mesmo que não vai ser tão ruim assim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      12 de fevereiro de 2014 @ 16:27
  2. Dea

    Todas as vezes que vejo algo de cólica me interesso.
    Há alguns anos descobri que tenho Endometriose, mas descobri porque nunca me conformei que ter cólica é “normal”. Por isso fui atrás de um médico e estou sendo devidamente tratada.
    Acho importante salientar que dependendo da dor que vc sente, vc deve procurar um médico, ou mais de um até, para ter uma posição mais correta.
    Tambem sou a favor destas dicas, com certeza. Mas como o meu caso precisou de tratamento, acredito que possa ajudar outras que tem o mesmo problema.
    Bjinhos

    12 de fevereiro de 2014 @ 15:41
    • Dea, com certeza a endometriose é um caso muito diferente. Tem que tratar mesmo. Conheço mulheres que também sofreram e sofrem com a endometriose, e não dá pra ir de remedinho, tem que correr pro médico!!! BJuuuuuuuu

      12 de fevereiro de 2014 @ 16:28
  3. Emilly

    Eu tenho muito mais que cólica. Tenho uma amostra de um parto! Amei a matéria, meninassss!

    12 de fevereiro de 2014 @ 16:11
    • Emanuelle Sales

      Morri de rir com uma leitora que comentou no facebook: “A sensação é de se ter um rinoceronte dentro do útero te chifrando o tempo inteiro. É INSUPORTÁVEL”. Kkkkk!

      12 de fevereiro de 2014 @ 16:18
    • Emilly, compartilho! kkkkkkkkkkk

      12 de fevereiro de 2014 @ 16:28
  4. Carol

    Nossa, como eu já sofri com esse mal, foram 9 anos! Desde os 13, lá estava eu, mensalmente no hospital, entrando carregada, ou numa cadeira de rodas, tomando injeções e soro com medicamentos…
    Tentei todos os remédios naturais e também medicamentos químicos, e nada! Nem amenizava!
    Exames, fiz alguns, mas o problema nunca se resolveu..
    Tentei 3 anticoncepcionais, que passaram com a minha cólica, mas o enjoo que eu sentia era ainda pior!
    Mas graças há um deles, já não sei mais o que é cólica há 1 ano!
    É um anticoncepcional sem pausa, eu não menstruo, acho ótimo!
    Quem sofre com isso, vale apena tentar! Consulte seu ginecologista!

    Post ótimo :)

    12 de fevereiro de 2014 @ 16:46
    • Nossa Carol, você então era quase um caso perdido e conseguiu achar uma solução. Que bom! Só assim quando compartilhamos que vemos que tem meninas que sofrem muuuuito mais que nós! rs Bju Bonita

      12 de fevereiro de 2014 @ 17:17
  5. Kari

    Achei maravilhosa a matéria!! Quase morro de cólica também!! Eu ganhei um Termo-fofo de presente. Ele é perfeito e ajuda muito nas crises de cólicas que eu tenho mensalmente.
    Parabéns pela matéria!! :D

    12 de fevereiro de 2014 @ 17:37
    • Eu não sei até agora pq eu sempre fico adiando comprar uma bolsa de água quente, ou termofofa… pq alem de tudo, pode ajudar nos invernos. lkkkkkk

      13 de fevereiro de 2014 @ 8:48
  6. Verena Araújo

    também sofro com as cólicas horríveis desde os 11 anos. o problema é que, todos os médicos me dizem que cólica é normal, e receitam esses remedinhos, que muitas vezes nada resolvem… até fraqueza eu sinto!
    Gostei muito do post meninas! é melhor eu ver se preciso de tratamento. bjo!!!

    12 de fevereiro de 2014 @ 18:10
    • Dizer que cólica é normal é tenso hein, afianl se vc procura um médico, está querendo soluções!!!

      13 de fevereiro de 2014 @ 8:49
  7. Andréia

    O que você quer dizer?

    18 de fevereiro de 2014 @ 14:22
  8. LIA

    AMEI OS MODELITOS DAS BOLSAS TÉRMICAS.

    25 de abril de 2014 @ 17:31

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou