Brilho ou perigo?

Brilho ou perigo?

Coisas ótimas e monstruosas.
Bêncão de Deus, culpa nossa!

O sol tem efeito antidepressivo e é a principal fonte de vitamina D, essencial para formação dos ossos e prevenção de doenças. Ele é responsável por cerca de 90% da nossa aquisição de vitamina D, e os alimentos pelos outros 10%. Além de fixar o cálcio nos ossos e evitar a osteoporose, a vitamina D mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais vigor aos músculos.

Estudos mostram que o bloqueador solar é capaz de reduzir em até 98% a síntese de vitamina D. Por isso é preciso alguns minutos por dia sem o uso do protetor. O médico americano Michael Holick afirma que alguns minutos de sol sem proteção pode prevenir males crônicos como diabetes tipo 1, doenças cardíacas, esclerose múltipla, obesidade e alzheimer.

O novo conselho dos dermatologistas é que se tome sol nos braços e nas pernas sem protetor solar antes das 10h ou depois das 16h por cerca de 15 minutos.

vitamina D e o sol

Existem dois tipos de raios ultravioletas dos quais devemos nos proteger. O famoso UVA é o que causa o fotoenvelhecimento, e os raios UVB, que nos deixam vermelhos após um banho de sol, é o causador do câncer de pele.

Independente do dia estar ensolarado, chuvoso ou nublado, o uso do bloqueador solar é indispensável, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioletas.

Se alguém exposto ao sol começar a se queimar em 3 minutos, deve-se multiplicar esse tempo por 15. O resultado é o período em que a pele estará protegida, ou seja, 45 minutos. Depois disso, o indivíduo deve reaplicar o protetor.

exposição fotoenvelhecimento

A exposição negligente ao sol causa fotoenvelhecimento. Um dos seus principais sinais são: manchas na pele e rugas superficiais, que evoluem para rugas mais profundas. Compare a pele da sua barriga com a de suas mãos. Perceba a diferença entre a que fica mais exposta ao sol e a que fica mais protegida pela roupa.

O cabelo também sofre com a alta exposição ao sol. Proteja os fios com cremes hidratantes que têm fatores de proteção solar.

Pessoas com pele muito clara têm maior risco de câncer de pele, então devem sempre usar protetor solar e tomar sol apenas 3 vezes por semana, só nos braços.

1.535113

Aplique o filtro solar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. O protetor precisa desse tempo para ser absorvido e começar a agir. Antes disso, você não estará protegido contra os raios UVB (causadores do câncer de pele)

A exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco dela ter um câncer de pele.

Quem tem muitas pintas espalhadas pelo corpo deve ficar atento a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem.

Já conhecia todas as recomendações?
Você usa protetor solar?
Tem mais dicas pra dar?

por Emanuelle Sales

3 Comentários

  1. Noemi Almeida

    Erro um pouco com relação a isso.. minha família não tinha o costume de usar, meus pais diziam que era coisa pra rico, mas aprendi que realmente deveria usar quando fiz 15 anos e minha dermatologista falou que minha pele não estava nada boa pelo minha idade. Hoje, com dezoito, já sei bem os perigos causados pelo sol, e tenho sempre comigo o protetor, no entanto sempre esqueço de passar… obrigada Manu, de agora em diante ficarei mais atenta, a tabelinha ajuda bastante!

    23 de julho de 2015 @ 16:02
    • Q bom, que vc aprendeu a tempo, flor! Quando estiver com 40 anos, vai parecer ter 25. Haha!

      23 de julho de 2015 @ 17:09
  2. Ninguém fala sobre os benefícios do sol. Ficamos neuróticos correndo dele e o resultado está aí, carência de vitamina D na maioria da população. Proteção é uma coisa, neurose é outra né… muito bom.

    24 de julho de 2015 @ 8:21

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou