Bora se mexer!

Bora se mexer!

Suor, saúde e beleza

Agora a coisa ficou séria! Quem aí tá praticando alguma modalidade esportiva ou botando o esqueleto pra mexer na academia? Não preciso fazer um post pra dizer que é importantíssimo pra saúde se exercitar. Isso não é segredo. É só seguir o Instagram do meu amigo Lucas Machado pra entender melhor: @boaformaadventista. Mas cada pessoa tem um estilo de vida, uma preferência ou também abominação pessoal. Tem gente que não suporta, por exemplo, frequentar academias. Mas ainda bem que hoje em dia existem tantas opções que chega a ser impossível arranjar uma desculpa. Separei algumas novidades pra vocês. Coisas de treino funcional, que tá super em alta. Quem sabe você se encanta por uma delas!

ballet fitness

Não, isso não é dançar ballet. É uma aula diferente, que mescla passos técnicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões. Essa modalidade foi criada há 22 anos pela professora Betina Dantas. “O Ballet Fitness é a única modalidade que ajuda a trabalhar a postura, deixa o corpo longilíneo, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além disso, as aulas trabalham a memorização, ajudam a adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal e força abdominal e lombar”, afirma. Ela explica que o grande foco dessa prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios.

Além de queimar muitas calorias (cerca de 790 calorias em apenas meia hora para quem já está no nível avançado ou mais de 1500 calorias em uma hora de exercícios), a aula promove, consequentemente, a perda de peso e definição muscular. De acordo com os testes metabólicos realizados, além de existir menor catabolismo (desgaste) comparado com os mesmos 30 minutos de corrida, houve ainda menor estresse cardiovascular e maior queima de gordura.

Training

Pra esse é preciso ter ânimo! Corrida, deslocamento entre cones, exercícios elevados e com corda. Esse mix de atividades compõe o beach training. Como o próprio nome da modalidade diz, todos os exercícios são feitos na praia. Além das aulas serem muito divertidas, as séries realizadas na praia prometem ser mais eficientes para emagrecer do que um treino normal na academia. Esses movimentos, quando feitos na areia, são potencializados, graças à força que é preciso fazer para realizar o treino. Em geral, os exercícios mais praticados são corrida, que queima calorias e aumenta a frequência cardíaca, e o deslocamento entre cones, que estimula o sistema cardiorrespiratório, a coordenação e o equilíbrio.
 crossfit

Força na peruca! Saltos, levantamento de pesos, flexões e agachamentos em sequência, sem tempo para descansar. É assim um treino de crossfit, modalidade de circuito intensa e ultra potente para emagrecer, onde em uma aula é possível queimar até 800 calorias. O programa de exercícios de alta intensidade conta com atividades intervaladas, feitas ao longo de 30 minutos de esforço físico intenso que leva a um elevado gasto calórico. “Os exercícios e o tempo podem variar de professor para professor, mas sempre devem ser seguidas, sem tempo para relaxar completamente o corpo”, comenta a personal trainer Iva Bittencourt.

Funciona assim: o aluno inicia o treino com saltos. Depois do aquecimento, um dos exercícios é proposto para ser feito com intensidade. Ao fim da atividade, voltam os saltos, a fim de que a pessoa não pare de se movimentar. Aí sim, parte-se para o próximo exercício, e assim por diante. Justamente por ser um tipo de circuito muito mais potente, ele não é indicado para qualquer pessoa. Ele é indicado apenas para quem já tem algum tipo de preparo físico e que suporte esse treino intenso. Sedentários não devem praticar essa modalidade antes de iniciarem treinos mais leves e estarem preparados.

pilates

Esse é pra quem odeia a agitação da academia. O método promove o condicionamento físico, o fortalecimento e o alongamento corporal. O pilates também pode ser um importante aliado na perda de peso. O programa de resistência de força, realizado com cargas leves e repetições, diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante processo de “queima”. Os exercícios de pilates queimam calorias, tonificam e modelam o corpo. De acordo com especialistas, os exercícios aeróbicos promovem um consumo maior de oxigênio nas células musculares. Por isso os exercícios de pilates no solo são os que melhor se enquadram na modalidade de emagrecimento.

E você? Pratica o quê?
Se interessou por algum desses?

por Emanuelle Sales

9 Comentários

  1. E quem gostaria de todos? Faz o que? Tô doida pra fazer mais coisas, mas o tempo e dinheiro não deixam! Aiaiai, vida cruel! kkkkkkk

    7 de maio de 2015 @ 17:20
  2. Vanelle

    A moda agora é o tal de “zumba”.. Mas tenho dúvidas (inclusive cristãs) sobre a tal moda.. 😉

    7 de maio de 2015 @ 18:20
    • Eu posso me intrometer? Acho zumba bem legal. É dança? É. Mas é usada em um contexto lúdico, com objetivo recreacional, de exercício, não pra seduzir ninguém… Não quero dizer que é certo nem errado, só que se a pessoa pratica de forma saudável em um ambiente legal, vai dela entender se aquilo a afeta de maneira ruim ou não. Quem sabe tentar? Bjuuu

      8 de maio de 2015 @ 11:48
  3. Cássia

    Faço patinação artística! É um exercício completo, trabalha postura, equilíbrio e fortalece os músculos. Além disso, mistura esporte com arte. É muito divertido, recomendo a todas!

    10 de maio de 2015 @ 22:50
  4. Misty Lacey

    Eu já fiz aula de ballet para adultos. Não era ballet fitness, mas era um ótimo exercício. Fora que a trilha sonora da aula era música clássica(amo música clássica kk)

    15 de maio de 2015 @ 23:47
  5. Juuh Fernandes

    Praticar o Ballet em si, seria errado?

    Adorei o post, sou a preguiça em pessoa rs. Foi bem útil 😀

    28 de maio de 2015 @ 14:26
  6. Yasmim

    Gostaria de saber se eu como Adventista posso dar aulas de zumba? Com o intuito de manter o bem estar descontraído dos meus alunos.

    25 de janeiro de 2017 @ 11:39
  7. Cintia Carvalho

    queria compartilhar esse post no face. como faço?

    1 de junho de 2017 @ 10:27

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou