O que é a beleza?

O que é a beleza?

Ciência prova que a beleza está nos olhos de quem vê

(matéria via Exame.com)

Pesquisadores revelaram que as leis da atração podem estar mais relacionadas com as experiências únicas e sutis de cada pessoa do que com os genes. Um estudo publicado na revista Current Biology prova que a beleza realmente está nos olhos de quem vê. Os pesquisadores descobriram que muito do que atrai as pessoas é guiado por suas experiências individuais. Para fazer a pesquisa, os cientistas criaram um teste online (que você pode fazer aqui) com 200 imagens de rostos diferentes – alguns foram gerados por computadores para melhor imitar o que vemos no mundo real. Mais de 35 mil voluntários visitaram o site para dizer quais eram os aspectos faciais de uma pessoa que eles achavam mais atraentes. Eles precisaram dar notas em uma escala de 1 (nenhuma atração) a 7 (super atração).

beleza-real-2

De acordo com os cientistas, esta parte do estudo ajudou a reforçar a noção de que as preferências físicas de uma pessoa são relativamente previsíveis. “Nós podemos prever cerca de 50% das preferências de uma pessoa aleatória com preferências de outro indivíduo aleatório”, explica Jeremy Wilmer, um dos autores do estudo, ao site Smithsonian. Na segunda fase da pesquisa, os cientistas entregaram o mesmo teste para 547 pares de gêmeos idênticos e 214 pares de gêmeos não-idênticos. Eles queriam estimar a contribuição relativa dos genes para comparar com as preferências pessoais.

Estudos anteriores, que usaram gêmeos como participantes, mostraram que os genes tinham grande influência na percepção e no comportamento. Mesmo testes de reconhecimento facial pareciam ser impulsionados pela genética. Porém, o que esta nova pesquisa revelou foi que as preferências de uma pessoa são baseadas, principalmente, em experiências. Além disso, eles também notaram que elas são extremamente específicas para cada ser humano. Segundo os cientistas, as bagagens pessoas de cada um são tão sutis, que elas não estão relacionadas com a escola que a pessoa foi ou outros fatores socioeconômicos. “Elas [as experiências] são muito mais individuais, incluindo nossas experiências únicas, altamente pessoais com amigos ou colegas”, disse Laura Germine, pesquisadora do estudo, em um comunicado.

beleza-real-3

Após esta descoberta, os pesquisadores querem identificar, especificamente, quais são os aspectos faciais que atraem a atenção de cada indivíduo. Além disso, eles também querem saber quais são as experiências que mais tem impacto quando o assunto é atração. “São apenas as experiências com os amigos e outras pessoas significativas ou são apenas as experiências de estar na rua e passar por um grupo de pessoas desconhecidas?”, questiona Wilmer. Os cientistas também revelaram que querem compreender de onde vem outras preferências humanas, como o amor pela arte ou por um animal de estimação. “Todas estas questões retornam para uma ampla questão filosófica: o que é a beleza? De onde ela veio?”, finaliza Wilmer.

beleza_individualidade

Gostar de alguém está relacionado às experiências pessoais de cada um. Não há regra nem há padrão. Isso explica por que minha ideia do que é bonito ou legal é diferente da sua. Ellen White nos leva a refletir que “cada ser humano, criado à imagem de Deus, é dotado de uma certa faculdade própria do Criador: a individualidade. Cada qual tem uma individualidade separada e distinta de todas as outras. Ninguém pode submergir sua individualidade na de outro. É plano do Senhor que haja unidade na diversidade. Não existe um homem que possa servir de critério a todos os outros homens” (Mente, caráter e personalidade, pág. 423). Ela continua: “O Senhor não quer que qualquer de Seus filhos seja a sombra de outros; mas deseja Ele que cada qual seja simplesmente sua própria pessoa, aprimorada, santificada, enobrecida, imitando a vida e o caráter do grande Modelo”.

Somos diferentes, pensamos diferentes e enxergamos o mundo e as pessoas de modo diferente. Não busque se enquadrar no padrão de alguém, pois essa busca dói. Você nunca vai ter unanimidade nas opiniões. Sempre uns vão te amar, e outros vão te amar… e pelos mesmos motivos. Que seu espelho seja unicamente Deus, que preza pela sua individualidade.

Seja sua melhor versão!

por Emanuelle Sales

2 Comentários

  1. Paola Santana

    Muito bom saber que Deus fica feliz em ver nossa individualidade 😉

    13 de abril de 2017 @ 13:42
  2. Amandinha

    Adorei!!!!!

    13 de abril de 2017 @ 13:43

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou