Assim eu como!

Assim eu como!

Ah, vai, dá uma chance pra berinjela!

Eu sei que ela não é unanimidade, e que muitos torcem o nariz quando a veem. Tadinha da berinjela, incompreendida que só ela (poeta nível alfabetização, me desculpem). O que eu quero dizer é que muitas pessoas não gostam de berinjela porque tiveram uma experiência com um legume amargo e borrachudo, mas existem muitas formas de preparo que podem ajudar a romper com os preconceitos. Vou dar algumas dicas para você que ainda não se convenceu. Algumas delas valem para qualquer alimento que você não seja tão fã.

como amar berinjela

DICA 1 – Pense no contexto geral do alimento. Se ele faz bem para a saúde e você consegue uma forma de deixá-lo “comível”, sem ser ruim, coma. Nós não somos animais irracionais. Precisamos estar dispostos a fazer escolhas saudáveis para obtermos benefícios. O que é melhor? Batata frita ou berinjela? Eu aaaaaaaaaaaaaaamo berinjela, mas não sou louca de dizer que ela é mais gostosa que batata frita. No entanto, opto pela berinjela e deixo a batata frita para raras ocasiões.

DICA 2 – Derrube a barreira da aparência. Se não gosta do alimento inteiro, pique. Se a textura te incomoda, bata no liquidificador… Use a criatividade (dica ótima para crianças).

DICA 3 – Se você acha berinjela amarga, cubra ela com sal (bastante mesmo) e deixe descansar em um prato por 10 minutos. Lave bem e a esprema um pouco. Todo o amargo sairá com essa salmoura.

DICA 4 – Acompanhe o prato com ingredientes que você ame (molho, queijo, ervas).

benefícios da berinjela

O vegetal é rico em água, vitaminas (A, B1, B2,niacina, C) e minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo), saponinas,flavonoides e compostos alcaloides. Uma unidade de aproximadamente 150 gramas tem apenas 30 calorias e sua casca conta com antocianina, um composto bioativo que pode colaborar na redução do colesterol ruim”, Por se tratar de um alimento funcional, a berinjela ajuda a deixar o organismo mais saudável, previne doenças cardiovasculares e melhora a pressão arterial.

Então se prepare para os ingredientes básicos
para um prato especial (porção individual)

4 mini berinjelas
1/2 lata de tomates pelados ou 1 xícara de molho de tomate
2 dentes de alho grandes cortados em lâminas
Orégano, tomilho ou qualquer erva de sua preferência

Modo de preparo

(passo 1) Corte a berinjela no sentido do comprimento e faça pequenos cortes no sentido da largura.

(passo 2) Preencha estes cortes com as lâminas de alho e tempere com sal, ervas e azeite. Coloque em uma forma e leve ao forno até ficar macio (cerca de 15 minutos). Regue com o molho de tomate e deixe mais 10 minutos.

(passo 3) A finalização fica a seu critério, com seus ingredientes favoritos. No meu prato coloquei fatias finas de cebola roxa para assar junto e servi com molho pesto. Ficou uma combinação maravilhosa e muito leve.

Passos - berinjela

Diga aqui nos comentários alguma coisa que você não gosta muito e
tentaremos trazer formas alternativas de preparo nas próximas semanas.

E então, lhe convenci a tentar de novo?
Beijos e até a próxima! 

por Naysa Rabelo

17 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Amiga, que post completo e instrutivo, amei! Confesso que sou do time que não curte berinjela, mas sou apaixonada por salada de berinjela, principalmente pra rechear um lanche. Sua receita me apeteceu tbm, ainda mais por levar cebola roxa e molho pesto. Hmmm! Ahhh, algo que não consigo comer nem a pau é beterraba. Será q existe um jeito de eu gostar?

    18 de março de 2014 @ 14:45
    • Friendaaaaaaa, vc já provou minha tese… tá vendo? Sò por ter ingredientes que você gosta como cebola roxa e pesto, você já fica mais propensa a gostar, é assim que temos que fazer!!!!

      Quanto a beterraba, conheço um creme de queijo cor de rosa maravilhoso, que tal pra semana que vem termos este???

      18 de março de 2014 @ 16:01
      • Vanelle Huff

        Segundo o Edu Guedes, a beterraba é boa para colorir os pratos. Já experimentei a panqueca de beterraba, fica rosinha e deliciosa. É só colocar pedaços de beterraba no preparo de panqueca. Fica uma delícia.

        18 de março de 2014 @ 17:11
        • Panqueca de beterraba é linda mesmo! se misturar um pouquinho só do suco (extrato) no molho branco vc vai ter uma massa com molho cor de rosa maravilhosa… bem para fazer as menininhas comerem!

          19 de março de 2014 @ 16:55
  2. Queila

    Eu não sou fã de berinjela não, mas lá em casa o meu esposo e filho gostam, então eu faço, mas, inventei uma berinjela a parmegiana …. fica super deliciosa…. todos amam. Sem contar o escabeche que é maravilhoso eu gosto demais… Excelente post.

    18 de março de 2014 @ 16:36
  3. Vanelle Huff

    Amoo berinjela. Como amante da cozinha italiana, vejo que sempre que os italianos utilizam a berinjela, eles deixam marinando só no sal uma hora antes de ser utilizada, caso em que ela começa a soltar a água e amolecer. Experimentem berinjela picada (com pimentão, castanha de caju, cebola, azeite, etc.) no forno, para comer no pão no dia seguinte ou como salada; lasanha de berinjela (colocar fatias na lasanha); fatias grandes de berinjela com mussarela e tomate seco (no forno); colocar pedaços (previamente refogados) no molho do macarrão; e até pegar uma berinjela com casca e tudo e colocar direto no bico do fogão: a casca queimará e a parte interna amolecerá, tire a casca queimada e misture a parte interna com cebola picada e especiarias (o babaganuche do Edu Guedes, com gosto de churrasco)! DE-LI-CI-A.

    18 de março de 2014 @ 17:09
    • Vanelle, eu amoooooooooooo babaganush. E a beringela picadinha pra comer com pão sempre faço, mas colocar castanha de caju pra mi é novo, com certeza é delícia, vou tentar!!!! BJus e obrigada pelas dicas querida!

      19 de março de 2014 @ 16:54
  4. Paula Prado

    Eu também não sou fã do sabor da berinjela, aprendi a comer porque é saudável. Gosto da lasanha e antepasto para comer com pão. Vou testar essa receita. Ótimo post!!!
    Sugiro receitas com jiló.

    20 de março de 2014 @ 11:29
    • Paula, vou postar uma receita de jiló que ninguém vai acreditar, pq eu tb achava ele meio amargo e tal…MAs fica esperando q vc vai se surpreender!

      21 de março de 2014 @ 11:55
  5. Keila

    HuuuuMm esse post foi fundo tenho que me retratar com a berinjela, olhando assim parece uma delicia tentarei e vou experimentar, aproveitando ainda muitas dicas dos comentarios rsrsrsr, tem algo que não consigo comer em hipótese alguma e dizem que é oooooooootemo pra saúde INHAME. BjUUss

    20 de março de 2014 @ 22:56
    • Keila, já coloquei o inhame na lista. COnheço uma receita maravilhosa com ele!!!!

      21 de março de 2014 @ 11:55
      • Keila

        Opaa vou esperar pela receita, quem agradece é minha mãe que tenta ate disfarçar ele na comida mas identifico e não como hahhaha Bjuus

        21 de março de 2014 @ 21:03
        • Vanelle Huff

          Amoo purê de inhame. É semelhante ao de batata, mas bem mais nutritivo. E toda a vez que o como penso nos meus órgãos internos femininos agradecendo!!! 😉 Bjinh

          25 de março de 2014 @ 16:53
  6. Carla

    Hummm que delícia vou fazer 🙂

    21 de março de 2014 @ 15:36
  7. Fátima Silva

    O puré de inhame realmente é uma delícia e “facinho” de fazer. Basta cozinhá -lo descascado em água e sal – não ponha muita água pois você irá utilizá-la para bater no liquidificador – deixar amornar, bater com a água do cozimento no liquidificador. Levar de volta ao fogo baixo numa panela com azeite de oliva (colocar uma porção generosa) e mexer até misturar bem. Acertar o sal. Para dar uma aparência aveludada, acrescentar uma colher de sopa de creme de leite e mexer bem. Um excelente acompanhamento. Eu faço assim na minha casa todos gostam.

    5 de abril de 2014 @ 12:31

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou