Antes faça o bem

Antes faça o bem

A verdade sobre nossa missão

Acho que nunca passei por um momento de tanta reflexão em toda minha vida como agora! Sempre soube que títulos, posições e aparências não podem ser critérios de julgamento, mas agora tenho ainda mais certeza disso. Como dizem, ir à igreja não faz de você um cristão, assim como ir ao Mc Donalds não faz de você um hambúrguer. Acho que sempre fui muito ingênua quanto a isso, acreditando fielmente que todos que se dizem cristãos são pessoas que têm uma vida com propósito, dispostas a fazer tudo pela humanidade. Grande engano!

Quem me segue nas redes sociais sabe que sou voluntária em algumas causas, principalmente a de proteção aos animais. Lembre-se que não se trata de ajudar pessoas ou animais, mas sim do mais forte ajudar o mais fraco. Faço parte de um grupo de algumas garotas e mulheres que doam tudo de si para resgatar bichinhos em situações deploráveis. Nenhuma delas é da mesma denominação que eu, e muitas nem são religiosas. Esse meu envolvimento me deu grandes oportunidades para falar de Deus. Já tive a chance de ajudar algumas delas em questões pessoais, podendo ter uma aproximação missionária. Olhem só como Deus age! Fazer o bem é a melhor forma de abrir as portas dos corações.

hipocrisia - doutrina

O dia que senti vergonha e frustração

Algo que aconteceu há alguns dias não me sai da cabeça. Minhas amigas do resgate animal, que não têm apoio nenhum da prefeitura, estavam sem ração para alimentar os mais de 50 animais que estavam sob seus cuidados. Os pacotes ficaram literalmente vazios, afinal elas têm que arcar sozinhas com todos os gastos de alimentação e cuidados veterinários. De repente, me fazem um pedido:
— Manu, você podia pedir ajuda para o pessoal da sua igreja. Com certeza eles vão nos ajudar!

Ficaram tão esperançosas com essa ideia, e eu também achei a coisa mais sábia a se fazer. Pensei: “Nossa, que oportunidade de testemunhar! Meus amigos da igreja vão ajudar essas mulheres, e aí vamos abrir mais portas ainda para meu trabalho com elas”. Pelas redes sociais e pessoalmente, fui pedindo auxílio. Imaginei quantos quilos de ração poderíamos arrecadar juntos e surpreender as voluntárias. Falei com tanta gente! Mas tive uma grande frustração. Resultado? NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM cooperou. Fiquei envergonhada, constrangida, arrasada… Tive que dizer às voluntárias que ninguém quis ajudar, mas que levaria minha doação pessoal mais uma vez.

O egoista

Pedi ajuda pra pessoas de terno, gravata e Bíblia debaixo do braço. Fui ignorada. No mesmo momento, gente tatuada, cheia de piercings e sem títulos religiosos apareceram pra me socorrer. Como entender isso? A essência da Lei é o amor. Ao amar uns aos outros, você ama ao próprio Senhor. A Bíblia relata que a primeira coisa que Jesus vai questionar quando voltar é se fizemos algo aos seus pequeninos. Esse é o ponto chave da salvação. Por isso esse dia será cheio de surpresas.

A vida cristã é igual a matemática.
Se está fácil demais, tem algo errado.

Quando Deus pede pra gente não tomar seu nome em vão, isso vai muito além de não pronunciar a expressão: “Ai, meu Deus”. O maior problema é que tem muita gente carregando o nome de cristão, mas não cumprindo o papel que esse título exige. Tomar o nome de Deus em vão é dizer acreditar nele, mas não crer que tem uma missão a desempenhar pela humanidade. É dizer conhecê-lo, mas não tratar as pessoas e os animais com amor e respeito. É dizer que Ele faz milagres na sua vida, mas não ter disposição pra mexer uma palha pra ajudar alguém. Pelo amor de Deus, vamos parar de tomar o nome de Deus em vão!

“O prazer de fazer o bem pelos outros confere aos sentimentos calor que atravessa os nervos, aviva a circulação do sangue e promove a saúde mental e física” (Beneficência Social, pág. 303) 

por Emanuelle Sales

Categorizados em Variedade
Bookmark o permalink ou deixar um trackback.

15 Comentários

  1. Alice Kaufmann

    Acho que todas nós teríamos um episódio para contar sobre hipocrisia, mas graças a Deus ainda existem pessoas boas, por exemplo, eu e os jovens da minha igreja montamos um grupo e vamos no domingo até um sitio o interior da cidade, onde funciona um abrigo para animais, e ajudamos do jeito que dá, levando ração, lavando os canis, dando carinho, até tirando pulga de alguns bichinhos. Já vi animais que chegaram lá a beira da morte, mas que com um pouco de cuidados médicos e muito amor hoje estão lá com muita saúde e alegria, ou já foram adotados e são muito felizes em seus novos lares. :D

    18 de fevereiro de 2014 @ 17:34
    • Emanuelle Sales

      Alice, que lindo o que vcs vão fazer! Não desistam de fazer o bem. Que Jesus abençoe esse projeto. Quero saber mais depois. Beijos

      18 de fevereiro de 2014 @ 17:40
  2. Paula

    Emanuelle, maravilhoso esse post. Realmente necessitamos ser mudados pelo Senhor. Tive uma situação mais ou menos semelhante, a sua foi pedir ajuda aos animais, a minha foi minha mãe que havia pedido ajuda a uma pessoa cristã, pregadora, esposa de um ex-pastor, mas não é adventista. Ela havia pedido carona pois nao podia viajar de onibus e a pessoa simplesmente a ignorou. E estava justamente lendo este post. Tento sempre ajudar, mas procurarei ser muito melhor, pois não quero que um irmão chegue me pedindo ajunda e me recusar a oferecer-lhe minha mão. Se analisarmos não nos custa nada para sermos bons. Quero ajudar neste grupo de ajuda aos animais. Me passa por email,como posso esta ajudando mesmo distante, ficarei imensamente feliz . Bjo

    18 de fevereiro de 2014 @ 18:02
  3. Lorraine Barbosa

    Hoje aconteceu algo que mexeu muito comigo. Eu estava na rua e pensei: “Mereço um lanche bom hoje, o da faculdade não me fortalece.”. Como estava com dinheiro suficiente… aproveitei. Quando estava esperando, sentada na lanchonete, uma senhora apareceu e pediu ajuda, até 10 centavos seria importante, como ela mesma disse. Me senti na necessidade de ajudar. Peguei minha bolsinha e ajudei… Mas ajudei com as menores moedinhas que eu poderia (procurei pra ver se tinha mais, porém, não encontrei) e as entreguei. Ela ficou feliz e disse: Deus te dê em dobro. E eu? Eu não fiquei feliz. Sabem por quê? Percebi que poderia ter feito melhor. Entendi que poderia ter feito mais. Porque fazer mais seria o que Cristo faria. Como eu, que tinha condições de dar mais e pagar até o mesmo lanche que pedi, não o fiz… Que frustante. Que papel hipócrita de uma cristã. Refleti e fiz minha a escolha, porque nunca é tarde para fazer o novo. Decidi que em situações assim farei melhor, o melhor que eu puder e que estiver ao meu alcance…
    O mais legal foi que depois de ter refletido em tudo, vim fazer minhas leituras no bonita Adventista… estava aqui ‘Antes faça o bem’… Tive que compartilhar isto com meus amigos também!

    18 de fevereiro de 2014 @ 20:46
    • Emanuelle Sales

      Q história maravilhosa, Lorraine. É tão lindo ver pessoas reconhecendo que podem ser melhores. Deus com certeza vai te dar outras oportunidades de fazer o bem. Esse post veio na hora certa então, né? Juntos podemos fazer grandes coisas com Deus! =)

      18 de fevereiro de 2014 @ 21:37
  4. Dag

    As vezes, as pessoas estão mais preocupadas com as aparências, eu já não tenho muitas ilusões quanto as pessoas, principalmente aqui na minha igreja, são poucos os que são capazes de estender a mão pra alguém. Tenho estado em débito com o Senhor, devido alguns problemas pessoais a uns 6 meses não ajudo a ação social da igreja. Mas você tem razão é preciso viver o amor.

    18 de fevereiro de 2014 @ 21:51
  5. Aline

    Nossa post muito edificante , e verdadeiro tambem , na vdd tudo se baseia no amor . como poderemos dizer que somos cristãos sem amar?
    Me fez refletir bastante…

    19 de fevereiro de 2014 @ 0:05
  6. Silvia

    Há uma semana atrás conversei com meus filhos e meu esposo sobre como poderíamos ser mais solidários,afinal temos mais coisas do que precisamos.Vemos tanta gente com tão pouco…Gostei demais do seu post e vou mostrar pra eles também.Ah!Gostamos muito de bichinhos também,ajudamos o Grupo de Proteção aos Animais de nossa cidade,com uma pequena doação mensal e tiramos 2 cachorrinhas da rua que estão conosco em casa.Nós as amamos muito!Junto com outra filhote e uma gatinha são nossa alegria!Sabemos que podemos fazer mais e melhor.Nós dois trabalhamos e não ganhamos muito,mas como disse anteriormente é mais do que suficiente.Vamos ajudar ao outro,é o que Jesus faria.

    19 de fevereiro de 2014 @ 10:33
    • Emanuelle Sales

      Silvia, esse post com certeza está me fazendo ver como ainda existem pessoas com o coração aberto a fazer o bem. Isso alegra a gente! Quando paramos para observar a necessidade dos outros, nos desprendemos de tantas ganâncias, né? Não precisamos de tanto. Só estamos aqui de passagem. Bjos

      19 de fevereiro de 2014 @ 13:01
  7. Manu, você simplesmente resumiu muita coisa da lição deste trimestre em um post único e maravilhoso.

    A melhor forma de ser um discípulo de Jesus é se preocupando com as necessidades dos mais fracos. E isso inclui bichinhos. Existem muitas causas para nos engajarmos… existem muitas formas de entregarmos nosso tempo e dedicação à causa de Deus, e na maioria das vezes, são nos métodos menos ortodoxos que isto pode acontecer.

    Que Deus nos ajude a sermos pessoas que amam. E que não critiquemos as formas missionárias que existem, como esta que você faz com tanto amor. Frienda, você é muito querida e Deus com certeza já abriu portas nos corações das mulheres que amam os animais, elas, sem dúvida, já conhecem o Deus da nossa igreja através de você! bjus

    19 de fevereiro de 2014 @ 13:34
  8. Gabriela Kemmerich

    Nossa… com esse post me emocionei. E parei pra pensar em mim… Será que já fui ou sou hipócrita? Não sei… mas de qualquer forma, vou começar a cuidar! Foi muito bom ler isso, eu estava precisando ampliar meus horizontes em relação à este assunto. Vale lembrar que em muitos casos o $dinheiro$ não é envolvido, mas apenas a boa vontade. Procurarei ser uma pessoa melhor, ajudando mais os outros, sem pensar nas recompensas!!

    19 de fevereiro de 2014 @ 14:23
  9. Ana Carolina

    Lindo post! Acho que todos nós já passamos ou conhecemos alguém assim, alguém que se diz cristão, mas nos momentos mais dificeis não ergue a mão para ajudar seu irmão, eu só frequento a igreja adventista (não sou batizada), e já tive a infelicidade de conhecer muitas pessoas assim.
    Felizmente ainda há pessoas dentro da igreja que realmente servem ao Senhor e ajudam ao próximo, e é graças a essas pessoas, e ao posts do bonita adventista que ainda sinto vontade de frequentar a igreja.
    Parabéns garotas.

    19 de fevereiro de 2014 @ 16:13
  10. Keila

    …post lindo e edificante, menos hipocrisia e mais ação, mais AMOR por favor!!

    19 de fevereiro de 2014 @ 20:41
    • Keila

      corrigindo…(SEM HIPOCRISIA.)

      19 de fevereiro de 2014 @ 20:46
  11. Danielle

    Olá Emanuelle! Post muito verdadeiro! Tocou meu coração!

    20 de fevereiro de 2014 @ 20:40

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou