A mulher cristã e o cabelo

A mulher cristã e o cabelo

“Tocar nesse assunto é mexer em vespeiro”

Se você já não falou essa frase, ao menos já a ouviu por aí. É bem verdade que alguns assuntos causam polêmica, mexem com paixões pessoais, e, por esses motivos, são deixados de lado, mantidos como tabus ou até como princípios imutáveis (alguns até diriam ser pontos de salvação). Mas não é assim aqui no Bonita Adventista, e nossas leitoras sabem bem disso. Não temos ‘frescura’, tampouco falta de coragem, por isso, tocamos em assuntos ora delicados, ora polêmicos, ora tudo junto e misturado.

Acreditamos que através da troca de informações e do estudo diligente da Bíblia encontraremos respostas, ou no mínimo um consenso, sobre alguns padrões de comportamentos. A introdução é longa para que sejamos entendidas: Não somos regra, não ditamos regra.

O que é princípio nem deve entrar em roda de discussão. Já os costumes… estes podem ser analisados, discutidos, e, muitas vezes, revistos. Princípio é lei, costume é interpretação.

“Como assim interpretação, Nay?”, você pergunta. Logo me explico: Costume é interpretação cultural; envolve a região, a educação familiar, a época e muitas coisas mais. E com esse pensamento, vamos falar de cabelo. Ouvi e li mulheres falando que cristãs não devem enrolar os cabelos, fazer trança, tampouco cortar as madeixas. Em nossa denominação, a parte do corte já está muito bem explicada, mas vale conversarmos sobre este aspecto também. Vamos aos textos que “apoiam” esse conceito?

COMO ENTENDER

Paulo e Pedro falaram desse comportamento e, é claro, que o texto fora do contexto vira pretexto. Estamos cansadas de ver textos sendo mal interpretados. Já ouvi sim pessoas falando que a mulher cristã não deve fazer trança no cabelo, não deve enrolar artificialmente (pela palavra frisado), não deve, não deve, não deve… Aí a Bíblia vira um manual do que pode e do que não pode. Assim é chato demais, não concordam? Deus nos deu inteligência e sabedoria para lermos sua Palavra, interpretá-la de acordo com padrões da época, e, ainda assim, não mudar nenhuma vírgula dela.

Na época em que Paulo e Pedro escreveram essas coisas, as judias, gregas e romanas tinham costume de gastar mundos e fundos (tempo e dinheiro) em arrumações elaboradíssimas nos cabelos. A maioria delas possuia cabelos extremamente compridos, o que lhes permitia praticamente tecer penteados, ornamentados com ouro e pérolas. Vocês conseguem imaginar as tranças feitas com nós, em cabelos muito longos, enfeitadas com ouro e jóias? A palavra “frisado” no texto vem do grego “empolke” (tô me achando a teóloga), que quer dizer justamente essa trança dispendiosa e elaborada. O frisado e as tranças daquela época nada tem a ver com as tranças que são usadas na atualidade e ponto final. O que pega nesse assunto é a ostentação, o que é dispendioso, o orgulho, o ego…

COMO ENTENDER

Quanto ao corte de cabelo, a palavra usada em grego é “keiro“, que quer dizer tosquiar uma ovelha ou raspar rente. Esse costume de raspar a cabeça era praticado pelas prostitutas da época, em especial as de Corinto, lugar para onde a carta de Paulo foi endereçada. Raspar a cabeça é bem diferente de cortar os cabelos, não acham? Até porque o fato das prostitutas rasparem a cabeça possuía muito mais aparato histórico do que o espaço me permite escrever. Tem gente até querendo estabelecer um comprimento, tipo, até o ombro pode, mostrando o pescoço não… Acreditam?

O que quero dizer com tudo isso? Precisamos respeitar a luz que muitas denominações possuem sobre determinados assuntos. Mas além disso, devemos promover o debate saudável, a discussão inteligente e a intepretação bíblica coerente e determinada. Discutimos sobre tantos assuntos e nos demoramos neles, bom seria que pudéssemos discutir sobre a Bíblia, sobre seus versos, seus caminhos. Com certeza será melhor do que montarmos listas do que pode e do que não pode.

Beijos, meninas!

por Naysa Rabelo

58 Comentários

  1. Emanuelle Sales

    Nay, já disse q vou repetir: ARRASOU NESTE POST, AMIGA! Adoro ter vc como parceira no blog. Vc é demais! Esse tema precisava mesmo ser esclarecido aqui. E, como vc disse, o blog não evita assuntos polêmicos. É bom pegar a Bíblia e o contexto historico e social para entender!

    9 de outubro de 2012 @ 17:18
    • Manu, você sempre resume meus posts (não tenho capacidade de resumo, por isso adoro os seus). Bom mesmo é pegar a bíblia. Que esse seja nosso alvo e que o amor e a liberdade de Jesus nos constranja a tal ponto, que entendamos Suas palavras.
      Beijos, amo fazer o bonita com vc… isso sim é que é trabalho! kkkkk

      9 de outubro de 2012 @ 17:21
  2. Muito bom, mesmo! É necessário esclarecer esses assuntos, até porque muitas de nós não sabe o porquê dessa questão do corte de cabelo. Parabéns, meninas, esse blog está mostrando que não é apenas achismo e opinião própria; os argumentos apresentados tem embasamento histórico e teológico! Que Deus continue usando-as!
    Beiijo

    9 de outubro de 2012 @ 17:37
    • Carol, com certeza temos que mostrar que nós Bonitas queremos saber os porquês, o embasamento… achismo não leva a lugar nenhum, e falta de sinceridade no coração também não. Obrigada pelo carinho Bjus

      10 de outubro de 2012 @ 8:19
  3. Simplesmente o material mais explicativo que já vi!

    9 de outubro de 2012 @ 18:10
    • Que bom que você achou Ellen, e sempre falo, o importante é que o texto sempre encontra seu objetivo, que são vocês! Bjus

      10 de outubro de 2012 @ 8:21
  4. Ameeei esse post!!To me sentindo super bem e me tirou muitas dúvidas,sem falar que o texto é suuupeer agradável de ler!!Valeu mesmo!Estão de Parabéns!Deus abençoe!!

    9 de outubro de 2012 @ 18:11
    • Luciana, você me tirou um peso! rs Fiquei com receio de ter feito um texto muito longo e cansativo, fico muito feliz com a resposta sua e de todas as Bonitas!!!!

      10 de outubro de 2012 @ 8:22
      • ELIZABETE CRISTINA DA SILVA M

        O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos. 1 PEDRO 3,3

        14 de janeiro de 2015 @ 16:54
  5. Muito bom esse texto, bonitas! Adoro o blog de vcs!

    9 de outubro de 2012 @ 18:46
  6. Gente venho sempre por aqui ver as novidades, os posts explicando sobre varios assuntos, mais hoje me surpreendi! que texto maravilhoso, tive que comentar estão de parabéns. Que Deus continue abençoando vocês beijos.

    9 de outubro de 2012 @ 19:31
    • Amém, 1000 vezes amém Thays. Tenho certeza que Deus se agrada ao ver suas filhas interessadas no proceder cristão, discutindo sobre o assunto, enfim…Um Beijo!

      10 de outubro de 2012 @ 8:37
  7. Incrivel e muito explicativo…já fazia falta alguém ter coragem de tocar nesse assunto!! Parabéns!!

    9 de outubro de 2012 @ 22:24
    • A palavra é coragem… E sei que todas as bonitas são assim também, não tem medo de uma polêmica! Beijos Michelle

      10 de outubro de 2012 @ 8:38
  8. Gente que post ótimo, amei Naysa você realmente arrasou, o assunto foi tão bom que foi inevitável ler tudo mesmo o testo sendo realmente grande rsrsrsrs.
    Que Deus continue inspirando vcs bonitas! bjoo

    10 de outubro de 2012 @ 13:32
  9. Um texto exelente, sem mais. Parabéns Nay !!

    10 de outubro de 2012 @ 17:48
  10. Amiga vc tem o dom! Que realmente vcs continuem com a sabedoria de Deus pra fazer posts tão atuais, necessários e agradáveis! Parabéns.. já disse milhares de vezes: sou sua fã!!! bjos amo vc

    10 de outubro de 2012 @ 20:55
    • Jack, vindo de vc, fico sempre feliz!!!! Que deus nos dê sabedoria a todas, para brilharmos tanto tanto, que alcancemos a outros… Amo vc até!!!!!!!! Bjs

      11 de outubro de 2012 @ 16:18
  11. Realmente é um assunto bem delicado e que foi exposto de maneira leve e “saudável”, amei o post, foi direto e muito bem explicado !! Parabéns !!

    10 de outubro de 2012 @ 21:40
  12. Ótimo texto! Bem explicado e de acordo com a bíblia! Bjos

    12 de outubro de 2012 @ 18:28
  13. Olá, descobri o bonita por acaso, e a pouco tempo. Tenho gostado das postagens. Eu sou adventista, e do tipo vaidosa, cuido da minha aparência, mas nada exagerado, porém já escutei criticas diretas de mulheres extremamente conservadoras da igreja a qual congrego.
    Isso me fez repensar algumas atitudes, pq tbm não quero ser pedra de tropeço. Mas há coisas sem fundamentos, e por isso não mudo minhas atitudes baseadas apenas na opinião alheia. Primeiro eu oro, converso com Deus, e deixo que Ele tenha a liberdade de falar ao meu coração através do espírito santo, sem contar que sempre converso com meu maido.
    Acredito que o site, foi uma resposta a minhas orações.

    15 de outubro de 2012 @ 1:14
    • Tamara, com certeza você não descobriu o Bonita por acaso… e se ele foi uma resposta pra você, amém por isso, nos sentimos felizes e abençoadas por sermos instrumentos.
      Um beijo pra vc e continue com esse pensamento de dar liberdade para que Cristo fale.

      15 de outubro de 2012 @ 9:09
    • Emanuelle Sales

      Tamara queridaaaa, ficamos mto felizes de ter vc aqui com a gente! Bem-vinda ao nosso grande clube. E vc esta certa, quarquer ação nossa deve ser consultada a Deus. A comunhão com Ele nos faz descobrir coisas grandiosas a respeito até do nosso mode de se vestir. QUalquer coisa estamos aqui. Bjus

      15 de outubro de 2012 @ 17:46
  14. Naysa querida, você arrasou mais uma vez! Eu simplesmente amo o blog de vocês! Sou adventista há dez anos, e sempre tento me vestir com modéstia, mas sem parecer brega ou cafona… Vocês me ajudam muito com as super hiper megas dicas que vocês dão aqui! Deus continue abençoando muito vocês, meninas!
    Ah, posso dar uma sugestão? *—* Queria pedir que vocês fizessem um post sobre meia-calças decoradas. Eu simplesmente amo usar meia-calça pra ir pra igreja, desde que não seja irreverente demais. Um post sobre o tema ia me ajudar muito!

    Beijo grande pra vocês, meninas lindas de bonitas! Rs

    16 de outubro de 2012 @ 9:38
    • Emanuelle Sales

      Querida, amamos saber o quanto o blog tem feito bem pra vc! Ahhh, já temos um post sobre meia calças. Clique aqui: http://bonitaadventista.com.br/quentinhas-e-bonitinhas.html

      Mtas dicas legais!! Bjusss

      16 de outubro de 2012 @ 11:53
    • Yonara, obrigada pelas palavras. Que bom que nossas dicas encontram morada rsrsrsrs…Amamos fazer isso com e para vocês! Como a Manu já mostrou, tem um link no comentário dela sobre nosso post de meia calça, que aliás, fiz pensando nessas moças descoladas. rsrsrsrsrs. Também sou fã das meias…
      Bjinhus pra vc!!!!!!!

      16 de outubro de 2012 @ 13:50
  15. Meninas, ameeeeeeeei o post sobre as meias! Aquelas meias da Blair são o máximo hein, vamos combinar *–* Ameei também as dicas que vocês deram sobre as meias coloridas. Sempre tive vontade de comprar uma meia calça rosa, bem clarinha, mas ficava na dúvida com que tom de roupa usar. Já decidi que vou comprar uma e seguir as dicas de vocês! Rsrsrs…
    Beijo grande pra vocês!

    17 de outubro de 2012 @ 12:48
    • Vc vai ficar linda Yonara, com certeza! Adoro os looks da Blair…Bjinhusssssss

      18 de outubro de 2012 @ 13:23
  16. Parabéns Nay!!! Gostei muito do artigo! Realmente precisamos de bom senso pois em tudo somos testemunhas!!!! NAda de extremismos e sim equilíbrio!!!

    PARABÉNSSSS

    😀

    19 de outubro de 2012 @ 16:21
  17. Adorei o texto meninas, como sempre!
    Muito leve e esclarecedor tb.
    Como conheço o blog faz pouco tempo ainda não sei se vcs já falaram sobre isso, mas gostaria de um post sobre o uso de bijuteria, broches e laços. Eu não uso anéis, brincos, colares e pulseiras por entender que é uma doutrina da nossa igreja, mas não encontro uma base bíblica p explicar p minhas amigas o motivo disso, já que na bíblia encontramos muitas vezes passagens mencionando mulheres que se enfeitavam, inclusive mulheres escolhidas por Deus para serem esposas de homens santos.

    Acredito ser um assunto polêmico mas que merece atenção. Que tal?
    Bjo

    21 de outubro de 2012 @ 20:05
    • Oi Milla, obrigada pelo carinho.

      Está nos nossos planos fazer um post sobre jóias, porém, não queremos ser precipitadas e escrever sem muita base, por isso a demora. Mas ele virá.
      Bjinhusssss

      22 de outubro de 2012 @ 11:58
  18. Maravilhoso o post Bonitas. Inspirado e esclarecedor como sempre!!!

    22 de outubro de 2012 @ 12:12
  19. Thayná Adami

    Eu SEMPRE tive essa duvida e ja ouvi sim, pessoas da igreja mesmo dizendo que a cima do ombro não pode. Mas enfim, nunca li nada tão esclarecedor sobre esse assunto.

    22 de outubro de 2012 @ 21:51
  20. Oii!
    Uma amiga minha me mostrou o blog hoje e estou lendo várias das publicações. Embora a Adventista não seja a minha denominação, os textos são muito legais e é muito bom ver as dicas de vocês (principalmente as combinações de looks!)
    Sou da CCB e uma das coisas que sempre nos incomodam é o cabelo. Algumas garotas optam por não cortar, pois consideram realmente que seja errado. Eu já acho que cortar seu cabelo regularmente é questão de higiene e saúde (senão ele fica todo quebrado!). Muito legal propor um debade – organizado e respeitoso – sobre os pontos de vista e convidar o pessoal a analisar mesmo o que a Bíblia diz.
    Parabéns, Naysa!

    1 de novembro de 2012 @ 21:07
    • Emanuelle Sales

      Ana, ficamos mto felizes de ter vc acompanhando nosso blog. Mesmo que o nome seja adventista,o blog é feito pra toda garota cristã. Tudo que falamos tem fundamentação bíblica e histórica, por isso é válido pra todo mundo que crê na Palavra de Deus. E vamos vivendo e aprendendo juntas. Bjus

      1 de novembro de 2012 @ 22:57
    • Ana, eu e a Manu ficamos mais que felizes quando vemos garotas de outras denominações por aqui, sabe porque? Porque percebemos que cada dia mais as garotas cristãs estão se propondo a estudar e ouvir a voz de Deus através da bíblia. Falo sempre, pois a bíblia deve ser nossa única regra de fé, sem distorções, alterações e interpretações estranhas. Quem tem uma experiência real com Deus deve perceber que Ele não quer suas filhas e filhos sob o jugo da lei. Isso não quer dizer que por exemplo, não devemos seguir os 10 mandamentos a risca, isso quer dizer que eles sejam consequencia de nosso amor a Deus e não à palavras de homens.

      Continue se espelhando no que a bíblia diz e Deus vai te iluminar a entender cada dia mais.

      Mil Beijos!!!!

      2 de novembro de 2012 @ 12:14
  21. Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you helped me.
    chanel handbags http://chanelhandbagsonline.overblog.com/

    2 de novembro de 2012 @ 9:36
  22. Jemteee! Q coisa mais lindia ler esses comentário aqui. Fiquei emocionada ao ver como Deus usa as pessoas, os recursos, pra que as pessoas conheçam amsi sobre ele em assuntos como a moda e aparência física.
    Que Deus continue abençoando vcs, esse blog é o que faltava pra tirar dúvidas e inquietações de toda mulher cristã! Sempre q posso indico pras amigas!
    Um SUper beijo pra vcs e feliz Sábado

    2 de novembro de 2012 @ 20:43
  23. Suze Aquino

    Gostaria que fizesse um post sobre “tendencias para o cabelo” tbm com relacão a tinturas e etc…
    bjuxx

    19 de dezembro de 2012 @ 12:30
  24. Joseph

    Achando um jeito novo pra tudo ein? As vontades do coração… ah… Pra eu conseguir isso ou aquilo eu interpreto a bíblia do jeito que melhor convêm certo? O maior pecado do homem é a religião q ele inventa… Tem vontade de ser diferente do mundo? Olhem pra as mulheres cristãs de hoje e olhem pra as do mundo (nem todas) e me digam onde está a diferença? Vcs podem achar varias diferenças afinal suas concepções vão de acordo com o q vcs tem vontade de fazer certo? Então tudo bem… continuem assim… O dia q vcs decidirem abrir mão de suas vontades (negar a si mesmos) e seguirem a bíblia como regra de fé e conduta, tenho certeza q Deus vai estar de braços abertos…

    4 de junho de 2013 @ 11:05
    • Joseph, eu poderia te responder com um texto de 50 linhas… mas contra o seu julgamento, não posso fazer muita coisa. Poderia também simplesmente não aceitar o seu comentário nesse post, pois nós moderamos, mas nunca escondemos comentários de leitores. Mas realmente parece que você não leu o post inteiro, onde palavras como “debate” estão incluídas. Agora, qual parte deste post te incomoda? Porque o negar a si mesmo é uma coisa que sempre está no nosso debate aqui no blog. Peço por gentileza, aquela máxima, se não tem nada bom para dizer não diga nada! Nosso espaço aqui é para debate saudável e não crítica vazia.

      4 de junho de 2013 @ 11:45
  25. patricia

    eu queria sabe o que a bíblia diz sobre o cabelo frisado

    5 de agosto de 2013 @ 14:23
    • patricia, o frisado entra na categoria das tranças dispendiosas, adornadas com joias, não o cabelo enrolado nosso…Bjus

      5 de agosto de 2013 @ 16:16
  26. Ester cristina

    olá! a mulher cristã pode fazer chapinha?

    18 de outubro de 2013 @ 23:02
    • Ester, seria até louco da nossa parte falar que não pode. Aliás, o pode não pode é bem perigoso. Nós sabemos que a chapinha agride um pouco os fios, então devemos usar protetores térmicos, mas não há nada de errado em passar chapinha. beijos querida!

      21 de outubro de 2013 @ 9:03
  27. Karllen

    Cortei o cabelo chanel e uma pessoa de outra denominação já veio com 5 pedras na mão me mandando ler I Coríntios 11. Daí comecei a procurar artigos adventistas que falem sobre o assunto, já que eu mesma nunca tinha estudado. Achei o Bonita Adventista e estou amando o blog, que Deus continue te abençoando e que você seja luz para todas as mulheres cristãs.

    Um beijo!

    17 de janeiro de 2014 @ 10:32
    • Daniel

      Você preferiu procurar o homem para te responder do que a Palavra de Deus? Que triste! Se tivesse lido a Bíblia, você teria tomado vergonha na cara. Agora, prefere querer procurar justificativas por seu erro com o HOMEM, o que não vai mudar nada no juízo final, pois só aquele que se arrepende e caminha de acordo com a Palavra de Deus entrará no céu.

      6 de janeiro de 2016 @ 23:18
  28. KAh

    Será que colocar flor no cabelo (aquelas flores de tecido, que se usa de lado, no cabelo cacheado) é errado?

    2 de maio de 2014 @ 14:49
    • Kah, acho muito difícil falar o que pode e o que não pode, até porque não somos donas da verdade absoluta, porém, gostamos de debater e procurar por respostas, mesmo que às vezes elas não sejas tão conclusivas. Falo sempre e sempre falarei que a intenção é muito importante. Mais importante ainda é o grau de apego que temos com as coisas. Nosso apego é o ponto chave para vermos onde investimos nosso tempo e dinheiro. Se existe algo que investimos tempo e dinheiro, talvez ele comece a ocupar um lugar que não faz sentido em nossa vida e caminhada cristã. Acho que uma flor no cabelo pode ser completamente inofensiva ou pode ser um objeto de apego emocional. COnheço muitas meninas que usam sem nenhum problema. Conheço outras que não saberiam viver sem. O segundo caso, temos que nos preocupar. Entende o que quero dizer? Errado não é. Dá pra fazer bom uso e mau uso. Basta ter bom senso. Espero ter ajudado com a resposta, qualquer coisa, estamos aqui é pra conversar mesmo. BJussss

      5 de maio de 2014 @ 13:53
  29. marli

    Num sermão meu pastor falou que frisado de cabelo seria mechas , luzes hombreher etc… isto proced ? Amo meu pastor mas isso realmente me deixou em dúvida.

    20 de maio de 2014 @ 14:58
  30. Claudia

    Gostaria de saber a respeito, de coloração nos cabelos? Já que procurei na Bíblia e não encontrei nada a respeito … Aguardo retorno no meu e-mail

    OBRIGADA CLAUDIA

    25 de maio de 2014 @ 21:39
  31. Thaís Sauner

    Oii sou Adventista e sempre tive o desejo de pintar os cabelos de uma cor exótica tipo azul, mas não sei se seria correto… Perguntei a mulher do meu pastor, que tem mechas loiras, o que ela achava e ela simplesmente me disse que isso é uma forma de chamar a atenção, mas não me deu nenhuma base bíblica pra tal afirmação já outra irmã usou esse verso do cabelo frisado pra me dizer que é pintar os cabelos… Eu não entendo porque algumas irmãs pinta de loiro, preto e ruivo e eu não posso pintar de roxo???
    Thank you!!!

    29 de outubro de 2014 @ 13:04
    • Thaís, vou tentar te responder, mas não espere de mim uma sentença. Não sou dona da verdade. Acho que vou escrever muito, mas vou tentar dizer o que penso:
      Na bíblia existem coisas claras como o dia e existem assuntos que não são abordados de forma abrangente, até porque, não daria pra abranger todos os questionamentos que temos. É claro que você não encontrará na bíblia um verso dizendo: Não pintarás o cabelo de cores berrantes. O princípio da bíblia no que se refere à beleza, à mulher e a este universo, é modéstia, simplicidade, enfim. Concordo que muitas pessoas querem estabelecer linhas entre o que pode e o que não pode. Tipo, pintar o cabelo com mechas é normal, pintar de roxo não. Pintar as unhas de nude pode, de café, não. De verdade, não acho que Deus trata as coisas assim. Ele não é o Deus do pode e não pode. Não tem cartilha de certo e errado tão definida assim. Mas o que tem é o testemunho que passamos por trás de nosso exterior. Nossa igreja é uma igreja tradicional. Não digo isso de forma a desmerecê-la, pelo contrário. Nossa tradição está em guardar os mandamentos de Deus e ter a fé em Jesus, um povo fiel, que não se vende e não se compra. Vamos para a prática agora: Será que se eu pintar o cabelo de azul e chegar lá na minha igreja, não vou causar olhares? Não vou chamar a atenção? Pessoas jovens e descoladas poderão achar ‘normal’, mas e os irmãos mais velhos, mais tradicionais? Não ficarão escandalizados? A bíblia é muito clara ao dizer que se escandalizamos o outro, pecamos. Eu posso pintar meu cabelo de azul? Posso. Mas eu realmente preciso? Vou causar mais bem ou mais mal? Somos responsáveis até pelo momento em que (na igreja) as pessoas deixam de prestar atenção ao culto para nos olharem. Aí entra cabelo, maquiagem, roupa, unha, tudo! Então, pelo princípio do amor pelas outras pessoas, não me convém ser extravagante, chamar a atenção, enfim.

      Desculpe o texto grande, mas se você tiver mais alguma pergunta, ou quiser conversar mais, estamos aqui pra isso. Bjus e obrigada pela pergunta, por querer saber mais e buscar base bíblica para isso.

      31 de outubro de 2014 @ 9:19
  32. ELIZABETE CRISTINA DA SILVA M

    NO FRISAR DO CABELO; PARA OS DIAS ATUAIS SÃO MECHAS SIM! NAQUELA ÉPOCA AS PROSTITUTAS FAZIAM MECHAS NOS CABELOS COM FIO DE OURO E TEM MAS ELAS CORTAVAM OS CABELOS PARA DIFERENCIA E OS HOMENS LOGO VIAM A DIFERENÇA.DEUS NÃO DEIXA NINGUÉM ENGANADO A BÍBLIA TEM RESPOSTA PARA TUDO, NÓS E QUE MUITAS VEZES NÃO QUEREMOS SER SENSÍVEL AO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS. A PAZ DE CRISTO.

    14 de janeiro de 2015 @ 13:57
  33. Mariana Matos

    Ola, sou da Missionaria e estava pensando em fazer mechas coloridas nos meus cabelos. Tentei discutir o assunto com a minha líder de célula, e ela apenas falou que era um ato de vaidade, que chamava atenção. Porém, não deu argumentos muito certos. Gostaria de te perguntar se mechas coloridas nos cabelos é considerado pecado. Obrigada pela atenção, espero um retorno 🙂

    28 de setembro de 2015 @ 18:56
    • Daniel

      Leia 1 Pedro capítulo 3. Lá adverte sobre os enfeites exteriores (lá exemplifica 3, porém está explícito que TODOS os enfeites exteriores caberiam naquela situação).

      Recomendo que leia toda a Bíblia quando tiver tempo, pois não há certeza maior do que a de Deus existir, e que ele nos julgará pelo que está escrito na sua Palavra.

      6 de janeiro de 2016 @ 23:11

Publicar um comentário

Seu e-mail será nunca publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*

ou